Como lavar cada tipo de tecido: S a V

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

lave seguindo as indicações para cada tecido e obtenha um òtimo resultado.

Para manter a sua roupa sempre com cara de nova você deve tomar alguns cuidados básicos como providenciar a remoção da mancha, sempre que possível, logo depois do ocorrido, e ainda ter alguns cuidados especiais na hora da lavagem. Cada tecido tem uma trama diferente e claro deve ser lavado de uma maneira diferente. Veja a seguir as nossas dicas para lavar cada tecido e deixar suas roupas sempre bonitas e macias.

Como lavar: Sedas

Devemos ser muito cuidadosos ao lavar sedas. Estes tecidos são muito delicados.

Como lavar: Sedas Coloridas (cores que não são firmes):

molhe uma extremidade do tecido, apertando-o bem várias vezes dentro da água; se a tinta soltar, a roupa não poderá ficar de molho. Deverá ser ensaboada com sabão neutro para roupas delicadas e enxaguada rapidamente para não ficar manchada. Na última água coloque um pouco de vinagre e seque à sombra.

Cor Firme: em um balde cheio de água coloque 2 colheres de sopa de sabão em pó especial para roupas delicadas. Faça uma boa espuma e acrescente uma ou duas colheres (chá) de açúcar à última água. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe a ferro, ainda úmida.

Como lavar: Seda Pura a Seco

• Só lave a seco peças que não estejam manchadas de água (chuva) ou de transpiração.

• Coloque Varsol puro numa bacia, mergulhe a peça de roupa e aperte várias vezes para que o Varsol passe pela trama do tecido. Escorra e seque entre duas toalhas, para depois passar o rolo de massas para o Varsol ser absorvido pela toalha. Finalmente, pendure em num cabide para arejar e sair o cheiro de Varsol. Não passe a ferro.

Como Salvar uma Roupa de Seda Manchada

Para que uma mancha não aumente e o tecido de seda não se estrague, use benzina ou éter para removê-la. Outra solução é tratar a mancha com bicarbonato e água fria. Espere secar e escove.

Como lavar: Fitas e Cordões de Seda

Se estiverem com o nó muito apertado, coloque um pouco de talco e vá afrouxando devagar.

Como lavar: Tafetá

Como lavar cada tipo de tecido: S à V
Passe uma esponja embebida em água e vinagre.

Como lavar: Tecidos Amassados

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

Este tipo de tecido, geralmente, perde a sua forma quando lavado. Para que seu visual continue sempre novo, com seu aspecto de amassado, você deve passar o ferro frio de modo suave e, se necessário, colocar a peça de roupa sobre o vapor de água fervendo.

Como lavar: Tecidos Bordados

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

Para limpar tecidos bordados e rebordados, deve-se polvilhar o tecido com magnésia em pó, deixando assim, por muitas horas. Em seguida, basta sacudir para retirar o pó e, se for necessário, repetir a operação até sua limpeza total.

Como lavar: Tecidos Delicados

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

Esses tecidos devem ser lavados em uma solução de 1 colher (sopa) de essência de terebintina para 10 litros de água. Depois enxágüe em água fria e bem salgada.

Como lavar: Tecidos Sintéticos

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

As peças de tecido sintético podem ser lavadas à mão com sabão neutro e água fria para não perder a sua elasticidade. Devem ser secas à sombra, sobre uma toalha. Não use pregadores para evitar que a peça se deforme. Se necessário, use cabide.

As roupas de fibras sintéticas retêm o cheiro de transpiração, mesmo depois de lavadas. Para que isto não aconteça, antes do enxágüe, deixe a roupa de molho numa solução de 1 colher de bicarbonato de sódio e água.

Como lavar: Tule de Algodão

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

• Lava-se com água quente e sabão (em pó para tecidos delicados ou de coco) e com alguns cristais de soda, se estiver muito sujo. Para que este tecido fique encorpado, é necessário passar a peça de roupa em água com goma caseira dissolvida em água.

• A secagem deve ser feita com a peça de roupa pendurada no varal, sem torcer. Com o tecido ligeiramente úmido passe o ferro não muito quente, fazendo movimentos na direção do fio do tecido. Passe até secar bem.

Como lavar: Tule de Seda

Limpe com gasolina ou benzina.

Como lavar: Veludo

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

Para limpar este tipo de tecido, basta passar uma escova limpa umedecida em álcool.

Como lavar: À Seco

• Para lavar a seco, use amoníaco e álcool.

• Para limpar golas de vestidos ou casacos, passe suavemente sobre elas um pano branco e limpo embebido numa solução de água quente e amoníaco. Depois que elas estiverem secas, passe novamente um pano com álcool.

