Como eliminar mancha de suor nas roupas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Manchas de suor costumam impregnar nos tecidos

Foto/organização/cuidados com a roupa /Como eliminar manchas de suor nas roupas/1

Leg. Foto: Manchas de suor podem ser removidas com alvejante em pó
Leg. Alt: Mancha de suor em camisa
Crédito: Shutterstock / Michal Kowalski

Não há nada mais desagradável do que vestir uma peça manchada de suor, não é mesmo? No entanto, é necessário saber que esse problema ocorre na maioria das vezes pela utilização de desodorantes que reagem com o suor na fibra do tecido e causam as terríveis manchas amareladas. Reunimos a seguir algumas dicas da personal organizer Ingrid Lisboa para evitar e eliminar o estrago nas roupas.

Como remover manchas amareladas de suor

  • Para remover as manchas de suor nas roupas de algodão você pode aplicar alvejante em pó à base de oxigênio diluído em água quente sobre a região do estrago. Observe o rótulo do produto antes de fazer a solução, pois elas indicam a medida e os cuidados necessários para o preparo. Comercializado por diversas marcas, esse produto pode ser encontrado com facilidade no supermercado.
  • Após a remoção da mancha com o alvejante, utilize o sabão líquido para fazer a lavagem da peça. Dilua 50 ml do produto com 150 ml de água e mergulhe a roupa na solução. Esfregue a peça com as mãos ou com a ajuda de uma escova de dente. Deixe o sabão agir por alguns minutos e enxague para finalizar.
  • Não coloque roupas lavadas com alvejante diretamente no sol.
  • Siga atentamente o rótulo tanto do alvejante quanto do sabão em pó. Você irá gastar um pouco de tempo nesta atividade, mas isso evitará que você manche as roupas.
  • Não utilize o alvejante na lavagem de roupas delicadas, esse produto pode danificar os tecidos frágeis. Se a mancha ocorrer neste tipo de roupa procure uma lavanderia especializada para resolver o problema.

Receita caseira para remover mancha de suor

Foto/organização/cuidados com a roupa /Como eliminar manchas de suor nas roupas/2

Crédito: Shutterstock / DWaschnig

Alt e imagem: Mancha amarela na roupa pode ser removida

Para remover as manchas de suor em roupas brancas, a personal organizer Fernanda Belisário tem uma receitinha.

  • Faça uma solução com água oxigenada 10 volumes, bicabornato de sódio em pó, detergente neutro e 1 litro de água. Utilize uma colher de sopa para medir os produtos químicos. Essa medida corresponde a lavagem de uma peça de roupa.
  • Mergulhe a roupa manchada nesta solução. Esfregue a peça com delicadeza. Espere alguns minutos e coloque na máquina para a lavagem normal.

Dicas espertas

  • Procure não utilizar desodorante roll on, principalmente o roll on em gel, segundo especialistas este tipo de desodorante é o que mais mancha as roupas.
  • Retire a mancha na primeira vez que o estrago acontecer, não deixe para removê-la na próxima lavagem, pois isso irá prejudicar a qualidade da peça.
  • Não passe o ferro em cima da mancha amarelada, isso piora a situação e dificulta a remoção da mancha.
Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo