Como lavar tapete em casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas para lavar da maneira correta e o que não usar

Tapetes

Shutterstock / Offscreen

Independente do estilo, os tapetes agregam charme à decoração, tem diversas funções, além de serem super aconchegantes. Porém, é normal que com o uso eles fiquem muito sujos, cheios de poeira e carregados de ácaros e outras partículas, por isso a limpeza deverá ser feita do melhor modo. Confira as dicas para limpar e lavar diversos tipos de tapetes em casa.

Dicas pré-limpeza

Limpeza de tapete

Shutterstock / Africa Studio

- O aspirador deve ser passado regularmente (1 vez por semana) em todos os tipos de tapetes, dessa forma retiramos partículas como a poeira, fios soltos e pelos, facilitando também na hora da lavagem.

- Aquelas camadas de látex antiderrapantes que alguns possuem desgastam realmente com o tempo, vale a pena comprar fitas antiderrapantes próprias para tapetes. Essas fitas são encontradas em grandes lojas de materiais para casa e construção.

Passos para lavagem

- Escolha um local grande e arejado para fazer a limpeza do tapete, geralmente terraços ou quintais são ideais.

- Em um balde, misture água, detergente neutro (ótimo para gordura) e um pouco de vinagre.

- Despeje a mistura sobre o tapete e esfregue bem, porém sem exercer muita força, por toda superfície com uma escova macia ou lado macio de uma esponja, nunca com vassoura.
- Enxague a peça com balde somente com água ou mangueira até que o sabão saia por completo, verifique se não há resíduos de sabão, pois podem causar manchas.
- Coloque o tapete para secar a sombra. O sol pode manchar e até causar algumas deformações na superfície do tapete. Lembre-se que dependendo do material o processo de secagem pode levar um tempo.

- Os capachos devem ser lavados da mesma maneira, porém a escova pode ser um pouco mais rígida.
O que não pode ser feito nos tapetes

- As vassouras de cerdas duras não podem ser esfregadas nos tapetes de jeito nenhum, isso vale para todos os tipos, em curto tempo os fios se desfazem através desse procedimento.

- Alvejantes nunca devem ser utilizados em tapetes.

- Nunca lave com sabão em pó, pois as partículas podem impregnar no tecido, prejudicando o material com o tempo.

- Alguns tipos de tapetes, como os de lã, sisal, pelo, couro e persa não devem ser lavados em casa, pois são mais sensíveis e podem manchar com mais facilidade. Para esses casos, é indicado que o material seja lavado em lavanderias especializadas.

Veja dicas para remover manchas de tapetes.

* Fontes: Heloísa Sundfeld, diretora do Help Personal Assistant e Edvânia Comitre, coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo e design de interiores da UNICID.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo