Acerte na escolha do aparelho de jantar

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Saiba do que é feito e como é decorado

O aparelho de jantar é a parte principal da arrumação da mesa para um jantar ou almoço formal e também para receber amigos de forma descontraída para uma refeição. Na hora de comprar um conjunto para sua casa, você precisa saber qual o material de fabricação, tamanho do jogo e decoração das peças.

Hoje em dia a cerâmica é a matéria-prima mais usada na produção de aparelhos de jantar. Os dois tipos mais comuns são a porcelana e a faiança. Um aparelho de jantar completo é composto por sousplat, pratos fundos, pratos rasos, pratos de sobremesa, xícaras, pires, travessas para servir e saladeiras. Geralmente são encontrados no mercado em diferentes quantidades de peças, 16, 20, 32 ou 42, que variam pelo tipo de serviço.

A porcelana é considerada o material mais nobre, pois como apresenta porosidade muito próxima de zero impede o acúmulo de sujeiras e impurezas. Ela é um produto branco translúcido, impermeável e de alta resistência mecânica.

Uma maneira de reconhecer se uma peça é realmente de porcelana é pelo som, já que este material emite um ruído de sino ao ser tocado. Os minerais mais comuns atualmente na fabricação desta cerâmica são argila, quartzo, caulim e feldspato.

Jogos em porcelana com detalhes em ouro, prata e metal

Os aparelhos de jantar de porcelana não exigem cuidados específicos na limpeza. O indicado é usar água, sabão e esponja macia. Se você escolher peças com aplicação de ouro e platina, como o jogo Plateau Aghata (acima à esquerda) e de metal, como o Diamante Drizz (acima à direta), ambos da Oxford, evite o uso de esponjas abrasivas para não danificar a decoração da peça. Conjuntos com esses tipos de detalhes também não podem ser levados ao forno micro-ondas e nem à máquina lava-louças.

Peças de faiança

A faiança é uma massa cerâmica menos resistente e mais porosa do que a porcelana. Ela possui menos caulim e quartzo em sua composição e também é produzida em temperaturas menores. Tem coloração que varia do creme ao bege escuro. Precisa ser esmaltada ou vitrificada devido à porosidade, que possibilita a absorção de resíduos.

Os aparelhos de jantar nas imagens acima, Xocoalt (à esquerda) e Campestre (à direita), da Porto Brasil Cerâmica, são produzidos em faiança e decorados a partir de decalque com tinta especial que permite que as peças sejam levadas ao micro-ondas e à máquina lava-louças. A limpeza também é simples: água e sabão.

Jogos de porcelana pintados à mão da Casa Domani

A decoração dos aparelhos de jantar pode ser feita a partir da aplicação de decalques ou filetes. Não é incomum, ainda, uma peça receber os dois processos. Os decalques são adesivos colocados sobre as peças já moldadas. Para fixá-los, pode-se tanto aplicar uma borracha como levar a cerâmica novamente ao forno para a queima, para que a decoração se funda com o esmalte que a peça tem na superfície. O filete é aplicado com pinceis enquanto a peça está sobre um torno giratório.

A especialista de gerenciamento de marcas da loja virtual ObraVip, Ana Glofke, dá algumas dicas para escolher o aparelho de jantar correto para cada ocasião. "Para jantares informais opte pela cor e pela diversão. Ocasiões mais sofisticadas pedem sobriedade, então opte pela elegância", sugere. Aprenda como organizar os talheres à mesa.

Tags:

Comentários


  • 2 de janeiro de 2012 às 00:00
    Adorei um aparelho de jantar preto e comprei. Gostaria de saber como combiná-lo para diferentes ocasiões. Sou solteira e moro sozinha.
  • 29 de março de 2012 às 00:00
    Ana,
    por favor, onde poderei encontrar os pratos filetados que voce mostra acima, à esquerda. Sou de São Paulo.
    Adorei-os para usar no apto. da praia.
    Grata,
    Izabel
  • 8 de abril de 2013 às 00:00
    Gosto muito de louças de porcelana principalmente aparelhos tudo fica mais elegante e charmoso e a comida muito mais saborosa e é cada novidade uma mais linda que a outra!!!
    www.loucasdeporcelana.com.
    http://puffmais.wix.com/puff
Ir para o topo