Como descobrir vazamento de água em casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Encanamentos, tubulação de parede, vaso sanitários e torneiras

Sua conta de água veio mais cara e você não entende o motivo? Tem alguma parede manchada? Esses podem ser sinais de vazamento de água. Confira algumas dicas para testar e descobrir vazamentos.

Como detectar vazamento de água no hidrômetro

Torneira com vazamento

Shutterstock / wavebreakmedia


1ª opção:
Feche o registro geral e verifique o hidrômetro, caso os números ou a bolinha do meio do aparelho continuem girando é sinal de que há vazamento em algum local.

2ª opção: Confira o relógio de água e deixe os registros nas paredes abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu é porque há vazamento.

Vazamento no encanamento alimentado pela concessionária de água

Consertando encanamento

Shutterstock / Bacho

Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da Sabesp (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.

Vazamento em canos alimentados pela caixa d´água

Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d'água.

Tubulação da parede

Se você sabe por onde passa o encanamento da parede, faça o teste da batida. Bata em toda a extensão do encanamento e veja se o som é diferente em alguma parte. O aparecimento de manchas com mofo e umidade e mudança da coloração do revestimento ou o desprendimento do revestimento (azulejo e pintura) também podem ser sinais de vazamento.

Vazamento em torneiras ou pia

Torneira vazando

Shutterstock / Concept Photo

Este tipo de vazamento é caracterizado por torneira pingando quando fechada. Quando isso acontecer, troque o "courinho", que pode ser facilmente encontrado em lojas de materiais de construção.

Se o encanamento abaixo da pia também estiver vazando, procure o mesmo modelo em lojas de material de construção e troque por um novo. Certifique-se de usar o veda rosca corretamente.

Vazamento no vaso sanitário

Bata cinza ou jogue borra de café no vaso sanitário, aguarde cerca de meia hora e olhe, se a cinza ou a borra estiverem no fundo do vaso sanitário é porque não há vazamento.

Veja agora
como eliminar umidade das paredes.


* Fontes: Marco Aurélio - gerente de negócios da CAS tecnologia, José Ribeiro - encanador.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo