Como limpar cortinas e persianas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Saiba como limpar e lavar essas peças

Cortinas e persianas fazem parte da decoração, o difícil é quando você não sabe como limpar ou lavar essas peças. Saiba que esse serviço pode ser feito em casa, mas tomando os devidos cuidados. No caso de cortinas existem vários processos de limpeza que vão depender do tecido. Para as persianas, o material de fabricação também é determinante.

Ricardo Monteiro, coordenador técnico da Quality Lavanderia, diz que o ideal é sempre utilizar água com detergente neutro. Nunca se deve usar álcool ou alvejantes pois podem danificar a pintura ou a resina da persiana.

Persiana de alumínio

No dia a dia use apenas um espanador para tirar o pó e semanalmente um pano úmido para limpeza. Segundo o coordenador, caso necessária, a lavagem das persianas deve ser feita a cada seis meses, dependendo do local em que ela fica exposta, utilizando o seguinte processo:

  • Passar a solução de água e detergente neutro nas lâminas;
  • Tirar o excesso da solução com um pano umedecido;
  • Enxugar bem com um pano seco.

Persiana vertical resinada

O processo diário é o mesmo, apenas com espanador de pó, mas o processo de lavagem é outro:

  • Coloque a mesma solução com detergente neutro dentro de uma bacia grande;
  • Retire as tiras da persiana e as deixe-as enroladas de molho de 20 a 30 minutos;
  • Esfregue em uma superfície plana com escova de cerdas macias;
  • Enxague bem e perdure para secar.

Veja na próxima página como lavar suas cortinas.

Como limpar as cortinas

As cortinas são peças essenciais para decoração e para controlar a intensidade da luz nos ambientes. Os tecidos do forro geralmente podem ser lavados com água e sabão em pó. Veja como lavar os tecidos mais delicados dessas peças de decoração.

Tecidos crus e de seda devem ser lavados a seco. Essa lavagem não tem como ser feita em casa. Se a cortina for pequena é possível lavar na máquina com sabão em pó. A secagem é feita em processo natural.

As cortinas de voil podem ser lavadas no mesmo processo, na máquina apenas com sabão em pó. Ricardo lembra que é importante usar água em temperatura normal, pois a água quente com a ação mecânica da máquina pode quebrar as fibras do tecido de voil.

O tecido com o qual se deve ter mais cuidado na lavagem é a renda. Cortinas desse tipo podem ser lavadas na máquina, porém, dentro de sacos de proteção para não puxar fios ou quebrar as linhas. A centrifugação da máquina também deve ser reduzida.

Cuidados com peças

Persianas

O instrutor de treinamentos de limpeza da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) Luis Llancafil diz que alguns hábitos simples fazem com que suas persianas fiquem mais bonitas e durem por mais tempo apenas com a retirada do pó, sem a necessidade do processo de lavagem. Veja as dicas do profissional:

  • Nunca dobre as persianas, elas irão quebrar e ficarão marcadas;
  • Sempre leia o rótulo dos produtos de limpeza para saber os que contêm PH próximo a 7, garantia de que o produto é neutro;
  • Normalmente as persianas devem ser limpas uma vez por semana;
  • É recomendável o uso do aspirador de pó desde que seja usada a escova. O tubo em contato direto pode danificar a persiana.

Cortinas

Cuidados com as cortinas é essencial para manter a durabilidade. Ricardo atenta que alguns tipos de tecidos podem esgarçar ou rasgar quando são lavados. Além disso, também ocorre o enfraquecimento das fibras e a degradação dos corantes pelo tempo de exposição ao sol.

  • Use apenas sabão em pó na lavagem das cortinas;
  • Deixe secar em local fresco e arejado;
  • Cuidado, as manchas são de difícil remoção por ficarem sob ação do sol. Elas acabam penetrando nas fibras e muitas vezes não é possível removê-las;
  • Se o tecido exigir maior cuidado, procure levar em uma lavanderia.

Saiba como cortinas e persianas podem complementar a decoração da sua casa.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo