Como lavar roupa à máquina

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Separe as roupas e siga o manual

A máquina de lavar roupas é uma grande aliada no dia a dia mas, se não for bem usada pode danificar muitas peças. Separar e distribuir as roupas na máquina de forma que fiquem bem lavadas e, ao mesmo tempo, conservar suas características, mantendo a aparência de nova, é o grande desafio.

A primeira dica é ler sempre o manual de instruções. As lavadoras atuais trazem em seu manual de instrução a melhor maneira para serem utilizadas. Depois disso, siga alguns passos para a organização das roupas antes da lavagem:

  • Verifique as etiquetas das roupas e agrupe as que forem do mesmo tecido. Separe as brancas das coloridas e as roupas de cores firmes das coloridas que podem desbotar. Se você não sabe se a peça pode soltar tinta faça o teste. Umedeça um pedaço da bainha da roupa, coloque um tecido branco por cima do que foi umedecido e passe-os com um ferro quente. Caso o pano branco absorva a cor da outra peça, significa que ela vai manchar as roupas que forem colocadas na máquina de lavar junto dela. Você também pode separar as roupas muito sujas e lavar com uma programação mais intensa. Itens como fraldas, toalhas de banho e moletons costumam soltar fiapos, por isso não devem ser colocados na mesma lavagem que meias e maiôs, por exemplo.
  • Se tiver que colocar diferentes tipos de tecidos para completar a carga da máquina de lavar, observe as temperaturas indicadas para a lavagem de cada um deles e use a mais baixa.

O que colocar na máquina de lavar

Nem todas as peças podem ser lavadas à máquina, verifique na etiqueta de suas roupas qual delas devem ser limpas exclusivamente na lavagem manual. Geralmente, roupas de cama, mesa, banho, jeans, roupas infantis e peças de algodão podem ser colocados na lavadora.

Não é recomendado lavar roupas, mantas e cobertores de animais, pois a quantidade de pelos pode causar danos ao funcionamento da lavadora. Além disso, peças pequenas ou delicadas, como meias de seda e echarpes, devem ser colocadas dentro de uma fronha ou saco próprio. Isso evitará que os fios sejam puxados ou que se enrosquem em roupas maiores. A mesma orientação vale para peças com enchimento, bojo, aros e alças removíveis.

Também é indicado fechar os zíperes e abotoar os botões das roupas antes de lavá-las na máquina de lavar. O funcionamento de zíper pode ficar comprometido para sempre se ficar aberto. Pares de meia deverão ser presos com alfinete de pressão, para não se perderem. Examine os bolsos da roupa e não deixe nenhum objeto ou papel dentro deles. Retire os ganchos das cortinas.

Na hora de pôr as roupas na lavadora preste atenção para não exceder o peso que a máquina comporta. Veja abaixo a tabela de peso de capa tipo de roupa enquanto seca usada pela Consul:

peso de cada peça de roupa

Tudo na medida certa

Para lavar as peças volumosas, como edredons ou com enchimento de espuma, não considere apenas o peso, mas também se elas não excedem a capacidade do cesto interno da máquina de lavar. Caso sim, lave-as sozinhas. Certos detalhes na hora de dispor a roupa dentro da máquina podem conferir maior estabilidade do equipamento durante a lavagem, colocar as peças mais pesadas por baixo e as leves em posições intermediárias, por exemplo, são alguns deles.

As lavadoras costumam ter três compartimentos para receber os produtos que serão usados na lavagem, sabão, alvejante e amaciante. Não é obrigatório preencher o compartimento reservado para o alvejante, pois nem todas as peças podem ser lavadas com este tipo de produto.

É possível usar tanto sabão em pó quando líquido nas máquinas de lavar. A quantidade de sabão a ser usada depende da sujeira da roupa e do volume das roupas. Alguns fabricantes indicam que um copo americano, de 180 ml, é suficiente para garantir a limpeza de peças muito sujas. Não coloque produtos a mais do que a capacidade do compartimento, pois isto pode fazer com que eles vazem ou sejam liberados no momento errado da lavagem, podendo danificar suas roupas. Entenda os símbolos internacionais nas etiquetas das roupas.

Tags:

Comentários


  • 17 de julho de 2007 às 00:00
    eu sou dona de casa e procuro a me organizar o maximo ,mas a dica de como tirar os residuos da maquina e d+++++++,amei pois eu me preocupo de como conservar mhas maquinas essas dicas vou guardar e passar pra mhas colegas donas de casa ,podem ter certeza ,continuem assim .
  • 22 de setembro de 2008 às 00:00
    Antes de casar-me não tinha muita prática com a casa, pois trabalhava fora. e até hoje depois de alguns anos gostaria de manter minha casa sempre arrumada e ter um tempo maior e melhor para cuidar de mim. Este site para mim foi como achar um tesouro. Suas dicas vão me ajudar demais no meu dia-a-dia. Muito obrigada e que o sucesso de BBel seja cada vez mais exuberante.
  • 26 de agosto de 2010 às 00:00
    Nossa. mto legal essas dicas.. eu que acabei de comprar uma maquina com abertura frontal, vai ser mto util pra mim.. vlw
  • 27 de agosto de 2010 às 00:00
    bom.. eu lavo a vapor, minha maquina tem esse poder! hahahahaha aii, foi a melhor compra que eu fiz.. minha maquina com abertura frontal é demais...!
  • 30 de agosto de 2010 às 00:00
    Nossa, amei as dicas.... agora quero comprar uma maquina com abertura frontal tb.... qual é a melhor??? beijos
  • 31 de agosto de 2010 às 00:00
    nossa. qnd eu compreei minha maquina... eu li todinho o manual.. minha maquina nao foi barata, mas compensou.. pq a maquina é perfeita! comprei uma dessas com abertura frontal..! beijos
  • 2 de setembro de 2010 às 00:00
    puxaa.. bom saber disso ne? agora vou poder enfrentar o cesto de roupas sujas da minha chefe! hahaha;;; a maquina dela é tao linda com abertura frontal que da até dó de usar!
  • 6 de setembro de 2010 às 00:00
    eu tb sou dona de casa e ja achei minha maquina... com abertura frontal da lg!
  • 8 de setembro de 2010 às 00:00
    hum. mto bom.. adoro esse tipo de maquina frontal. beijos
  • 9 de setembro de 2010 às 00:00
    Nossa. que bom saber disso! agora posso lavar mais roupas na minha maquina com abertura frontal. e posso lavar consciente, sem medo de estragar algo. abraços
  • 15 de setembro de 2013 às 00:00
    da maquina!!!
  • 15 de setembro de 2013 às 00:00
    affs eu quero saber como mexer nos botoes!!
Ir para o topo