Como economizar energia elétrica

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, amigas e amigos! Querem aprender a economizar energia elétrica no uso dos eletrodomésticos? Eu trouxe várias dicas quentes, rs, confiram!

Etiqueta de eficiência energética

Eficiência energética

Shutterstock / Mardre

A etiqueta de eficiência energética indica a avaliação dos produtos calculada a partir do seu nível de eficácia em relação à quantidade de energia que consome. Na prática, mostram quanto de energia cada eletrodoméstico usa para cumprir suas funções. Por isso, antes de adquirir o produto, é importante verificar a letra que indica a sua eficiência energética. Por exemplo, um produto com a etiqueta com a letra A é mais eficiente e utiliza menos energia que um com a letra C.

Verifique o selo PROCEL

O Selo Procel é um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Foi criado com o objetivo de orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.

Economia na geladeira

Geladeira aberta

Shutterstock / Yuganov Konstantin

Posicionamento dos alimentos

Colocar alimentos nas saídas de fluxo de ar da geladeira, microondas e fornos faz com que os eletros precisem de mais força para funcionar da maneira correta, logo, consomem mais energia.

Potência

Seguir as orientações sobre como administrar as funções de potência dos refrigeradores é o ideal, sendo que, em dias mais frios ou de menos uso, a temperatura de resfriamento deve ser deixada no mínimo.

Abre e fecha

Abrir a porta várias vezes ou ficar pensando na frente da geladeira permite que o ar frio saia e obriga o refrigerador a iniciar o processo de resfriamento todas as vezes que a porta é fechada. A mesma regra vale para o forno. Ficar abrindo e fechando exige que o eletro trabalhe com potência maior.

Alimentos quentes

Até mesmo guardar comida ainda quente pode interferir no bom funcionamento da geladeira, pois o calor do alimento influência na uniformidade da temperatura interna e faz com que o compressor fique ligado por mais tempo.

Descongelamento

Para quem não possui um modelo de refrigerador frost free, é importante descongelá-lo regularmente, pois a crosta de gelo aumenta o consumo energético. Além disso, o ideal é deixar a geladeira em local bem ventilado e não encostá-la na parede ou em móveis.

Hábitos antigos

Não coloque peças para secar atrás da geladeira, pois elas interferem no condensador, responsável pela troca de calor do sistema de refrigeração, prejudicando o funcionamento e exigindo mais gasto de energia.

Economize no chuveiro

Chuveiro

Shutterstock / SJ Travel Photo and Video

Com relação ao chuveiro, quando não estiver frio deixe a chave na posição verão, essa prática pode economizar até 30% de energia no aquecimento da água. Evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, isso sobrecarrega a rede.

Economia na hora de lavar roupas

Nunca deixe a máquina trabalhar com peso superior ao indicado para o bom funcionamento, pois o sobrepeso vai fazer o eletro puxar mais energia.

Tomada

Tomada

Shutterstock / Amarita

Quando não estiver em utilização, os aparelhos como: TV, rádios, fogão, cafeteiras, máquina de lavar roupa e de louça podem ficar fora da tomada. Mesmo sem utilização, se estiverem ligados na tomada consomem energia.

Férias ou viagens

Em períodos de ausência, é importante ajustar os equipamentos para o modo férias, ou desligá-los, quando possível, já que vão continuar consumindo energia, mesmo sem uso.

O chuveiro queimou?
Saiba como trocar a resistência.

Bem úteis essas dicas, não?

Beijocas estaladas!

Fontes: Kelly Costa, gerente de marketing da Mabe e Guilherme Soares - diretor da Whirlpool.

Tags:

Comentários


  • 17 de março de 2010 às 00:00
    já faz algum tempo que troquei às lampadas por fluorescentes, e a economia posso garantir é bem interessante. Vale o investimento.
  • 17 de março de 2010 às 00:00
    Adorei essa reportagem, e as dicas de economia de energia valeu já vou passar as dicas para o meu pai que vive reclamando de energia. Obrigado, marcela
  • 17 de março de 2010 às 00:00
    A IDEIA da troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes é ótima, pena que o descarte do produto depois que queima é muito difícil de ser feito. Tenho várias lâmpadas fluorescentes queimadas na minha casa e não consegui achar um lugar que as aceite, nem no lixo (é claro, pois prejudica pessoas e meio ambiente), nem lojas que as revendem, e aí vai a pergunta: então como devemos proceder, gastar mais energia com as lâmpadas incandescentes e prejudicar o consumo de energia, ou usar as fluorescentes e prejudicar nossa saúde, caso aconteça algum acidente doméstico, principalmente com crianças, no armazendamento doméstico ?
  • 17 de março de 2010 às 00:00
    Amei as dicas para economizar energia em casa. Não sabia que era tão simples assim. VOU JÁ COMPRAR NOVAS LAMPADAS.
  • 16 de abril de 2010 às 00:00
    Com relação a economia de energia, me informaram que as lampadas eletrônicas e florescentes, se ficarem ligadas direto gastam menos energia do que se ligarmos e desligarmos a todo momento que sairmos do ambiênte! Isto é verdade?
  • 29 de abril de 2010 às 00:00
    Ola.A lâmpada mesmo queimada continua consumindo energia?
    Obrigado.
  • 17 de maio de 2010 às 00:00
    Gostaria de saber o seguinte: Caso as lampadas fluorescentes fiquem ligadas direto gastaremos menos energia do que se ligarmos e desligarmos a todo momento que sairmos do ambiente.
    Verdade ou mito???
  • 22 de julho de 2010 às 00:00
    QUERO SABER SE FIZERMOS UM BOM ATERRAMENTO NO PADRAO, ENCONOMIZAREMSO ENERGIA. E VERDADE, E QUAL SERIA O TAMANHO DA BARRA PARA SE FAZER O ATERRAMENTO, ENERGIA 220WV, OBRIGADO
  • 25 de agosto de 2010 às 00:00
    Olá, adorei esse site, em resposta a Silvana, existe hj a concientização maior em relação a reciclagem, e a favor do nosso planeta, a coleta de pilhas e baterias nas agencias do Banco Real, como hj virou santander não sei se ainda possue a coleta...
    e em relação as lampadas tanto incandecentes como a fluorescentes vc pode descarta-las numa loja da Leroy Merlin, o unico problema q existe no Brasil é a falta de divulgação
    nos supermercados compre bem tem a campanha do oleo usado, q vc pode levar em qq vasilhame de plastico q eles encaminham para a reciclagem, além tbm de posto de coleta seletiva de vidros e garrafas pets
    espero q tenha te ajudado e por favor passem informações adiante, e parabéns a essa equipe maravilhosa!!!
  • 12 de outubro de 2010 às 00:00
    queria sabem o consumo medio do ar condicionado, minhas lâmpadas todas são trocadas por florecentes, mesmo assim so ficam asesas onde tem alguem, a geladeira controlo as aberturar, coloco agua com gelo encima da mesa, e tiro a verduras carnes, frutas tudo de uma so vez quando abro a geladeira, mais mesmo assim minha conta vem alta acho que deve ser o ar condicionado, moro em Teresina PI e aqui é muito quente, não dar pra viver sem.bjs.
  • 17 de fevereiro de 2011 às 00:00
    ligaçao correta do ponto de energia do ar condicionado é fundamental no consumo de energia eletrica
    basicamente um dijuntor de 10 a 15 amperes,uma bitola de fio apartir de 2,5mmm(até 40 mtrs ).
    http://tiarcondicionado.blogspot.com/
  • 2 de fevereiro de 2012 às 00:00

    GOSTEI DAS DICAS DE COMO ENERGIA EM NOSSAS CASAS, MAS HA AINDA EXISTE MUITO DEPEDICIOS DE ENERGIA EM NOSSAS CASAS, MAS E ISSO MESMO, MAS NOS DEVEMOS TENTAR DE TODOS OS MODOS E TENTADO ECONIMIZAR EM CASA.

  • 5 de junho de 2012 às 00:00
    adorrei e muito bom temho minha dicaeconomizar energia e meu trabalho da escola valeuuuuuuuuuuuuuuuu.
  • 27 de junho de 2012 às 00:00
    u adorei conomizar em casa por que nos nao pagamos muitos emprestimos de comta de luz
  • 4 de novembro de 2012 às 00:00
    descupe por bota 3 vez...........
  • 4 de novembro de 2012 às 00:00
    organizer a sua ksa e ecomizer a energia.............................pois e mto importante.........................
  • 22 de novembro de 2012 às 00:00
    Muinto Bom essas Dicas Gostei e Recomendo...
  • 17 de dezembro de 2012 às 00:00
    adorei as dicas, porem ja faço isso e mesmo assim minha casa esta um consumo enorme de luz, tenho apenas um tv e uma geladeira e somente quatro lampadas. mas agora vou seguir direito e ficar atenta.
  • 7 de janeiro de 2013 às 00:00
    Sou sindico de um condomínio, e ouvi falar que economizaria mais energia se colocasse nos hall de entrada dos apartamentos luz incandescente, uma vez que esta ficam acesas por pouquíssimo tempo e logo se apaga, em substituição das econômicas, visto que essas necessitam de mais energia para acender, e que essas só ficam realmente econômicas após,um tempo de ligadas em relação a incandescente.
  • 7 de maio de 2013 às 00:00
    Aaah valeu pelas dicas aee
    So to aki de zueira por que a professora mandou eu pes
Ir para o topo