Como lavar roupas íntimas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Cuidados com essas peças delicadas

Roupas intimas

Shutterstock/ Kalcutta

Por serem peças mais delicadas e por estarem em contato com a região íntima, é comum surgirem dúvidas quanto à lavagem. Veja a seguir como higienizá-las sem que sejam danificadas.

Passo a passo

  • De preferência, lave as roupas íntimas separadamente de outros tipos, pois é mais higiênico, e não misture as cores, pois podem manchar.
  • Lave manualmente peças com bordados, rendas e aros no bojo. Outras podem ir à máquina, preferencialmente em saquinhos para roupas delicadas.
  • Use sabão neutro, existem alguns específicos para peças delicadas.
  • Pode usar amaciante bem diluído, para não manchar.
  • Não torça as peças, apenas comprima. Pode-se usar uma toalha para retirar o excesso de água.
  • Para deixar as peças de algodão mais macias, lave-as na máquina em saquinhos para roupas delicadas, com água fria e no ciclo suave. Use amaciante na água do enxague e faça o procedimento com a toalha para tirar o excesso de água.
  • Pendure em um local bem ventilado para secar. Não use secadora, que laceia o elastano (fio tipo lycra) e deforma o bojo.
  • Passá-las tem vantagens e desvantagens. Passar o fundo da calcinha, que tem contato com a região íntima, pode eliminar possíveis bactérias. Porém, se forem bem lavadas, não é necessário, até porque danifica o elastano, o que pode laceá-las e comprometer sua durabilidade.
  • Para roupas íntimas masculinas, se tiverem elastano, valem as mesmas recomendações já mencionadas. Se forem 100% algodão, pode-se lavar na máquina.

Sutiã com aro no bojo

sutiãs no varal

Shutterstock/Action Sports Photography

O correto é lavá-lo é à mão, esfregando com delicadeza. Se estiver manchado com desodorante ou no caso de migração de cor de roupas durante o uso, deixe de molho em solução de água fria com sabão neutro por algumas horas antes de esfregar.

Lavar roupas íntimas no chuveiro

Muitas mulheres têm o costume de lavar peças íntimas com água quente e sabonete no chuveiro,
mas esse procedimento não é o mais recomendado.

Sabonete é feito para higiene da pele, e não é o mais adequado para lavar roupas. Além disso, estas peças normalmente possuem elastano, material para o qual não é indicada alta temperatura, seja para lavar, secar ou passar. Também não é indicado secar no banheiro, pois o ambiente úmido é propício para a proliferação de bactérias. Portanto, o ideal é lavar no tanque, com água fria, à mão, com sabão neutro e secar em local ventilado.

Veja também como
lavar biquínis, maiôs e sungas

*Dicas de Maria Alzira Linares, proprietária da lavanderia Lavasecco, e equipe GetNinjas.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo