A importância de tirar o pó de casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Prejudicial à saúde precisa ser removido com frequência

A importância de tirar o pó

Shutterstock /Gunnar Pippel

Devemos nos preocupar com a remoção do pó dentro de casa, não só pelo aspecto agradável de uma casa limpa, mas porque o pó é muito prejudicial à saúde.

Composição do pó caseiro

Remova o pó com um pano

O pó doméstico que se acumula por todos os cantos da casa vem 60% do ambiente externo, concluiram os cientistas da Universidade do Arizona depois de muita pesquisa e vários cálculos.

O pó é composto por uma enorme variedade de materiais, sendo que, os mais danosos para a saúde vem através do vento que invade as casas, com ar externo poluído ou partículas que entram presas nas solas dos sapatos.

Inacreditávelmente quase a metade do pó caseiro é composto de pele morta dos seres humanos, fibras de tapetes e carpetes, e de todos os tecidos que foram usados na decoração da casa.

A poeira se divide numa miscelânea de curiosos itens, como:

  • Terra (que chega às casa por meio das solas de calçados),
  • Pólen, fungos e até chumbo e arsênico, substâncias nocivas trazidas
    pelo vento.

Os que aparecem já dentro de casa:

  • Partículas de cabelos e pelos,
  • Ácaros e seus excrementos (aquele bichinhos microscópicos, velhos conhecidos de quem sofre de alergia)

Os ácaros vivem no pó caseiro

 Ácaros em tecidos

Shutterstock / ancroft

Os ácaros são responsáveis por muitas alergias, como espirros, impressão peito cheio, rinite, asma, tanto em crianças como adultos. Só podemos vê-los no microscópio pois são animais muito pequenos, possuem 4 pares de patas. O que causa a alergia, são suas fezes.

O clima brasileiro é ideal para sua proliferação de ácaros pois eles gostam de temperaturas acima de 20°, e umidade relativa do ar entre 60 e 70%

Os ácaros que vivem no pó de nossas casas não ficam na superfície dos estofados, almofadas, colchões, travesseiros, mas sim no seu interior, entre suas fibras. Eles e seus detritos aumentam o peso dos travesseiros e colchões depois de alguns anos de uso pois o calor e a umidade do corpo e a descamação da pele de nosso corpo são ambientes favoráveis à sua proliferação.

Comentários


  • 6 de julho de 2015 às 00:00
    Ola amei as dicas, mais minha casa, naõ estou, estou conseguindo organizar a ajudante naõ tem este este desenvolvimento como vc ensina, quero saber como tomar curso ou apostilas.Minha residência tem muito pó, tenho filhos e netos com renite, peço-lhe socorro.
    Bjs Reginilva Cruz das Almas- Ba
Ir para o topo