Como limpar calhas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Manutenção ajuda a conservar a pintura e evita umidade nas paredes

Telhado de casa

Divulgação Atlas

Para evitar transtornos e prejuízos desnecessários, a casa precisa de manutenção constante nos pavimentos internos e externos. Parte integrante do telhado, a calha merece atenção na manutenção preventiva regularmente.

Calhas

Localizada no beiral do telhado, a calha é um cano entrecortado cuja principal finalidade é recolher e escoar a água pluvial conduzindo-a para tubos de quedas, descarga ou reservatórios de aproveitamento de água, ajudando assim na conservação da pintura, evitando a umidade nas paredes e as erosões no quintal

As calhas também podem ser instaladas na parede da residência, formando uma saliência que acompanha o beiral. Neste caso, o duto deve ser construído com o mesmo material da parede (geralmente argamassa), revestido com zinco e ligado à parede através de consolas de aço.

Instalação de calhas

Segundo os especialistas da área a instalação da calha deve ser feita por um profissional especializado. No entanto, o morador da residência também pode fazer esta atividade, desde que ele siga a orientação do manual técnico quanto aos cuidados, especificação e passo a passo de instalação.

Nas lojas de construção e reforma, as calhas mais comuns são as de PVC, mas este produto também pode ser encontrado em zinco, amianto e metálico.

A principal inovação do mercado de calhas foi à substituição do material metálico para o plástico. Com essa mudança, as empresas investiram em formatos diferenciados com variada gama de cores e tamanhos.

Um grande avanço que deve ocorrer neste sistema está relacionado ao reaproveitamento da água da chuva, que pode ser utilizado para rega de jardim, limpeza de pátios, limpeza de bacias sanitárias, etc. Este reuso permitirá a redução do consumo de água potável cada vez mais escassa no país.

Manutenção Preventiva de calhas

Calha

Divulgação Tigre

Para não ter problemas no interior e exterior da casa, é preciso limpar a calha do telhado periodicamente, de preferência no final da estação seca e no final da estação das chuvas . A limpeza e manutenção de calhas podem variar de acordo com a localização da casa e há árvores próximas à residência.

Passo a passo para limpar a calha

  1. Posicione
    uma escada no beiral do telhado, com muito cuidado;
  2. Arranje uma
    luva (de preferência de borracha), uma pá de plástico e um balde para ajudar na
    retirada das sujeiras que irá encontrar.
  3. Limpe as
    calhas retirando folhas e outros resíduos com a pá.
  4. Durante a
    limpeza você vai precisar mover a escada em torno do telhado, no entanto, não
    apoie ou curve o corpo para os lados, para não correr o risco de perder o
    equilíbrio e cair.
  5. Por fim,
    introduza uma mangueira nos condutores e ligue o jato de água, para que terra,
    areia e outros dejetos também saiam.

Existem no mercado algumas calhas com proteção contra folhas, no entanto os especialistas alertam que estes dutos também devem ser limpos regularmente.

Para evitar o acúmulo de resíduos, você pode instalar alguns acessórios como a grelha flexível e a caixa de inspeção para evitar o entupimento do sistema condutor de água pluvial.

A grelha flexível mencionada pelo especialista pode ser instalada no bocal do duto para bloquear e evitar a passagem de folhas e outros objetos. Já a caixa de inspeção deve ser instalada no final do duto para recolher os detritos contidos nas tubulações, permitindo a inspeção do sistema.

Essa matéria seguiu instruções dos especialistas:

Joquim Coelho, diretor comercial do grupo Astra.

Patrícia Medeiros de Godoy, especialista de marketing de produtos da Mexichem Brasil.

Carlos Eduardo Teruel, gerente de produtos da Tigre.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo