Como limpar a parede

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas para remover manchas de mãos sujas, caneta e solas de sapato

Vamos começar com algumas dicas para evitar sujeiras de difícil remoção.

Use tintas laváveis

As tintas laváveis podem ser aplicadas em qualquer ambiente interno ou externo e possuem, geralmente, acabamento acetinado ou com um leve toque de brilho. A principal matéria-prima que influencia na possibilidade de lavagem da parede é a resina e, nas tintas laváveis, esse ingrediente aparece em maior quantidade. "É também combinada com outras matérias-primas e essas, por sua vez, dão leve toque de brilho e deixam o filme da tinta mais liso, evitando o acúmulo de sujeira e facilitando a lavabilidade", explica Felipe Comelatto, técnico em produtos da Futura Tintas.

Também existem substâncias capazes de repelir líquidos a base de água, como sucos, café e refrigerantes, o que facilita a remoção de manchas causada quando alguém derrama algo sobre a parede ou deixa respingar, menciona Benito Berretta, da Tintas Coral.

Canetinhas a base de água

Se você tem filhos, preste atenção na composição das canetinhas na hora de comprar o material escolar. As que são feitas com água, ao invés de álcool, acabam sendo mais fáceis de remover da parede caso as crianças resolvam ajudar na "decoração" da casa. Riscos de giz de cera também são mais fáceis de limpar.

Na página a seguir, veja como limpar a parede sem tinta lavável.

Quais produtos usar

Para paredes com tinta comum, que não são laváveis, a dica é usar detergente neutro aplicando com um pano ou esponja macia umedecida, e sem fazer força ao esfregar. Apenas algumas gotas de detergente são suficientes e deixe a espuma agir por alguns minutinhos.

Nunca use produtos solventes, removedores ou produtos de limpeza multiuso. E nem tente remover toda a sujeira de uma vez só esfregando. Se ao fizer a limpeza ainda restarem manchas, repita o processo acima.

A organizadora profissional Ingrid Lisboa adverte que, como a tinta não foi preparada para ser lavada, sempre há a possibilidade de haver desbotamento, mesmo que leve. Se a parede tiver cores vivas e escuras, vai desbotar com mais facilidade ainda, e formar aquela mancha mais clara do que o restante da parede, mostrando que ali foi feita uma limpeza.

Na página a seguir, veja como limpar paredes com tinta lavável e epóxi.

Tinta lavável e epóxi

Não é porque são laváveis que você vai poder usar qualquer tipo de produto de limpeza. Tintas que podem ser lavadas também vão ser danificadas se você usar solventes, removedores, ácidos, alvejantes, álcool ou esponjas abrasivas para tirar manchas.

O modo correto e menos perigoso de limpar neste caso ainda é usar esponja ou pano macio e detergente neutro, a diferença é que a possibilidade de desbotamento é menor, enquanto as chances da sujeira sair e de fazer esfregação são maiores.

Assim como as tintas laváveis, as conhecidas como epóxi também têm mais possibilidades de limpeza. "Por terem uma resistência muito maior e por serem produtos a base de solvente permitem uma lavabilidade maior, lembrando que sempre devemos seguir as orientações dos fabricantes", afirma Felipe Comelatto, técnico em produtos da Futura Tintas.

Veja também como remover sujeira do rejunte.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo