Como conservar o seu lençol

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Cuidar dos lençóis garante um sono tranqüilo com qualidade.

Como conservar o seu lençol

Hoje em dia roupa de cama é muito mais do que simplesmente um forro de colchão e ocupa posição de destaque na decoração do quarto. Estampas assinadas por renomados estilistas e tecidos compostos por milhares de fios fazem a cabeça de quem quer um quarto personalizado, com qualidade, conforto, estilo, beleza e sofisticação.

Para escolher um bom lençol fique atenta na matéria-prima utilizada. Dê preferência por algodão puro, muita atenção na qualidade do tecido , nos aviamentos, pois em contato com a pele, isso faz toda a diferença.

Lençol: quanto mais fios, melhor.

Muita gente já ouviu falar, mas não sabem muito bem o que significa 400 fios, 1000 fios, 2000 fios...

A quantidade de fios de um lençol, assim como a espessura da fibra, é que vai definir a maciez do tecido. Também é importante o tipo de trama, ou seja, o entrelaçamento dos fios, que podem ser mais abertos ou fechados, e o tratamento que o tecido leva depois de confeccionado. São essas as características que determinam a qualidade e o preço do lençol.

Por exemplo, quando se diz que determinado tecido tem 300, 400, 800 ou 1000 fios, significa que para confeccionar uma polegada quadrada daquele tecido, foram utilizados na sua trama 300, 400, 800 ou 1000 fios.

Qualidade dos lençois
Curiosidade: O lençol com 150 fios, conhecido como 100% algodão é antialérgico e super macio. A partir de 180 fios, os lençóis passam a se chamar percal.

O lençol percal de 180 fios possui duas versões: puro algodão ou misto (50% algodão e 50% poliéster), que possui a vantagem de não amassar tanto, mas por outro lado, o poliéster favorece a formação de bolinhas. Além da trama de percal, o tecido pode ser de malha de algodão e cetim de algodão diferenciado pela qualidade e quantidade de fios.

Como conservar o seu lençol?

Após a compra, o lençol deve ser lavado antes do uso para que fique mais macio e se ajuste melhor na cama. Saiba que após a primeira lavagem ocorre um encolhimento natural do tecido, que pode variar em até 10% do tamanho inicial.

Na lavagem dos lençóis seguem as mesmas dicas de lavagens de roupas. Deve-se separar as peças brancas, das coloridas, assim como as de algodão, das demais. Tecidos com poliéster soltam bolinhas que podem aderir às fibras naturais podendo comprometer a maciez do tecido. Não exagere no detergente, para lençóis, recomenda-se usar a metade da quantidade indicada.  Lave com água morna e faça o enxágüe final com água fria

Dica: Nunca lote a máquina de lavar, pois aumenta o atrito das peças e favorece o desbotamento e a quebra das fibras longas como as de algodão egípcio.

Ao secar o lençol: pode ser na secadora ou no varal, à sombra, para não desbotar.

Ao passar o lençol: Sempre ajuste a temperatura do ferro de acordo com as indicações na etiqueta da peça.

Saiba como organizar a roupa de casa.

Tags:

Comentários


  • 20 de outubro de 2009 às 00:00
    Adorei este artigo.

    Já sabia o que foi dito a respeito deste assunto, mas assim bem explicadinho foi show! E nos lembrar que o lençol necessita a metade do sabão necessário para outras peças! Legal

    B
  • 5 de dezembro de 2009 às 00:00
    d+
  • 18 de janeiro de 2010 às 00:00
    estava com muitas duvidas com o percal,pois tem um determinado produto que tem 50% algodão e 50% poliester e é percal.Dai umas colegas teimaram comigo que percal so pode ser 100%.eu disse que não pois percal só é a maneira que é fabricado o lençol,podendo ser ou não 100%.Eu tirei as duvidas para ter certeza do que vou falar.Ana
  • 17 de março de 2011 às 00:00
    BBel! queria dizer que estou adorando seu site e todas as dicas, super útil para uma recém casada sem experiência nenhuma em tarefas domésticas como eu! encontrei o site por acaso navegando na Internet e foi na hora certa, estou mesmo precisando de muuuuitas dicas, as suas são super didáticas!
    Parabéns pelo seu sucesso, muito merecido, agora estou vendo o quanto não é fácil cuidar da casa, da carreira, da beleza, etc etc tudo ao mesmo tempo...rs
  • 19 de março de 2011 às 00:00
    Como dobrar e passar lençol com elástico.
  • 12 de agosto de 2013 às 00:00
    Como fazer pra que nao fique com bolinhas o lencol de malha?
Ir para o topo