Como limpar pisos de ardósia

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Limpeza é fácil se feita da forma correta

As ardósias são os revestimentos pétreos mais baratos que existem. Talvez por isso sejam tão comuns nos lares brasileiros. São rochas metamórficas, assim como os mármores, com boa compactação, o que resulta em uma superfície de textura sedosa de pouca aderência.Podem se apresentar com diversas cores, mas as mais comuns são cinza, cinza esverdeada, verde, cinza mosqueada, enferrujada e preta. Dependendo do grau de alteração química durante sua formação, elas podem também ser amareladas, cor de vinho, etc.

Existem diversos tipos de texturas e também de qualificações, já que algumas ardósias são de melhor formação do que outras.

  • Ardósias naturais;
  • Polidas;
  • Lixadas;
  • Escovadas.

Elas foram menosprezadas por algum tempo, mas, graças ao fornecimento e ao desenvolvimento de materiais de maior qualidade e diversidade, estão voltando ao cenário da construção. É uma rocha muito pouco permeável e, quando cuidada adequadamente, dura por gerações. No Brasil é produzida principalmente no estado de Minas Gerais e grande parte de sua produção destina-se à exportação.

Na página a seguir, veja como manter seu piso de ardósia sempre com cara de novo.

Manutenção de ardósias em áreas internas

Ardósias têm boa textura e baixa absorção. Sendo assim, não sujam muito e não mancham com a mesma facilidade de uma pedra mineira, por exemplo. São revestimentos relativamente fáceis de serem mantidos.

Seja o revestimento qual for, áreas internas são mais difíceis de serem mantidas devido à quantidade de móveis, tapetes e objetos. Não é possível ligar uma mangueira dentro de casa, não é mesmo? Por esta razão, precisamos facilitar a manutenção destes locais. Precisamos de uma película (cera ou resina) que impeça a transferência de sujeira para o piso. Quanto mais áspero for seu piso mais sujo ele ficará com o uso. Desta forma, indicamos que áreas internas sejam tratadas com produtos que melhorem sua textura - produtos que formem um filme superficial sobre o piso.

Garagens são um belo exemplo de ambientes que necessitam de facilidade de manutenção. Pneus marcam muito pisos naturais. Para quem deseja brilho também será primordial a aplicação de alguma cera, verniz ou resina.

A parte mais importante de um tratamento é a preparação da superfície. Mais vale um produto ruim aplicado sobre um piso bem preparado do que um ótimo produto aplicado sobre um piso com umidade ou impurezas, por exemplo. A preparação do revestimento é tudo. Ceras, resinas ou vernizes descascarão se forem aplicados em áreas com umidade, outras ceras antigas ou impurezas diversas.

Na próxima página, veja dicas para quem tem ardósia na área externa.

Ardósia em jardins, quintais e calçadas

Áreas externas podem receber os mesmos tratamentos com películas, principalmente em ambientes que não fiquem completamente expostos à chuva. Porém, se o piso precisar ser antiderrapante, como os que são assentados em áreas externas de passeio, deverá receber, para que não fique escorregadio, uma proteção impregnante de algum hidro/oleofugante, que manterá as características originais protegendo contra manchas e intempéries. Mas, atenção, muitas ardósias escorregam naturalmente, o que faz com que não sejam o revestimento mais indicado para áreas molhadas.

Estes produtos impregnantes podem manter ou acentuar a tonalidade original do revestimento. Existem as duas possibilidades.

Após qualquer tratamento, as ardósias deverão ser mantidas limpas com o uso de algum detergente neutro apropriado e, provavelmente, com a periódica reaplicação do produto de proteção originalmente adotado, seja cera, verniz ou resina. Cada fabricante deverá ser consultado.

É muito importante frisar que ceras não são produtos de limpeza, mas sim de acabamento. Muita gente aplica ceras sobre ceras, criando verdadeiros 'sanduíches' de sujeira. O acúmulo de ceras com sujeira acarretará, invariavelmente, em seu descascamento.

Na página a seguir, veja como remover as manchas mais comuns de seu piso de ardósia.

Manchas mais comuns em ardósias

Ardósias não tratadas poderão manchar por todo tipo de coisa, seja por aderência ou infiltração: óleo, vinho, tintas, colas etc. Todos os tipos de manchas podem ser removidos, independente de sua profundidade ou idade, pois existem removedores específicos para cada tipo.

Líquidos corrosivos como limpa pedras, ácidos diversos e removedores de ferrugem de roupas causam deformações na textura da pedra, podendo gerar cavidades e desbotamentos.   Este tipo de problema poderá ser corrigido através de polimentos profissionais mecânicos ou pela aplicação de películas que para camuflar os danos.

Álcool e solventes não mancham ardósias, mas muita gente alega que seus pisos foram manchados por estes produtos. Isso pode ser justificado pela reação que as ceras ou as resinas têm ao entrar em contato com estes líquidos. Os tratamentos imediatamente são afetados e ficam embranquecidos, sendo necessária sua completa remoção (de toda área e não só da área afetada).

Na página a seguir, veja por que aplicar cera verde não é a solução para corrigir a mudança de cor da ardósia.

Ardósia esbranquiçada

Ardósias ficam esbranquiçadas com certa facilidade por causa, principalmente, de uma patologia conhecida por eflorescência, que é a migração de sais minerais através da capilaridade do revestimento.

Percebendo este problema, em algum momento, alguma fabricante de produtos de limpeza desenvolveu ceras verdes específicas para ardósias. Ele deve ter pensado "As pessoas querem suas ardósias verdes, vamos pintá-las". E foi criada, então, a solução mais desastrosa possível. Graças ao fácil acesso a este tipo de produto, muita gente começou a passar ceras verdes sobre pisos sem as menores condições de recebê-las.

Eflorescências devem ser tratadas e removidas para que, então, o piso possa ser adequadamente tratado. Quanto mais sabemos a respeito de cada material, melhor cuidamos dele. Ardósias são ótimas.

Aprenda também como remover sujeira do rejunte.

Tags:

Comentários


  • 21 de março de 2016 às 00:00
    Boa tarde Rodrigo, o que eu posso utilizar/fazer a fim de revitalizar a ardósia na área externa, mas coberta de minha casa. Tem muita mancha de tinta nos rodapés além das manchas brancas na escada e parapeito. Ia passar a cera, mas você não orienta neste sentido, então o que devo fazer? Aguardo retorno, abrigado
Ir para o topo