Como limpar e conservar piso sinteco

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Produtos de limpeza podem danificar o material

Piso de madeira

Shutterstock / Basileus

O brilho dos pisos de madeira, inclusive os com acabamento sinteco dão charme a qualquer espaço. No entanto, a manutenção e a limpeza deste tipo de revestimento exigem alguns cuidados. Veja a seguir como manter o piso sinteco limpo e conservado.

1º - Nos primeiros trinta dias após a instalação do sinteco faça a limpeza apenas com vassoura de pelo natural, pois, este momento é o período de cura da resina, no qual, qualquer material ou produto de limpeza pode acabar marcando o piso.

2º - Além da vassoura de pelo natural, utilize o aspirador para remover toda a poeira.

3º - Prepare um balde com água limpa para umedecer o pano.

4º - Passe um pano úmido (bem torcido) para remover a sujeira. Se necessário, utilize um pano limpo e seco para finalizar o processo de limpeza.

5º - Toda vez que você for utilizar o pano, procure lavar bem, para que na próxima aplicação não fique resíduos ou sujidades no tecido.

6º - Não deixe o piso molhado para não surgir manchas indesejadas.

7º - Procure manter a pá de limpeza do aspirador em boas condições para evitar que o eletrodoméstico risque o piso.

8º Coloque feltro embaixo dos móveis para não causar danos ao revestimento.

Principais erros

Álcool, alvejante, lustra-móveis, detergente, thinner, removedores e graxa que contém tensoativos fortes ou ceras devem ser evitados. A cera impregna no piso, deixando-o com aspecto gorduroso e com uma crosta que acumula sujeira e facilita a proliferação de fungos, alertam os especialistas.

Outra atitude que deve ser evitada é a lavagem do piso. Não utilize esponjas ou lixas para remover qualquer tipo de sujeira. Tome cuidado nas lavagens de banheiros e cozinhas, para que a água ou os produtos de limpeza não danifiquem a madeira.

As dicas para limpar o piso sinteco foram dadas por Ana Paula Barcena, diretora comercial da Natureza & Limpeza, Rodrigo Khzouz Tosi, diretor da Aplicadora Master, Marcelo Piovezan Zamuner, gerente comercial da IndusParquet e Edardo L'Hotellier, CEO do GetNinjas. 

Veja como limpar outros
tipos de pisos e revestimentos.

Tags:

Comentários


  • 9 de agosto de 2016 às 00:00
    Prezados, bom dia.
    Como faço para limpar o piso de madeira tábua corrida, com o acumulo de cerra ficou gorduroso e com uma crosta de sujeira.
    Desde já agradeço e aguardo retorno.
    Andiara Dantas.
  • 9 de agosto de 2016 às 00:00
    Cera!!!
    Andiara.
Ir para o topo