Como instalar aquecedor de água a gás

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Entenda como funciona e confira dicas para instalar o aparelho com segurança

Popularizado nos últimos anos, o aquecedor a gás tem sido muito utilizado, pois na maioria das vezes, o custo da instalação é mais baixo que o do aquecimento solar e o custo benefício comparado ao aquecimento elétrico é melhor e mais econômico.

Como funciona o aquecedor a gás?

O aquecedor de água a gás é um aparelho que queima o gás natural produzindo calor, com a finalidade de gerar água quente para vários ambientes, seja de uma casa, empresa ou comércio.

Quando se abre um ponto de água quente, o aquecedor detecta o fluxo de água e acende o queimador. A água fria passa pelo trocador de calor e é aquecida instantaneamente. Ao interromper o fluxo de água, o aquecedor se desliga automaticamente.

Cuidados na instalação do aquecedor a gás

Busque o auxílio de um técnico certificado ou empresa especializada em gás, não tente fazer esta instalação sem a ajuda de um profissional especializado. Os maiores riscos deste tipo de aparelho estão relacionados à instalação inadequada, tanto no que se refere ao local como a instalação propriamente dita, por isso, tome muito cuidado ao contratar a empresa especializada.

Algumas normas para instalar o aquecedor, criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, são a distância correta entre as tubulações, o caimento, as medidas e especificações do ambiente onde o equipamento será instalado, dentre outros.

Para instalar o equipamento, a residência precisa ter:

  • Uma estrutura com tubulação própria para água quente;
  • Um sistema de gás com tubulações que atenda as normas de segurança;
  • Um registro específico de gás antes da entrada do produto, cujo local deverá ser completamente protegido contra água e poeira;
  • Um local ventilado, onde será instalado.
  • Especialistas alertam que não é recomendável a instalação do aquecedor em ambientes fechados e sem exaustão, como armários, vestiários ou banheiros. O local precisa ter ventilação cruzada e constante.
  • Outro cuidado essencial na instalação dos aquecedores está relacionado à chaminé. Este duto precisa ser fabricado com materiais apropriados resistentes ao tempo, calor, esforços mecânicos normais e condições ambientes descritas anteriormente.
  • As braçadeiras utilizadas entre os dutos, a chaminé e o aquecedor precisam ser adequadas para o tipo correto de exaustão. Segundo os especialistas, após a instalação do aquecedor é importante certificar-se de que a vedação entre as conexões do duto estão em perfeitas condições.
  • O botão de regulagem da temperatura do aquecedor deve estar na posição intermediária, durante o inverno, e na mínima, no verão. Isso evita desperdício de consumo de gás natural.
  • Realize a limpeza periódica da ducha, para eliminar impurezas provenientes da rede de água da rua.

E saiba que para escolher o aquecedor ideal é importante avaliar a quantidade de pontos a gás que você vai utilizar na residência.

Confira a seguir alguns acessórios inteligentes para instalar no seu banheiro.

As dicas e orientações sobre a instalação dos aquecedores a gás foram dadas pelos especialistas: Thyago Ferreira, chefe de pós-venda da divisão Termotecnologia da Bosch e de Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti.

Tags:

Comentários


  • 16 de dezembro de 2015 às 00:00
    manutenção de aquecedores, conserto de aquecedores e instalação de aquecedores a gás, elétrico e solar http://www.consertodeaquecedoressp.com.br
  • 16 de dezembro de 2015 às 00:00
    Assistência Técnica de aquecedores
    http://www.aquecedoressevla.com
  • 16 de dezembro de 2015 às 00:00
    Manutenção de Aquecedores
    http://www.aquecedoressevla.wix.com/aquecedores-sevla
Ir para o topo