As diferenças entre sabão em pó e sabão líquido

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Veja quais as vantagens de cada um

Sabão em pó ou sabão líquido? Se você sempre se faz essa pergunta na hora de escolher qual tipo de produto comprar para lavar suas roupas é sinal de que a diferença entre eles não é tão clara assim. Que um é em pó e outro líquido todo mundo sabe, mas qual lava melhor? O Portal BBel conversou com lavanderias e com fabricantes de sabão para roupas para esclarecer a questão.

As vantagens do sabão líquido

Se a sua principal preocupação é preservar a qualidade das roupas, o sabão líquido pode ser a melhor opção. Fábio Malatesta, diretor de desenvolvimento de produtos da Flora, empresa responsável pelas marcas Minuano e Assim, explica que o sabão líquido se dilui mais facilmente durante a lavagem e por isso deixa menos resíduos na roupa e na própria máquina de lavar. Outra vantagem dessa capacidade de diluição é que ele preserva melhor a cor dos tecidos.

Na opinião de Paulo Ricardo, gerente operacional da rede de lavanderias Prima Clean, o sabão líquido é o melhor tipo de detergente para roupas disponível no mercado atualmente. Ele menciona que o fato do produto se diluir na água com mais facilidade gera uma lavagem melhor do que a do sabão em pó e com menor quantidade de produto. Ele comenta também que a versão líquida costuma ser um pouco mais concentrada do que a em pó.

Na página a seguir, veja as vantagens do sabão em pó.

Limpa quase tudo

O sabão em pó também tem suas vantagens. Segundo Fábio Malatesta, a principal é sua fórmula estável, que permite que diferentes princípios ativos para diversos tipos de limpeza sejam acrescentados à formulação do produto. Ou seja, o diferencial do sabão em pó é sua capacidade para tirar manchas e remover sujeiras, pois ele é capaz de reunir vários produtos de limpeza em um só.

No caso do sabão líquido, a presença da água faz com que os ingredientes adicionais que sejam colocados na fórmula comecem a reagir entre si e, por isso, fiquem com a capacidade de limpeza reduzida.

Tipo de máquina interfere

Para as máquinas com abertura frontal, que usam menos água no ciclo de lavagem, o sabão em formato líquido é o mais indicado justamente porque se dissolve com mais facilidade mesmo em quantias reduzidas de água.

Sabão líquido concentrado

O sabão líquido concentrado tem as mesmas características da versão diluída. A vantagem deste produto é seu caráter sustentável. "Os produtos concentrados têm uma relação de custo-benefício mais vantajosa para o consumidor e para toda a cadeia de produção. Além de consumirem menos embalagens por dose, por serem menores, consomem menos recursos no processo de produção e transporte, o que resulta num preço mais barato no final da cadeia", explica Paula Lopes, gerente de marketing da Omo.

Veja quais os cuidados que você precisa tomar na hora de pendurar as roupas no varal para secarem.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo