Como reaproveitar uma peça de porcelana quebrada

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, amigas e amigos! Quem aí já ficou desolado(a) por quebrar ou trincar aquela peça ma-ra-vi-lho-sa de porcelana ou cerâmica? Eu já! Estou animada por ter encontrado um passo a passo de como reaproveitar fragmentos dessas peças, criando novos objetos de decoração. Dizem que fazer artesanato é uma terapia... Neste caso, é quase uma salvação, rs. Confiram!

bhg.com

Materiais

. Vaso ou outra peça que você queira decorar;

. Pano grosso;

. Martelo;

. Alicate de cortar cerâmica;

. Adesivo de reparo;

. Argamassa;

. Espátula ou aplicador para argamassa;

. Desempenadeira;

. Esponja úmida;

. Selador de argamassa;

. Pincel.

Observação: o site BHG indica o uso de óculos de proteção na hora de aparar os pedaços de porcelana quebrada. Se não tiver, faça o trabalho num ambiente externo e use óculos escuros. Luvas também também podem evitar acidentes.

Passo a passo

Envolva a peça quebrada ou trincada num pano grosso e martele para quebrá-la em pedaços menores. Use o alicate de cortar cerâmica para acertar os tamanhos dos pedaços, conforme sua preferência ao decorar a nova peça.

bhg.com   

 Aplique adesivo de reparo na parte atrás dos fragmentos e pressione-os na superfície escolhida. Deixe a cola secar por 12 horas.

 

bhg.com

Aplique a argamassa na nova peça, preenchendo completamente os vãos entre os fragmentos quebrados.

 

bhg.com

Use uma desempenadeira para alisar e nivelar a argamassa. Deixe a nova peça secar por várias horas.

 

bhg.com

Use a esponja úmida para limpar a película de argamassa seca que se formará na peça. Enxágue a esponja conforme necessário. Se desejar, você pode limpar um pouco a mais do que o necessário, criando um desnível entre a argamassa e os fragmentos de porcelana.

 

bhg.com

Deixe a peça secar por uma semana. Quando tiver certeza de que está bem seca, aplique o selador de argamassa. Daí é só escolher um cantinho especial para decorar.

Curtiram a possibilidade de reaproveitar materiais que iriam para o lixo? Comentem!

Beijocas estaladas!

Fonte: bhg.com

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo