Como limpar geladeira

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Não utilize produtos abrasivos

A geladeira é, sem dúvidas, um eletrodoméstico muito importante, mas para que ela continue desempenhando suas funções de forma eficiente é necessário higienizá-la corretamente. Confira quais são os cuidados que você deve ter com a sua geladeira:

Limpeza de geladeira por dentro

Limpeza de geladeira

Shutterstock / Iakov Filimonov

  1. Primeiro retire tudo de dentro da geladeira;
  2. Depois, desligue o aparelho da tomada e limpe-a com detergente neutro, esponja macia e água fria.
  3. O passo seguinte é retirar gavetas e acessórios para limpeza à parte. No manual de instruções constam indicações sobre quais peças são removíveis e laváveis;
  4. Para realizar a lavagem das partes removíveis e internas do eletrodoméstico, utilize detergente neutro e pano ou esponja macia, a fim de evitar manchas e riscos. Não utilize materiais abrasivos, como esponja de aço ou saponáceos, ou produtos de limpeza à base de soda cáustica ou silicone na limpeza;
  5. Após a limpeza seque todas as partes do eletro com pano macio. Para evitar manchas, resíduos de sabão ou detergente devem ser removidos;
  6. Após essa etapa, as partes removíveis devem ser novamente encaixadas e o produto religado na tomada;
  7. Ao voltar alimentos para geladeira armazene-os em recipientes hermeticamente fechados. O condicionamento correto evita que resíduos sujem o refrigerador e impede a propagação de odores. Além disso, potes próprios para geladeira, seja vidro ou plástico, não retêm calor, o que auxilia na conservação dos alimentos.

Limpeza da geladeira por fora

Limpeza de geladeira

Shutterstock / Iakov Filimonov

  1. Antes de realizar a limpeza da parte externa da geladeira retire o plugue da tomada;
  2. Limpe o eletrodoméstico com uma esponja ou pano macio umedecido em água morna com detergente ou sabão neutro;
  3. Após este processo, retire bem todo resíduo e finalize com um pano limpo e seco.
  4. Para limpar a parte traseira externa e o condensador do refrigerador use somente aspirador de pó ou espanador.

Geladeira de inox

Na geladeira de inox pode ser aplicado um verniz que evita manchas de dedos, protege o produto, facilita a limpeza e deixa o visual ainda mais bonito. Para evitar o aparecimento de manchas não removíveis, nunca utilize saponáceos, amoníacos, desengordurantes, solventes e álcool nesses eletrodomésticos, pois podem atacar e soltar o verniz protetor.

Para limpá-la, utilize um pano umedecido em solução de água morna com sabão neutro e, em seguida seque-a cuidadosamente.

Quando limpar a geladeira

A limpeza interna e externa da geladeira deve ser feita uma vez por mês, pelo menos, mas também é preciso levar em consideração os hábitos de uso de cada consumidor. Em casos de uso frequente, o refrigerador pode ser limpo uma vez por semana e o freezer a cada 15 dias.


Dica esperta da Bbel:
Se sujou, limpe na hora, pois resíduos ressecados são mais difíceis de remover.

Amarelado

Não é possível tirar o amarelado da geladeira, mas é possível evitá-lo limpando a geladeira sempre que aparecer alguma sujeira e realizando a limpeza periodicamente.

Porém, com o tempo, exposição à luz solar e sujeira também podem fazer com que a coloração amarelada acabe aparecendo. Veja
como clarear o amarelado dos eletrodomésticos.


Fontes: Maria Isabel Marrey Ferreira, Fábio Marques - gerente de Engenharia da Whirlpool Latin America, Carlos Guimarães - gerente de produto da Electrolux.

Tags:

Comentários


  • 21 de junho de 2016 às 00:00
    Ontem sentei por uns minutos numa cadeira de corino branco e quando levantei estava toda manchada da cor ferrugem da calça que eu usava.Limpei com sabão de coco mas não saiu!Vc tem alguma sugestão?
Ir para o topo