Como limpar cada tipo de porta

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas para conservar a porta limpa e em perfeito estado

Porta

Cunaplus

Feita com tamanhos e materiais diversos, a porta é o cartão de visita de qualquer residência. Além de permitir o acesso, as esquadrias protegem e marcam a decoração. Por este motivo, o cuidado com a manutenção e limpeza é fundamental.

No entanto, os especialistas alertam que para cada tipo de acabamento é necessário um método de limpeza. Para iniciar o processo de higienização das portas é necessário fazer a remoção da poeira com o auxílio do espanador ou de uma flanela seca. Veja a seguir algumas dicas para conservar a porta limpa e em perfeito estado.

Portas de madeira

Portas de madeira

Safakcakir

Tradicionais, modernas ou rústicas, as portas de madeira merecem um cuidado especial.
Para limpar as portas de
madeira envernizada, dilua 05 gotas de detergente incolor em 1 litro de água e passe com uma esponja macia em toda a estrutura. Após este processo, retire o excesso de detergente com um pano umedecido e seque em seguida.

As portas de
madeira laqueada precisam ser limpas com um pano umedecido com água, sem o uso do detergente. Nunca use álcool neste tipo de limpeza.

Portas de alumínio

Porta de alumínio

Marina Sacovic

Para lavar as portas de alumínio use apenas água e detergente neutro, seque bem e passe uma flanela para lustrar.

Portas de ferro

Porta de ferro

Marina Sacovic

Para lavar as portas de ferro, o processo de
tirar a poeira com uma flanela seca é primordial e imprescindível, portanto, não se esqueça desta esta etapa. Em seguida, aplique a mistura (dilua 05 gotas de detergente incolor em 1 litro de água de água) com o auxílio de uma esponja macia. Use um pincel para retirar as sujeiras que impregnam nas arestas. Depois da lavagem, deixe a porta secar por alguns minutos e finalize com um pano seco.

Se a esquadria tiver alguma marca ou mancha de ferrugem raspe a superfície com uma lixa. Passe uma demão de zarcão e pinte-a na cor original.

Portas de aço

Porta de aço

Cozyta

Evite fazer a limpeza com água e detergente neutro neste tipo de porta. Procure mantê-la limpa removendo a poeira com espanador ou com a flanela seca. No entanto, se a peça for manchada o processo de lavagem se faz necessário.

Para isto, aplique a solução de 5 gotas de detergente para 1 litro de água com a ajuda de uma espoja. Remova o produto com um pano úmido e seco. Para finalizar o processo, seque bem, quantas vezes for necessário.
Procure não deixar esta esquadria molhada, pois, a água pode causar danos no material.

Para manter esta porta em ótimo estado, passe um pano com vaselina líquida para criar uma camada protetora na esquadria, a cada três meses.

Portas de vidro

Porta de vidro

Artazum and Iriana Shiyan

Segundo os especialistas, para limpar as portas de vidro o produto mais indicado é o "limpa vidros". Comercializado por diversas marcas, o material pode ser encontrado em supermercados e lojas especializadas.

Inicie a limpeza aplicando o produto com o auxílio de um pano,
sempre no mesmo movimento, para evitar que a porta fique embaçada ou com manchas. Para finalizar, seque a porta com um pano macio e seco.

Cuidados ao limpar porta

  • Não utilize produtos químicos como solventes, saponáceos e outras soluções ácidas na limpeza de portas. Esta atitude pode danificar o brilho do produto, deixando a superfície opaca, além de causar manchas e estragar o material.
  • Palhas de aço e esponjas grossas não devem ser utilizadas neste tipo de limpeza.
  • Nunca limpe a porta externa quando o sol estiver sobre a peça, pois o produto aplicado pode secar muito rápido e causar manchas.
  • Não esqueça de remover a poeira antes de iniciar a limpeza pesada.
  • Tome cuidado com a quantidade de água e detergente utilizado na limpeza, principalmente, com os panos encharcados.

Aprenda a
limpar cada tipo de janelas.

Esta matéria seguiu as instruções dos especialistas:

Ana Ziccardi, personal organizer.
Maria Aparecida da Cunha Lima, arquiteta consultora da Telhanorte.
Ana Paula Barcena, diretora comercial da Natureza & Limpeza

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo