Como lavar cada tipo de tecido de A a C

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Lave seguindo indicações para cada tecido e obtenha ótimos resultados.

Cada tecido tem uma trama diferente e merece um tratamento específico, para manter sua estrutura original e durabilidade.

Os tecidos seguem padrões, que apresentam singularidades que fazem com que sejam mais grossos, delicados, leves ou pesados.

Então, é evidente que não podemos lavá-los da mesma maneira.

Quando fazemos isso, muitas vezes danificamos a textura, a cor, o caimento e movimento da roupa!

Saber como manter as roupas impecáveis é desejo de todos. Além do apego, algumas roupas foram caras, então, é natural querermos que ela fique conosco para sempre. Portanto, seguir nossas orientações quanto à lavagem correta, fará toda a diferença! O resultado é compensador.

A variedade de tecidos é cores é grande. Seja de algodão, jeans, caxemira, cambraia, cetim, seda, rendas ou lã, é preciso saber a maneira correta de lavar cada um desses tecidos:

Como lavar: Algodão Branco

Como lavar cada tipo de tecido de A à C

Veja que interessantes nossas dicas para clarear roupas brancas que ficaram amareladas ou encardidas, sem utilizar água sanitária:

1ª opção: Molhe a roupa e, em seguida, coloque numa solução de uma tampa de anil líquido, 3 colheres de sopa de álcool, 1 colher de sopa de amoníaco e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, (o bicarbonato evita que o anil manche a roupa). Deixe de molho por 4 horas.

2ª opção: Ferva a roupa, adicionando suco de limão no ponto de fervura.

3ª opção: Dissolva em água fervente 2 colheres de sopa de sabão em pó, 1 colher de sopa de aguarrás e 1 colher de sopa de amoníaco para, finalmente, acrescentar água fria no balde em que a roupa ficará de molho por 4 horas. Arremate a lavagem com um bom enxágüe.

4ª opção: Num balde grande, dissolver 2 colheres de sopa de sabão em pó. Bater bem até formar espuma e acrescentar um saquinho de filó contendo cascas de ovos esmagadas. A roupa deve ficar neste molho por cerca de 1 hora.

Manchas de Transpiração em algodão branco

Manchas Leves: Passe o sabão seco no local manchado antes de molhar o tecido. Depois, proceda à lavagem comum.

Manchas Maiores: Proceda como descrito na 1ª opção, mas exponha a parte manchada ao sol. Ferva a roupa, colocando na água da fervura um pouco de suco de limão.

Manchas Antigas: Faça uma pasta de sabão em pó com ácido bórico. Esfregue a pasta nos lugares manchados, para depois lavar como de costume.

*Atenção: não deixe roupas de tecido de algodão secar totalmente, pois ficarão difíceis de passar. Passe as peças úmidas e depois as coloque ao sol para terminar de secar.

Como lavar: Cambraia

• Lave as peças de roupa de cambraia em água quente com sabão em pó para tecidos delicados.

• Enxágüe em água fria e amaciante.

• Não torça este tipo de tecido, apenas pressione com as mãos sobre uma toalha felpuda. Se achar necessário um pouco de goma, use água de arroz fervida.

• Para passar este tipo de roupa, dissolva em água 1 colher de sopa de álcool e coloque num borrifador para umedecer a peça na hora de passar.

Como lavar: Cetim Branco

• Se manchou, polvilhe imediatamente a área afetada com bastante farinha de trigo e, em seguida, retire batendo de leve. Se a mancha não for removida, repetir esta operação, deixando assim por várias horas. Para retirar a farinha use uma escova macia. Posteriormente, lave com sabão para tecidos delicados e enxágüe bem.

• Para que a peça de roupa de cetim fique com aspecto de nova, passe uma solução de água com meia xícara de chá de água boricada.

• Não torça a peça de roupa. Não use pregador de roupas neste tipo de tecido. A secagem deve ser feita em cima de uma toalha.

Como lavar: Cetim Preto

• Se manchou, espalhe sal sobre a mancha e por cima coloque uma rodela de batata crua. Deixe assim de um dia para o outro, para posteriormente lavar com sabão para tecidos delicados, enxaguando bem.

• Para ficar com aspecto de novo passe em uma solução de 1 xícara de chá preto e 1 colher de café de amoníaco, que deve ser aplicada com uma esponja macia sobre o tecido.

• Não torça este tipo de roupa. Não use pregador. Seque com auxílio de uma toalha. Passe a ferro pelo lado do avesso, forrando o tecido com um pano úmido.

Como lavar: Crochê e Tricô

Como lavar cada tipo de tecido de A à C

• Em uma balde grande cheio de água morna, dissolva uma colher de sopa de sabão em pó ou de coco e 1 colher de sopa de amoníaco e bata bem até ficar uma substância espumosa. Deixe a roupa de molho nesta solução por 2 horas. Enxágüe bem.

Peças Brancas de Crochê: no último enxágüe, acrescente uma colher de água oxigenada para manter o seu aspecto de novo.

Peças Brancas de Tricô: enxágüe em água com algumas gotas de anil.

Peças de Cor Bege Clara: acrescente chá preto frio na água do último enxágüe.

• Se tiver uma peça de tricô que encolheu, prepare uma solução de água e sabão para roupas delicadas e acrescente 1 colher de sopa de álcool, 1 colher de sopa de terebintina e 3 colheres de amoníaco. Enxágüe bem e proceda como o explicado no item acima.

• A melhor maneira de retirar os fiapos e as bolinhas que se formam nas malhas de lã é enrolar uma fita colante nos dedos das mãos com o lado colante para fora e passar diversas vezes sobre a malha, até que ela fique com aspecto de nova.

Se o nome do tecido que quer lavar está entre as letras F a R click aqui.

Tags:

Comentários


  • 9 de maio de 2010 às 00:00
    como lavar
  • 20 de agosto de 2010 às 00:00
    Òtimo esse site,me ensinou direitinho a lavar as peças de roupas, estão de parabens mesmo, muito obrigado continuem sempre assim,pois ajudar o próximo é uma maneira sabia de ser bom. Parabéns de coraçao.
  • 8 de setembro de 2010 às 00:00
    Gostaria se saber como conservar as toalhas de banho fofinhas depois da lavagem, mesmo lavando e usando amaciante elas vão ficando ásperas e outra dúvida, devo passar à ferro?
  • 24 de setembro de 2010 às 00:00
    achei todas as informaçoes sobre cuidados com a roupa, bem esclarecedoras.
    somente, que tenho procurado muito por um artíficio que se poe na maquina de lavar e que parece, segundo me disseram, um coador de filó- que caça todos os fiapos da roupa. As camisetas escuras saem sem nenhum fiapo.
    Onde se encontra este artefato???? vc conhece alguma dica para resolver este problema??? grata
    SUZANA
  • 15 de novembro de 2010 às 00:00
    Olá quero saber como tirar manchas de cloro 'amarelado'; minha água é de poço não sei se tem influencia nas manchas,toda vez que tento clariar meus panos de prato, eles ficam mais amarelados. Tem soluçaõ para essas manchas que ficaram?
  • 17 de janeiro de 2011 às 00:00
    Adorei as dicas para tirar manchas de A -Z,mas fiquei com uma duvida,pois manchei meu vestido branco com base e colquei emdatamente no molho com sabão em pó e alvejante,e lendo as dicas vi deveria colocar em vinho branco.O que devo fazer secar a roupa e colocar sobre a mancha o vinho branco?Aguardo retorno em breve pois estou com vestido de molho e desperada pois o vestido é novo.Obrigado! abraços
  • 9 de março de 2011 às 00:00
    Gostaria de saber como tirar mancha de uma camisa de algodão (cor azul claro) que foi manchada com tinta de calça jeans... obrigada!
  • 23 de setembro de 2011 às 00:00
    Olá, boa tarde. Acabei de manchar a minha calça jeans caríssima rsrsrs. Sentei num muro que tinha gotinhas de tinta - devido a um portão que pintaram (só não sei ainda se é tinta óleo ou normal). Gostaria de saber como faço para tirar essas manchas... Me ajudem, por favor!!!
  • 1 de outubro de 2011 às 00:00
    pelo amor de deus...acabei de manchar uma blusa amarela que misturaram uma blusa vermelha,me ajude por favor..aguardo
  • 13 de outubro de 2011 às 00:00
    oi gente, mto bom o site
    mas não tirou minha dúvida rs...
    tenho um vestido de renda preta com cetim verde por baixo, fui na casa de uma pessoa descuidada q tem gatos e meu vestido está fedendo e eu estou com nojo dele buabua, como eu faço pra favá-lo e tirar aquele fedor??????
    ME AJUDEM :(
  • 17 de outubro de 2011 às 00:00
    quero ficar antenada nas coisa praticas deste site
  • 22 de março de 2012 às 00:00
    Bom dia! O que fazer quando misturamos roupas de cor bege com outras roupas e colocamos Q-boa e acaba manchando a roupa bege,o que fazer para que ela possa voltar a cor normal ? acabei de fazer isso estou pirada, ja pensando em tingi-la.
  • 2 de abril de 2012 às 00:00
    o site e muito bom adorei mas preciso de uma ajuda e e urgente lavei um vestido de veludo da minha patroa e pus no sol e o sol manchou .era verde e ficou manchado de meio amarelado o q posso fazer nao tenho nenhuma ideia p favor me ajude de qualquer maneira vou ter que contar a verdade mas nada melhor do que ter o problema e a soluçao!!se tingir sera q da???
  • 13 de maio de 2012 às 00:00
    lavei uma blusa do meu marido na maquina com sabão liquido com amaciante quando secou ficou com umas partes embranquecidas lavei novamente só com sabão, seca ficou com as mesmas manchas o que faço para recupe-la o tecido é
    60%poliester e 40%lã
  • 23 de fevereiro de 2013 às 00:00
    Olá, queria saber se tem como consertar roupa de cetim, quando a mesma está como se tivesse com pelinhos quase descosturados!! É que sem querer encostei numa madeira e machucou o pano! :/
    obrigado ..
  • 24 de setembro de 2013 às 00:00
    Lavei um vestido de seda muito fina, talvez uma organza, em casa, a mão com todo cuidado. Mas a etiqueta dizia pra lavar a seco e encolheu um pouco. Tem alguma técnica para reduzir o encolhimento?
Ir para o topo