Como limpar banheiras

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

De acordo com o revestimento

Limpeza de banheira

Shutterstock / bikeriderlondon

Por ser um local úmido e possuir facilidade de propagação de germes, 
o banheiro é um dos ambientes da casa que mais necessita de limpeza e cuidados.

Nessa hora não podemos deixar passar as banheiras que também devem ser higienizadas de maneira correta. Para isso, é importante identificar qual é o revestimento da banheira para não cometer erros.

Confira nossas dicas para limpar a sua banheira:

Banheira de porcelana

Limpeza de banheira

J. Vilhora

  • Evite utilizar produtos abrasivos, como esponjas de aço;
  • Despeje um limpador profissional neutro (ph = 7) - de preferência à base de peróxido de hidrogênio - em uma esponja de fibra sintética úmida e aplique o produto sobre a superfície da banheira. Depois, enxágue bem.
  • Nas manchas difíceis, ou escuras, passe um pano de micro fibra embebido em resina e em detergente neutro com água quente. Repita a operação por vários dias para clarear totalmente as manchas.

Banheira de fibra de vidro

Limpeza de banheira

Shutterstock / Portlandia

  • Já as banheiras de fibra de vidro, devem ser limpas com limpador não abrasivo. O ideal é aplicar o produto com uma esponja úmida e enxaguar bem.
  • Procure utilizar luvas de borracha sempre que for manusear os produtos porque, na maioria dos casos, eles contêm sequestrantes de oxigênio que podem ressecar a pele.

Banheira de hidromassagem

Leg. Foto: Faça uma limpeza a cada 4 meses na hidro
Leg. Alt: Limpeza de hidromassagem
Crédito: Rodrigo Ramirez

Faça uma limpeza na tubulação a cada três ou quatro meses para remover resíduos de banho acumulados. Para isso:

  • Encha a banheira com água quente, com menos de 40 ºC, coloque limpador profissional neutro (ph = 7) - de preferência à base de peróxido de hidrogênio - e deixe a banheira ligada por 5 ou 10 minutos;
  • Drene toda a água da banheira e depois, encha-a somente com água fria. Faça funcionar por 5 ou 10 minutos e então, drene a banheira completamente.

Metais da banheira

Se o problema é sujeira nos metais da banheira, limpe-os com algum produto que contenha amoníaco. Depois, esfregue a superfície com água e vinagre. Seque com um pano e esfregue para dar brilho.

Vale a pena lembrar que para a limpeza ser ainda mais eficiente, o ralo não pode estar entupido. Por isso, sempre retire fios de cabelo e restos de sabonete para que a água passe pelo ralo rapidamente, evitando o acúmulo de sujeira. Mas se o ralo já estiver entupido, utilize um desentupidor manual. Se não funcionar, a dica é utilizar um produto químico para desentupi-lo.

Veja 15 dicas para
organização do banheiro

Colaborou na matéria o fundador da Limpeza com Zelo, Renato Ticoula.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo