Como limpar bancada e piso de granito

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Confira como fazer a limpeza de manutenção e a remoção de manchas em granito

Legenda: A arquiteta Andrea Gonzaga utilizou granito de forma marcante em seu projeto
Legenda Alt: Bancada de granito
Crédito: Douglas Daniel

O granito é a pedra mais comum em bancadas de cozinha e banheiro, e parecem pedras muito fortes e resistentes, mas na realidade são delicadas, porosas e pouco resistentes, por isso a manutenção desse material requer alguns cuidados. Confira como fazer a limpeza básica e de manchas nesse tipo de revestimento.

Limpeza de granito

- O ideal é que a limpeza básica seja feita semanalmente, isso evita acúmulo e proliferação de sujeiras. Água, detergente neutro, esponja macia ou pano macio são suficientes para a manutenção.

- Quando derrubar algo, como alimentos ou bebidas, limpe na hora com toalha de papel e um pano úmido e em seguida um seco, isso evitará que manche.

- Nunca devemos utilizar produtos do tipo multi uso, limpadores de alumínio, saponáceos, alvejantes, desinfetantes, produtos ácidos ou alcalinos em geral.

- É recomendável que seja feita uma impermeabilização da pedra com algum produto hidro/oleofugante, que são produtos que não formam película, nunca descascam, permitem a respiração dos materiais, tem longa durabilidade e impedem diversos tipos de manchas.

Manchou, e agora?

Legenda: Pano macio e detergente neutro realizam a manutenção de limpeza das bancadas
Legenda Alt: Limpeza de bancada
Crédito: Shutterstock / Monkey Business Images

- Gordura: coloque algumas gotas de detergente neutro em cima da mancha e esfregue com o lado macio de uma esponja de cozinha. Em seguida, misture bicarbonato de sódio com água até formar uma pasta, passe por cima da mancha e enxague bem.

- Alimentos: como, leite, café e frutas: aplique água oxigenada sobre a mancha e esfregue com um pano macio até retirá-la por completo.

- Tinta: para pedras escuras utilize thinner e esfregue com uma esponja macia. Para pedras mais claras, remova a mancha com água oxigenada, deixe o produto agir por 5 minutos e esfregue.

- Corantes: aplique detergente líquido de coco sobre a mancha e deixe o produto agir por 2 horas, em seguida passe um pano úmido e outro seco para voltar o brilho.

- Quando não souber o causador da mancha, passe uma escova macia com sabão neutro e água morna, caso persista, procure ajuda de um profissional, isso evitará que a situação piore.

- Para as manchas causadas por ataques de componentes químicos será necessária uma limpeza profissional, já que máquinas serão utilizadas no processo.

Saiba como limpar outros revestimentos.

*Fontes: Carlos Gontijo, diretor da Proclean e Doctor Piso, Eduardo L´Hotellier, CEO da GetNinjas e Rodrigo Barone, presidente da Piso Clean.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo