Atenção aos ralos de sua casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Evite entupimento

Às vezes parece que a pia da cozinha teima em entupir nas horas mais impróprias, quando estamos com pressa ou vamos receber visitas para o almoço. Porém, existem algumas providências que podemos tomar para prevenir ou resolver este tipo de problema.

Como desentupir os ralos

 pia entupida

Os ralos entopem por conta do acúmulo de gordura e partículas de comida, ou até pequenos pedaços de plástico que acabam atravessando a peneira. Depois de certo tempo, essas partículas acumuladas se transformam em blocos que obstruem a passagem da água.

Em alguns casos o uso de produtos químicos não vai ajudar e se depois de usar um desentupidor de ralo a situação não melhorar, o melhor é contratar profissionais especializados que desmontarão e removerão o sifão para realizar a limpeza.

O mercado oferece produtos específicos para a tarefa de limpar os ralos e dutos de escoamento da água da pia da cozinha, compostos por soda cáustica e lixívia. As reações químicas entre tais substâncias liberam calor e dissolvem as partículas de gordura que, sólidas, formam os blocos de sujeira responsáveis pelo entupimento.

Existem produtos oxidantes que são compostos por alvejantes, peróxidos e nitratos, que também liberam calor e gases e fazem com que os blocos se oxidem facilitando sua passagem pelos canos.

É recomendável que os produtos ácidos sejam usados, com precaução, por profissionais qualificados porque o uso incorreto pode provocar queimaduras, além de liberar gases tóxicos. Normalmente, esses produtos são compostos por ácido sulfúrico ou hidroclórico e suas reações químicas, por gerarem grande quantidade de calor, podem derreter os encanamentos de PVC.

Lembre-se: os produtos químicos devem ser mantidos fora do alcance das crianças e, ao manuseá-los, utilize luvas de borracha e procure abrir as janelas para evitar a concentração de gases tóxicos.

Receitas naturais para a limpeza de ralos

 vinagre

Existem alternativas naturais e não poluentes que podem sair mais baratas. Os detergentes enzimáticos são formas naturais de desentupimento dos canos porque são produtos compostos por bactérias ou enzimas que se alimentam dos resíduos orgânicos que obstruem a passagem de água.

A desvantagem é que esses detergentes não estão disponíveis na maioria dos supermercados e não podem ser estocados por períodos longos. Alternativa é colocar 100 ml de bicarbonato de sódio diretamente dentro do ralo. Depois, despeje mais 100 ml de vinagre. Deixe agir por cerca de 20 minutos e então despeje água fervente. Você também pode fazer uma solução com partes iguais de sal, vinagre, bicarbonato de sódio e água fervente, despejar no ralo, aguardar uma hora e repetir a operação.

Dicas para prevenir o entupimento dos ralos

 desentupidor de pia

Retire os restos de alimentos dos utensílios da cozinha antes de colocá-los dentro da pia para lavar e jogue no lixo restos de gordura já solidificados. Quanto ao óleo de cozinha, em estado líquido, já existem postos de coletas espalhados em supermercados e parques.

Jamais jogue restos de óleo de fritura no ralo. O óleo solidificado é um dos maiores responsáveis por entupimentos nos encanamentos, além de poluir a água.

Os ralos servem para evitar que os menores restos de comida desçam encanamento abaixo. Portanto, posicione-o corretamente, limpe os filtros quando começarem a obstruir a passagem da água e nunca lave a louça sem a proteção de um ralo.

Jogue água quente diretamente no ralo uma vez por semana, ou uma vez ao mês, dependendo da frequência com que você perceba entupimentos em sua rede de esgoto. Com esses cuidados você evita o transtorno dos entupimentos.

Inovação nos ralos do banheiro

 ralo linear

Um novo design para ralos surgiu com essa a ideia inovadora que rendeu aos seus criadores o Premio Idea/Brasil. O ralo linear, como é conhecido é instalado na junção do piso com a parede e destaca-se justamente pela discrição. O que aparece no Box é somente uma faixa metálica, em aço inox.

A maneira como ele é colocado, além de não quebrar a beleza de um piso contínuo e sem emendas, também proporciona outras inovações funcionais: não há desperdício de material ou erros de desnível e o tempo de instalação é 75% menor do que a instalação de um ralo comum. O Ralo Linear vêm em três tamanhos padronizados de 80, 90 e 100 cm, podendo ser feito, sob encomenda, em até 200 cm.

Para deixar o banheiro brilhando, veja como fazer a limpeza do banheiro com vinagre, um produto ecologicamente correto.

Tags:

Comentários


  • 18 de agosto de 2010 às 00:00
    Muito obrigada por estar preoculpada com nossa natureza, eu tambem faco parte de uma cooperativa de limpesa de casa que nos so trabalhamos com produtos naturais,nos mesmos fabricamos nossos produtos, a coop e VIDA VERDE ja ouviu dizer. e aqui em BOSTON.quando tiver mais dicas boas e so nos enviar. por mais estamos a disposicao. Atenciosamente SILVIA.
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    Esta reportagem é ótima. Como síndico de um condomínio, vou repassá-la a todos os moradores como medida de ação e também precaução. Muitas vezes temos problemas sérios com entupimentos.
    Grato
    Homero
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    Simplismente completa a matéria!
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    Valeeeuuuu!!!...
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    dicas valiosas...encaminhei até para amigos...inclusive fora do país...
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    acho tudo isso muito interessante mas eu ainda prefiro a preventiva:periodicamente utilizo aqua quente é natural e nao polui e diminui o consumismo.
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    adorei as dicas,mas gostaria de saber como faço com piso manchado,aguardo resposta.
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    Dicas muito bôas e fáceis de serem aplicadas.

    Muito obrigado
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    Achei muito boa essa matéria e gostei dessa opção nova ralo liner. Usar produtos naturais também é uma boa opção ecologicamente correta. Parabéns!
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    Tenho o ralo linear nos banheiros da minha casa. Realmente são esteticamente uma ótima solução. Mas gostaria de saber como desentupi-los tb. quando o assunto é cabelo, principalmente os longos das mulheres?
    Abs
    Zé Carlos
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    Faço coro com os comentários elogiosos anteriores e também achei muito interessante a apresentação do Ralo Linear, que ainda não conhecia.
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    Muitissimo interessante a forma de desentupir ralos. Eu já uso o bicarbonato de sódio para acrescentar ao detergente para lavar louças . Algo mais para aprender.Muito obrigada.
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    Como professora de biologia, defender a natureza com essas soluções
    menos agressivas, é muito importante.
  • 24 de agosto de 2010 às 00:00
    Adorei a matéria. Realmente muito útil.
  • 8 de setembro de 2010 às 00:00
    Oi Neire

    Leia nosso artigo de como limpar pisos de cerâmica e porcelanato.

    Beijocas estaladas
    Bbel
  • 22 de março de 2011 às 00:00
    A inovação dos ralos para banheiro, foi fantástica... mas infelizmente como todo produto inovador o preço é sempre alto. É uma pena... mas casos alguem tenha conhecimento de um preço mais acessíveil, no que diz respeito ao ralo liner, poderia divulgá-lo e compartilhar com todos.
  • 26 de abril de 2012 às 00:00
    olá pessoal achei o site de vcs pelo google.
    minha pia entopiu. aqui onde moro nao tem mao de obra qualificada.as pessoas que talvez possam tentar fazer estao ocupadas com outros serviços...e tenho medo de chamar qualquer um pois tenho medo de trazer ( marreta makita talhadeira e 10 ajudantes ) para desentopir minha pia...rs
    por favor me ajudem estou usando balde para lavar a louça.
  • 15 de março de 2013 às 00:00
    Bom Bom dia senhores meu ralo está com um mau cheiro insuportável podem me ajudar.
  • 24 de julho de 2013 às 00:00
    Boas dicas :)
    O Vidro frontal da porta da minha maquina de lavar roupa esta todo manchado
    de branco. Que poderá ser? como limpar?
    Obrigada.
    zeza
Ir para o topo