Como evitar baratas em casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

O que fazer em casa para evitar o aparecimento delas

Barata morta

Shutterstock / Protasov AN

Que as baratas não são nada bem-vindas em casa não é novidade, mas infelizmente elas aparecem com facilidade quando menos esperamos. Se não houver faxina frequente, as chances de as baratas passearem pela cozinha e banheiro aumentam ainda mais. Para evitar que elas apareçam, confira algumas dicas:

Livre-se das baratas

- O primeiro passo e mais importante de todos é manter a casa limpa. A faxina pesada deve ser feita a cada 15 dias, e a limpeza básica semanalmente.

- Preste muita atenção aos ralos, mantenha-os sempre limpos e cuidados. O ideal é que tenhamos aqueles modelos de ralos com fechamento, para quando não estiverem sendo utilizados, já que muitas baratas aparecem através das tubulações.

Barata no ralo

Shutterstock / Pushish Donhongsa

- Se aparecerem buracos na sua casa, procure tampar o mais rápido possível, afinal, grande parte das baratas vem também de buracos causados pelos mais diversos fatores.

- Outra dica é deixar os lixos bem fechados, principalmente os que contenham resíduos orgânicos, e manter sempre limpos os quartinhos da bagunça, quintais e depósitos.

- Na área externa, use inseticida em volta das janelas, portas e batentes, principalmente nos dias de calor. Dê preferência aos produtos à base de água facilmente encontrados em mercados.

- Óleo de eucalipto ajuda a afastá-las, pois as baratas não suportam o cheiro deste produto. Pingue duas gotinhas em uma bolinha de algodão e espalhe por alguns cantos da casa e próximo aos ralos.

Veja também
como evitar pernilongos em casa.

* Fernando Bernardini, coordenador de Desenvolvimento de Produtos da unidade de Saúde Ambiental da Bayer CropScience, Ana Paula Barcena, sócia-fundadora da empresa Natureza & Limpeza.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo