Como limpar pastilhas de vidro

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Aprenda a limpar o revestimento e quais produtos não usar

Pastilhas de vidro

LeS

Tendência nacional, as pastilhas dominaram o mercado brasileiro. Presente no banheiro, na cozinha, na lavanderia, no hall de entrada e em diversos outros ambientes, as pastilhas dão charme e sofisticação para qualquer espaço. No entanto, para garantir o belo visual do revestimento é preciso manter as peças sempre limpas.

Neste momento pode pintar a dúvida cruel, como fazer uma boa limpeza na pastilha sem danificar o revestimento?

Pensando nisso, perguntamos para os profissionais Arthur Grangeia, diretor comercial da Colormix e para Maria Aparecida Lima, arquiteta consultora da Telhanorte a forma correta de limpar as pastilhas, sem estragar o produto e o rejunte. Veja a seguir quais são as dicas dos profissionais.

Como limpar pastilhas de vidro

  1. Antes de realizar a primeira higienização da pastilha, é necessário deixar o rejunte secar por pelo menos 30 minutos. Nesta primeira lavagem, procure remover o excesso do rejunte utilizando uma esponja macia, limpa e úmida.A primeira limpeza deverá ser feita cuidadosamente, pois alguns materiais abrasivos podem estar sobre o revestimento, como por exemplo, o cimento e a areia. Finalize este processo de limpeza, utilizando apenas um pano limpo e seco.
  2. No caso de haver sujeiras impregnadas, como excesso de rejunte e cimento que não tenham sido retirados na primeira limpeza, os profissionais recomendam a utilização de produtos específicos para limpeza pós-obra. Após 72 horas da aplicação do rejunte, dilua o produto de acordo com a indicação contida na embalagem.
  3. Após a aplicação da pastilha, é recomendável o uso de um aditivo para rejunte. Esse produto cria uma película protetora que ajuda a proteger o revestimento contra a proliferação de fungos e mofos.
  4. Banheiro com pastilhas

    MCA Studio / San Martin

  5. O piso deve ser limpo com a ajuda de uma esponja macia limpa e úmida, finalizando o processo com um pano seco.
  6. Não utilize escovas com cerdas de aço, esponja de aço, vassoura de piaçava ou qualquer outro produto que tenha na sua composição o aço. Estes produtos podem riscar, danificar ou retirar o brilho do revestimento.
  7. A limpeza das pastilhas de vidro devem ser feitas com água e detergente neutro.
  8. Evite a lavagem do revestimento com soluções de ácidos, esses componentes são abrasivos e tendem a deixar o revestimento poroso e mais suscetível à manchas. O que pode acabar prejudicando sua durabilidade. Por isso, não se deve usar ácido muriático e tira-manchas na limpeza de pastilhas.,
  9. Pastilhas

    GoodMood Photo

  10. Não é necessário fazer uma limpeza profunda regular no revestimento, porque as pastilhas não tem facilidade de absorção como os pisos comuns. Desta forma, o revestimento não mancha ou encarde, mas a limpeza diária ajuda a manter o produto com mais brilho.
  11. A frequência da limpeza pode variar de acordo com o local em que o revestimento é utilizado. No entanto, alguns sinais devem ser observados. Quando a pastilha começar a apresentar desbotamento ou bolor no rejunte, essa é a hora de realizar a limpeza pesada ou manutenção do revestimento.
  12. Renove o ar dos espaços. Assim que utilizar os ambientes decorados com pastilhas, sejam eles mais fechados (banheiros) ou mais abertos (cozinha), procure manter a circulação do ar constante para ajudar a dissipar a umidade e eventual gordura nos respectivos espaços.

Quer ter mais tempo para você? Veja dicas
de limpeza rápida do chão da casa.

Tags:

Comentários


  • 6 de novembro de 2015 às 00:00
    Olá, minhas pastilhas tem uns "rachadinhos", e nos mesmos ficaram umas sobras de Rejunte,oq faço para remover?
Ir para o topo