Como lavar: Veludo em Casa

Passe sobre as partes manchadas um pano embebido em amoníaco. Lave com um sabão neutro. Se tiver de esfregar, faça-o na direção do fio do veludo, com uma escova de cerdas macias. Enxágüe sem torcer. Ponha para secar à sombra sobre uma toalha (não use prendedores de roupa para não marcar). Finalmente, escove delicadamente, usando uma escova semi-dura para levantar o pêlo do tecido.

Como lavar: Veludo Cotelê

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

Se quiser apenas limpar veludo cotelê que não tenha nenhuma mancha, use este método: envolva a mão em papel celofane e esfregue o tecido primeiro pelo lado do avesso, depois pelo lado direito da peça. Lembre-se, porém, de trabalhar sempre na mesma direção.

Cada peça, das roupas suas e de sua casa, tem uma maneira diferente de ser lavada. Clique em Lavar segundo o tipo de peça.

Por Bebel Ferreira

Tags:

Comentários


  • 19 de abril de 2010 às 00:00
    bom dia, gostaria de saber como faço pra lavar uma jaqueta, o tecido dela externo é poliuretano e o forro interno poliester,e tambem gostraria de saber se é necessario ultilizar algum produto no tecido poliuretano para manter ele bonito,pois ja me ensinaram oleo de bebe .grata karla
  • 24 de junho de 2010 às 00:00
    bom dia, gostaria de saber como faço pra lavar uma jaqueta, o tecido dela externo é poliuretano e o forro interno poliester,e tambem gostaria de saber se é necessario ultilizar algum produto no tecido poliuretano para manter ele bonito
  • 27 de julho de 2010 às 00:00
    bom dia, gostaria de saber como faço pra lavar uma jaqueta, o tecido dela externo é poliuretano e o forro interno poliester,e tambem gostaria de saber se é necessario ultilizar algum produto no tecido poliuretano para manter ele bonito
  • 28 de julho de 2010 às 00:00
    bom dia, gostaria de saber como faço pra lavar uma jaqueta, o tecido dela externo é poliuretano e o forro interno poliester,e tambem gostaria de saber se é necessario ultilizar algum produto no tecido poliuretano para manter ele bonito.
  • 10 de agosto de 2010 às 00:00
    vc sabe me informar se eu posso usar essas dicas em qualquer maquina?? a minha maquina é lavadora e secadora com abertura frontal da lg! aguardo!
  • 12 de agosto de 2010 às 00:00
    Olá Leandro

    Veja como lavar roupa à maquina. Siga todos os conselhos, pois eles servem para qualquer tipo de maquina.

    Felicidades
    Bebel
  • 25 de agosto de 2010 às 00:00
    Bom dia... eu comprei uma maquina de lavar com abertura frontal.. e gostaria de saber se eu posso lavar todos os tipos de tecidos nela, eu sei que ela mantem as roupas delicadas .. e isso é mto dificil de encontrar nas maquinas... abraços
  • 2 de setembro de 2010 às 00:00
    poxa.. que beleza.. agora ja sei como lavar tudo! otimo, minha lavadora com abertura frontal vai adorar a novidade.. rs bota ela pra trabalhar mais.. rs
  • 8 de setembro de 2010 às 00:00
    Querida Stefane

    A abertura frontal não significa que alguns tecidos não possam ser lavados em sua nova maquina. Tome alguns cuidados normais de quem vai lavar roupas na maquina.

    Leia também nossos muitos artigos de como lavar roupa. Peças de vestuário são muito caras para serem estragadas em apenas uma lavagem errada.

    Beijocas estaladas
    Bbel
  • 17 de setembro de 2010 às 00:00
    Uma dúvida, eu manchei minha camisa de tinta de caneta, mas não saiu na mão e nem na máquina, e olha que tenho uma LG com abertura frontal e secadora, ela é ótima, mas essa mancha não saiu, vcs podem me ajudar? Ah sim, a camisa é de poliester e algodão!
  • 20 de setembro de 2010 às 00:00
    Olá Talita

    Já experimentou usar limão ou vinagre? Leia nosso artigo: Uso do vinagre no cuidado com as roupas, com certeza você terá uma solução.

    Abraços
    Bbel
  • 21 de dezembro de 2010 às 00:00
    Boa Tarde! Gostaria de saber como faço para tirar manchas de mofo do meu colchão?
    Bjs?
    Obrigadinho!
  • 8 de junho de 2011 às 00:00
    preciso voltar ao meu vestido o amassado,pois tive que ajustar e a costureira passou ferro nele..estou mto triste....pode ajudar-me????????recuperar o amassado do vestido...obrigada..
  • 19 de junho de 2011 às 00:00
    Bom dia. gostaria de saber como lavar e passar um casaco 100% base de tecido PU. grata Iara.
  • 26 de julho de 2011 às 00:00
    Olá,
    Tenho um tecido Gobelin. Gostaria de saber como lavá-lo.

    Grata.

    Carla
  • 2 de agosto de 2011 às 00:00
    gostaria q me ajudassem,fiu a uma festa e tava tomando refrigerante qd caiu uma gota de agua do copo no meu vestido q e de tafeta e na hora n fiquei preocupada pois foi so agua,mas no outro dia fui ver e ficou com a mancha redonda da gota de agua o q eu faço pra sair essa mancha?
  • 24 de agosto de 2011 às 00:00
    tirei o amassado com o ferro da minha camisa como posso recuperar. obrigado
  • 20 de outubro de 2011 às 00:00
    Que ótimo, descobri seu site!!!!
    Tive um problema com um vestido que é de seda (amassado), foi lavado a seco, à mão, foi passado com o ferro brando. Uns drapeados que ele tinha na lateral se desfizeram. Tem como refazê-los?
    Desde já agradeço. Débora.
  • 29 de novembro de 2011 às 00:00
    Tenho uma tela de gobelin há quase trinta anos, e, preciso limpar a mesma e não sei como, e o que usar. Agradeceria muito se vcs me orientassem nessa limpeza. grata. Cinira
  • 5 de janeiro de 2012 às 00:00
    eu quero veludo de bermudão atrito ciclone
  • 7 de março de 2012 às 00:00
    Gostaria de lavar uma cadeira giratória forrada com chenille ( está muito sujo e manchado)! Como faço?
  • 27 de março de 2012 às 00:00
    Estou com o mesmo problema da amiga acima, ganhei uma camisa amassada e minha empregada passou a camisa tirando todo o amassado, como faço pra resolver?
  • 19 de abril de 2012 às 00:00
    Adorei as dicas e gostaria de saber como limpa uma tela de gobelin pois já é antiga e está muito cheia de pó.
  • 23 de abril de 2012 às 00:00
    Olá! No quesito "como lavar tule de seda", a sugestão foi limpar com gasolina, e quanto ao cheiro?
  • 21 de maio de 2012 às 00:00
    Gostaria de saber como posso lavar um casaco longo bege (70% algodão e 30% poliamida) e forro 100% algodão que ficou com manchas azuladas. Pode ser colocado de molho? Com que produto para tentar tirar estas manchas? Grata, Ana
  • 11 de julho de 2012 às 00:00
    Boa tarde,
    comprei uma calça pantalona de crepe drapeado e após ter lavado não consegui pensar em como devo passá-la. Vc teria alguma sugestão? Grata!
  • 21 de julho de 2012 às 00:00
    eu preciso saber como devo lavar uma tela de gobelin?
    aguardo resposta.
    obrigado
    veollet
  • 5 de agosto de 2012 às 00:00
    gostariadesabercomotirarbolordecercadodebebês.Porfavormeajude.
  • 14 de agosto de 2012 às 00:00
    Como lavar vestido criança de tafetá, não posso aplicar produtos pois é alérgica.
  • 16 de agosto de 2012 às 00:00
    não ...gostei eu já
    sei entam vai se kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    to brincando eu adorei mintira eu odiei ;[
  • 4 de outubro de 2012 às 00:00
    Po Bebel. Tu ta me ajudando a ficar independente.... Rs :)
  • 29 de março de 2013 às 00:00
    Bom dia, preciso urgente de ajuda, tenho uma camisa azulão as resicas, que manchou com outras cores no cesto de lavar roupa, na etiqueta diz que é Exterior 100% algodão e nos detalhes 100% poliester, já pus água quente comlouro, já deixei em vinagre, já pus amonio, não sei mais o que fazer, pode me ajudar por favor?
  • 6 de junho de 2013 às 00:00
    bom dia, gostaria de saber como faço pra lavar uma jaqueta, o tecido dela externo é poliuretano e o forro interno poliester,e tambem gostaria de saber se é necessario ultilizar algum produto no tecido poliuretano para manter ele bonito.
  • 12 de outubro de 2013 às 00:00
    Boa noite,como faço pra lavar um vestido que por dentro e poliester e por fora poliuretano?
  • 24 de novembro de 2013 às 00:00
    Boa tarde,acabei com o amassado de uma blusa que acabei de comprar.
    passei o ferro,como posso recuperar?
Ir para o topo