Organize sua casa para deixá-la sozinha nas férias

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Deixe-a segura

Ao sair de férias é preciso cuidado com a segurança da casa, principalmente se ela ficar sozinha neste período. As luzes acesas durante o dia e a correspondência não recolhida servem de indicativo para todos que passam pela rua. Tome todas as precauções para que ela não pareça abandonada.

O primeiro passo é contratar um jardineiro conhecido ou combinar com uma vizinha para que ela varra a sua calçada todos os dias, recolha a correspondência e apague a luz de vigia - a que fica acesa durante a noite toda. Assim, sua casa terá um aspecto cuidado.

A tecnologia também pode ser sua aliada. Uma das que mais cresce é a telemetria. O serviço possibilita aos seus usuários visualizar o imóvel por meio de câmeras instaladas nele. Elas operam devido à forma de medição à distância que transmite os dados por meio do celular, com o uso da tecnologia GSM/GPRS. O usuário pode também usar o serviço a qualquer hora pela internet.

A empresa que administra esse serviço recebe um sinal se alguma coisa estiver acontecendo, como tentativas de abertura de porta, janela, invasão de áreas abertas ou fechadas. Ela fará o envio de uma equipe de segurança imediatamente até o local e comunicará o proprietário.

Se a sua rua não tiver o serviço de vigilância, deixe seu telefone com um vizinho para que ele possa comunicar alguma ocorrência.

Iniciativas de segurança

Jornais e revistas

É recomendado que a entrega de jornais e revistas seja suspensa durante o período em que estiver fora de casa. Se eles estiverem jogados na frente da residência servirão de sinal para que percebam que os moradores viajaram.

Não divulgue sua viagem

Não é seguro que todos saibam que você estará fora. Avise só quem realmente pode contribuir, ajudando de alguma forma.

Luz de vigia

Tenha um sensor de escuro, que acende luzes automaticamente quando começa a anoitecer, especialmente as do quintal. Assim, não deixará sua casa às escuras quando estiver ausente.

Se puder, peça para alguém de confiança visitar a casa enquanto você estiver viajando. Movimentos de pessoas irão intimidar possíveis invasores.

Campainha

Desligue. Se alguém tocar e não ouvir o som não saberá se está funcionando ou não. Mas, se ela toca e ninguém atende, o invasor perceberá que a casa está vazia.

Trancas e fechaduras

Deixe tudo em ordem e reforçado.

Vizinhança Solidária

Uma ideia que pode ser adotada por você e seus vizinhos e que dá excelentes resultados é a vizinhança solidária. Os vizinhos se organizam e juntam recursos para pagar uma vigilância diferenciada nas ruas. Os vigilantes andam com apitos nos carros e havendo qualquer atitude suspeita, eles apitam. Todos os moradores têm os telefones dos vizinhos que participam.

É uma boa oportunidade para registrar a convivência com as pessoas que moram na mesma rua e que às vezes você não conhece ou cumprimenta.

Cuidados com eletrodomésticos e plantas

Tire tudo de dentro da geladeira e faça uma faxina, se a casa não ficar ocupada em sua ausência. Depois de limpa, passe um pano com álcool e deixe a porta aberta para que não embolore. Se deixar alimentos na geladeira e a luz acabar, eles apodrecerão e ela ficará impregnada com mau cheiro.

Todos os aparelhos elétricos e as TVs devem ficar desligados das tomadas. Aliás, Essa é uma boa hora para mandar equipamentos com defeito para o conserto. É uma maneira de otimizar suas férias e colocar as coisas em ordem no momento em que não está usando.

Aproveite para tirar os lençóis, mantas e capas de travesseiros. Se dispuser de faxineira, ela pode fazer a troca de roupas de cama e a limpeza semanal da casa. Outra dica é levar roupas, sapatos, edredons, cortinas, estofados e tapetes à lavanderia.

Reformas e pinturas

Você pode aproveitar sua ausência de casa para fazer reparos ou reforma. Alguém de confiança pode fazer esse serviço para você. Assim, é uma maneira de ter movimento na residência.

Tudo isso deixará os moradores mais tranquilos quando estiverem viajando. Outra dica é deixar os vidros abertos das janelas com venezianas, para que a casa fique arejada.

Plantas

As plantas são fáceis de manter úmidas. Veja como cuidar das plantas para vasos de interior.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo