Como lavar a roupa de cama

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Quando e como lavá-las

Roupa de cama

Shutterstock / Stokkete

Para ter a casa em ordem, doses de cuidados são necessárias, e com as roupas de cama não é diferente. A preocupação vai desde a utilização até o modo de guardar, e por ficarem em contato com o corpo, essas peças merecem atenção especial.

Dicas

Reserve um dia da semana para fazer a troca da roupa de cama, em períodos de calor, a troca pode ser realizada duas vezes por semana. É importante também checar as etiquetas do fabricante com os detalhes para evitar surpresas desagradáveis.

Edredons, cobertores e mantas

Por serem peças utilizadas em tempos de frio, a lavagem pode ser feita uma vez a cada seis meses.

Segundo a organizadora Bebel, quanto menos se lava um cobertor e uma manta mais estas peças duram. O segredo é conservar, pois se usadas com cuidado não precisam ser lavadas com frequência, apenas arejadas.

Lençóis e fronhas

Por serem utilizados diariamente com contato direto com o corpo, pode ser lavada uma vez por semana.

Colchas

Se usar todos os dias, a lavagem mais adequada é a quinzenal, indicam Heloísa Sundfeld, do Help Personal Assistant e Ricardo Monteiro, da Quality Lavanderias e Prima Clean.

Cama

Aspirar regularmente a cama também é importante para evitar o acúmulo de poeira e pêlos de animais (quando tem contato com a cama). A ação dos raios solares também ajuda a eliminar odores desagradáveis e bactérias que circulam pelos tecidos, indicam os profissionais.

Dicas para lavagem

Máquina de lavar

Shutterstock / Anne Kitzman

Geral

- Só utilize a máquina se a etiqueta indicar.

- Lave as peças separadas das demais roupas.

Manchas

- Molho e ketchup: fazer uma pré-lavagem manual com sabão neutro e água no local da mancha para retirar o excesso e depois lavar normalmente com os produtos de seu uso.

- Vinho: por se tratar de um corante natural muito forte, ele deve ser removido rapidamente. Há a necessidade de lavar com o detergente comum e fazer um alvejamento com água quente com o mesmo detergente e algum peróxido, deixando agir por 14 minutos. Porém, se a mancha ficou por muito tempo antes de lavar, dificilmente será removida.

- Gordura: geralmente saem com a lavagem comum. Caso persista, faça uma pequena solução de detergente de cozinha com removedor, passe sobre o local, deixe agir por 5 minutos e depois lave normalmente a peça.

Lençóis e fronhas

Saco a vácuo

Divulgação / Astra

- Podem ser lavados em máquina normalmente, se o tecido for sensível, coloque em um saco de proteção;

- Use sabão neutro;

- Não deixe de molho;

- Nunca use água sanitária;

- Não misture cores diferentes no processo de lavagem;

- Para reavivar lençóis amarelados, deixe de molho por 2 horas em água morna com 40 g de tira-manchas antes de lavar.

Cobertores

- Lave em água morna e com sabão neutro;

- Evite esfregar para não estragar o tecido;

- Deixe secar bem para evitar mofo;

- Não passe.

- Edredons

- Só devem ser colocados na máquina, se a capacidade for compatível com o peso, caso contrário, é adequado levar em lavanderia.

- Sempre deixe secar na sombra e procure ajustar o ferro a uma temperatura de 110ºC;

- Importante lembrar que os de matelassê não devem ser passados, pois com o calor e o peso do ferro, o produto pode perder volume;

- É indicado arejar periodicamente colocando-o na secadora quente, se a etiqueta indicar que esse processo não deve ser feito, pendure-o ao ar livre por algumas horas.

Dicas para guardar roupa de cama

A roupa de cama deve ser dobrada e guardada em local fresco. Sacos a vácuo são perfeitos para otimizar espaço, além de serem ótimos na prevenção de mofos e ácaros, e quando for utilizar, ela ainda estará cheirosa, pois eles não permitem a entrada de poeira ou sujeira.

Para otimizar ainda mais o espaço no seu armário, guarde o jogo de lençol todo junto, ou seja, dobre o lençol sem elástico normalmente, mas antes de fazer a última dobra, coloque dentro o lençol de baixo já dobrado no mesmo tamanho e as fronhas, e só ai faça a última dobra. Eles ficaram juntos parecendo um pacote, que além de otimizar seu espaço, facilita na hora da troca, pois você pegará todo o jogo de uma vez.

Veja agora como
conservar o seu lençol.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo