Como limpar a casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Para manter todos os ambientes da casa limpos e livres de mofo

De quanto em quanto tempo é necessário fazer a lavagem das cortinas?

Se as cortinas forem de tecidos mais pesados e em tons claros, podem ser lavadas a cada 6 meses. Para as mais escuras, a cada 10 meses ou 1 ano. Tudo também depende do lugar onde você mora. Mais ou menos poeira é um bom parâmetro para saber o tempo necessário. Saiba mais sobre como limpar cortinas e persianas.

E a limpeza de tapetes e carpetes?

Existem hoje no mercado muitas empresas especializadas em lavagem e manutenção de tapetes e carpetes. Uma vez por ano é um bom prazo para aquela limpeza geral desses itens. Veja como fazer a limpeza cotidiana do tapete.

Na página a seguir, veja dicas para manter o quarto e os livros livres de sujeira.

Colchões, travesseiros e livros

De quanto em quanto tempo é legal colocar os colchões para arejar?

Se a sua casa tem um quintal, coloque o colchão no sol a cada 4 ou 6 meses.Caso não tenha, uma vez ao mês vire a posição do seu colchão e deixe ventilar um pouco antes de colocar a roupa de cama.

E o travesseiro? É legal trocar de quanto em quanto tempo?

Travesseiro é uma coisa de estimação. Se você não é daquelas pessoas que passa a noite suando muito, a vida útil do seu travesseiro é bem maior. De qualquer forma, sempre que for arrumar a cama , deixe-o ventilando, tomando um ar antes de colocá-lo novamente no lugar. Saiba como escolher o travesseiro ideal para você.

Qual é a melhor maneira de limpar os livros?

Os livros, dependendo do tipo de capa, podem ser limpos com um pano úmido bem torcido. Limpe um por um, mas não vá empilhando ou guardando. Deixe-os secando uns minutinhos. Se quiser, passe uma boa flanela depois. A manutenção pode ser feita até com um bom espanador de pó. Veja como organizar seus livros.

Nas próximas páginas saiba como evitar e remover mofo.

Sem mofo nos armários

  • Limpe os sapatos antes de guardá-los, inclusive a sola. Deixe-os tomando um ar por um tempinho e não os guarde no banheiro, pois o vapor quente pode também causar mofo.
  • Toalhas úmidas devem ficar no varal. Secam mais rápido e ficam mais cheirosas.
  • Nada de embalagens plásticas de roupas nos armários. Isso evita o mofo e o mau cheiro
  • Após usar uma roupa, não guarde logo no armário. Deixe-a ventilar um pouco. E deixe as portas dor armários abertas ao menos uma vez por semana para ventilar as roupas. Antes de fechar, coloque pedras de cânfora dentro.

Para remover o mofo dos armários

  • Ferva 1 litro de vinagre branco, coloque a panela dentro do armário vazio e feche as portas. Deixe evaporando por 2 horas.
  • Molhe um pano nesse mesmo vinagre, torça bem e passe no armário.
  • Deixe as portas abertas por mais algumas horas, para secar bem e guarde as roupas, já organizadas. Se quiser, use também um secador de cabelos para ajudar a secar os armários.
  • Se por acaso você mandar fazer seus armários em uma marcenaria, antes de instalar, peça para o marceneiro colocar uma placa de isopor na parede. Isso isola a umidade.

Mofo em artigos de couro

Este tipo de peça Facilmente pode apresentar sinais de mofo e bolor caso fique guardada por muito tempo. Para remover:

  • Aplique com uma esponja macia um pouco de álcool gel na peça.
  • Em seguida, aplique vaselina líquida. Deixe-a agir por cerca de 5 minutos.
  • Retire o excesso com um pano seco (flanela, de preferência).

Veja também 24 maneiras de usar sal de cozinha na limpeza.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo