Como eliminar umidade nas paredes

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Bolhas, manchas e trincas na parede são alguns sinais do problema

umidade na parede

Shutterstock / Absolutimages

A umidade é um problema estrutural que provoca acúmulo de água na região das paredes, teto ou solo, causado geralmente por algum tipo de infiltração. Os sinais aparentes deste tipo problema são escurecimento ou alteração da pintura, deslocamento de pedras ou revestimentos cerâmicos, bolhas que estouram na parede, fissuras ou trincas. No entanto, quando estes sinais já começam a aparecer é sinal que o problema já está em fase muito avançada.

Causas da umidade

Antes de resolver os estragos provocados na parede, é necessário diagnosticar a causa do problema. O ideal segundo os especialistas é perceber o problema antes que ele comece a demonstrar os primeiros sinais.

Ao contrário do que se pensa a umidade não está relacionada exclusivamente com as alterações climáticas, pois,
esse estrago pode aparecer por diversos motivos, como falta de calha ou rufo ao redor da edificação, entupimento da calha, falta de projeto de impermeabilização, materiais inadequados, impermeabilização mal feita, mão de obra despreparada, contato direto com a parede do vizinho (geralmente em terrenos íngremes), dentre outros.

Descobrir a origem da umidade na parede e o tipo de impermeabilização adequada para resolver o problema não é uma atitude muito fácil, por isso, é necessário contratar um especialista na área que vai investigar criteriosamente a parede indicando a causa e a solução ideal para resolver o problema. Mas, fique atento aos profissionais contratados e aos produtos que serão utilizados.

Como acabar com umidade nas paredes

Parede com umidade

Shutterstock / Singkham

Fachada de residências ou prédios

Quando o estrago aparece nesta região a primeira coisa a fazer é analisar a presença de fissuras. É necessário abrir a trinca com pelo menos 5 mm de largura por 5mm de profundidade para retirar o pó existente na região.

Em seguida, é necessário verificar se a parede dispõe de
juntas de dilatação. Este produto é constituído por réguas muito finas de madeira, metal ou plástico que criam o espaço necessário para que materiais como concreto e cimento se expandam sem danificar a superfície. Este recurso impede que apareçam novas rachaduras ou trincas na região.

Após este processo é necessário colocar um produto selante (selador de paredes) para completar o reparo. Por fim, antes de finalizar o trabalho com a pintura, aplique uma membrana acrílica, ou um produto impermeabilizante para proteger a parede por completo.

Parede com pedras ou revestimentos arenosos

Homem pintando a parede

Vedacit

Se a umidade provocar falhas neste tipo de rejuntamento, a melhor forma de resolver o estrago é
aplicar um adesivo com água diretamente no rejunte. Este adesivo vai melhorar a aderência e a impermeabilidade do rejunte. Este produto é encontrado com facilidade em lojas de material de construção.

Em seguida, é necessário lavar toda a superfície da parede, esperar secar e aplicar o produto de impermeabilização, de preferência o hidrófugo, ele não forma uma película no material nem altera a aparência da pedra, ao contrário das mantas acrílicas.

Para a aplicação do hidrófugo os revestimentos arenosos não podem estar soltando muito pó. Se isso ocorrer, o produto não terá boa aderência e a durabilidade do reparo estará comprometida.

Paredes com revestimento de cerâmica

Nestas superfícies o reparo deve obedecer os mesmos critérios do revestimento com pedra. Mas, fique atento com os revestimentos cerâmicos esmaltados ou vitrificados, pois estes produtos não têm porosidade e, portanto, não permitem a aderência de impermeabilizantes.

Como evitar umidade nas paredes

Evitar o aparecimento da umidade é sempre a melhor solução. Mas como fazer isso? Veja a seguir as dicas de René Conter, engenheiro e diretor do Rei da Reforma, para proteger a sua casa antes do estrago aparecer, confira:

  • Crie um projeto de impermeabilização antes de começar a reforma;
  • Invista em produtos impermeabilizantes, pois o conserto é normalmente mais caro;
  • Coloque os produtos impermeabilizantes perto das áreas molhadas como cozinhas, banheiro, lavanderia, sacada. Estas regiões têm contato direto com a água, por isso, o problema pode aparecer com mais facilidade;
  • Fique atento aos vazamentos de água e esgoto, seja em casas ou edifícios;
  • Faça testes de vazamento antes de aplicar os revestimentos internos.
Tags:

Comentários


  • 4 de novembro de 2014 às 00:00
    Ola, tenho uma parede na minha sala, com umidades que vem da lage de uma vizinha. Como nao temos uma boa relacao, nao tenho acesso ao foco da infiltracao. Sera que pode haver um procedimento que eu possa realizar na minha parede, para solucionar este problema?
Ir para o topo