Como limpar pisos de mármore, granito e ardósia

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Saiba quais produtos podem ser usados

Mármore, granito e ardósia são materiais muito usados na construção civil como revestimento para pisos. Os três fazem parte da categoria de rochas naturais que são retiradas de seu ambiente em blocos e beneficiadas para possibilitar o uso ornamental ou como revestimento.

Quando aplicados em residências, esses produtos ficam submetidos aos mais diferentes tipos de substâncias, podendo consequentemente sofrer manchas que comprometem sua apresentação estética. Para ajudar quem tem esses revestimentos em casa, preparamos algumas orientações sobre como limpar cada tipo de piso.

Veja nas próximas páginas tudo o que você precisa saber para manter seus pisos de ardósia, mármore e granito sempre limpos e novos.

Ardósia

A ardósia é uma rocha ornamental que contém argila em sua formação. Ela é altamente resistente, difícil de manchar e de reter sujeira. Pode ser usada em qualquer ambiente, interno ou externo, ou ainda em fachadas, paredes, balcões e escadas. Tem superfície natural que, segundo o engenheiro Luciano Lanza, da Micapel Slate, empresa fabricante e exportadora de ardósia, possui características antiderrapantes capazes de durar por toda a vida útil do produto.

No Brasil é mais comum o uso desse revestimento polido ou escovado (que proporciona o alisamento da face preservando a rusticidade da pedra), mas em outros países o formato natural também é muito utilizado.

Cuidados: segundo a Micapel Slate, não se deve aplicar qualquer tipo de cera na superfície da ardósia, pois além provocar o acúmulo de sujeira, a cera reduz a aderência, o que pode tornar a pedra escorregadia. A mesma recomendação é fornecida pela Associação Brasileira de Rochas Ornamentais. Além disso, é preciso aplicar um produto selador de boa qualidade.

Limpeza no dia a dia: a limpeza com água e sabão neutro é suficiente para conservar o piso de ardósia. Usar uma solução de água com vinagre vai ajudar a dar brilho. As peças de tonalidade verde e vinho podem, com o tempo, ficar amareladas. Para resolver isso, você pode usar uma solução de 50% de água e 50% de ácido clorídrico.

Como tirar manchas: como a ardósia praticamente não absorve água, é pouco provável que apareçam manchas na superfície de pisos desse material, mesmo quando exposto a líquidos cítricos, vinho e vinagre. Mas, caso ocorra, basta limpar com um produto de limpeza de boa qualidade e enxaguar com água limpa.

Limpeza de mármore e granito

O mármore é um material muito poroso e com alta capacidade de absorção, por isso seu uso é mais indicado em ambientes internos e com tráfego menos intenso. Ao usá-lo na cozinha, por exemplo, a probabilidade de danos é alta, pois os maiores inimigos deste revestimento são os óleos e gorduras, além disso, líquidos ácidos como sucos de limão e vinagre podem corroer a superfície do mármore.

O granito é mais resistente e menos poroso do que o mármore, mas também está sujeito aos mesmos tipos de manchas e indicações de limpeza. Por ser mais duro, é indicado para revestir pisos de ambientes externos e com grande circulação de pessoas.

Cuidados: de acordo com Paulo Gaburo, coordenador de vendas da Marbrasa, o piso de mármore ou granito pode manchar facilmente ao entrar em contato com café, vinho, gorduras, latas, pregos, grampos de cabelo e madeira molhados, por exemplo. Até o uso de água em abundância pode alterar a coloração desse piso. Não utilize água sanitária, solventes, sabão em pó, querosene, sapólio, ácido muriático ou qualquer outro produto corrosivo. 

Limpeza no dia a dia: a limpeza diária dos pisos de mármore e granito deve ser feita com um esfregão ou pano umedecido em uma solução de água e detergente ou sabão neutro ou sabão de coco, de acordo com as indicações da Marbrasa, fabricante de rochas de revestimento. Após esse procedimento, enxague com um pano molhado com água e torcido e termine secando com um pano macio.

Também é indicado varrer com vassoura macia e aspirar com frequência, pois o pó se fixa facilmente em suas superfícies porosas somente com a pressão das pessoas caminhando sobre o piso. Outra dica é encerar o piso após limpo e seco com cera líquida incolor. Use um pano macio para isso e, depois, uma flanela para dar brilho.

Como tirar manchas: é muito difícil remover manchas, o mais indicado é procurar os fabricantes para entender melhor sobre as características do mármore ou granito que você tem casa, pois eles podem ficar mais ou menos porosos de acordo com o clima da região onde estiverem instalados.

Caso as manchas tenham atingido a profundidade de um milímetro, é possível lixar levemente a superfície para removê-la, mas no geral, os líquidos derramados acabam ultrapassando toda a espessura, principalmente do mármore. No caso de fluidos derramados, o indicado é limpar com papel absorvente imediatamente.

Aprenda também a limpar e conservar pisos de madeira.

Tags:

Comentários


  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    EU GARANTO QUE É POSSÍVEL TIRAR MANCHAS DE MÁRMORE, TENHO UMA EMPRESA QUE FAZ ISSO, E AINDA DEIXO BRILHANDO NOVAMENTE.
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Para limpar tirar manchas de marmores use soluçao a 30% de HCl
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Eurecaaaaa leiam pagina 2 e 3 !!! tolinhos!
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Tenho piso de ardósiana varanda e na garagem de minha casa. Já tem 15 anos. Passei cera muitos anos e a agora eu quero mudar de tão feia que ela ficou. Já pedi até para uma máquina para fazer limpeza, pois o cuidador de ardósia, ou seja especialista, disse que ficou assim porque passei muita cera. Só sei que ardósia nunca mais. Vou trocar, pois está horrível, dá impressão de varanda suja. Deve ser porque é muito velha? O que faço para ficar bem linda?
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Tenho ardosia cinza em meu quintal. Um "entendido pintor" resolveu lavar com ácido cloridico ( muriatico) para remover o selante anterior e passar um novo, pois estava manchado. FICOU HORRIVEL, cheio de manchas amareladas contornando a lajota. Ficou desbotado e nem com o novo selante, voltou a ficar com aquele brilho de molhado.Agora vejo que MANDAM lavar com 50% agua e 50% ácido. NÃO FAÇAM ISSO, NÃO DÁ CERTO.ALGUEM SABE COMO RESOLVER O PROBLEMA???????
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Gostaria de saber qual o poduto que devo utilizar para a limpeza de pedra São Tomé, utilizada ao redor de piscinas.
    Obrigado.
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Realmente a reportagem foi esclaredecedora e detalhista. Consegui tirar todas as minhas dúvidas :P.
    P.S. Meus amigos sempre me chamam de irônico, não sei por q motivo.
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Boa tarde,

    Estive lendo algumas perguntas e gostaria de ajudar com minha experiência.
    Quanto a limpeza do mármore, você pode limpá-lo com sal (de cozinha) e uma esponja bem úmida, e depois é só passar, algumas vezes, um pano umido para retirar o sal, pois, alem de clareá-lo dará um brilho incrivel; e
    Para tirar a mancha de vinho, pegue um pedaço pequeno de algodão e coloque sobre a mancha até cobrí-la, depois coloque algumas gotas de água sanitária sobre o algodão que está sobre a mancha na pedra e deixe lá até sumir. Claro que se secar e mancha ainda estiver lá recoloque novas gotas de água sanitária. Logo estara limpa.
    A pedra mármore é porosa e sugará toda a água sanitária, limpando o mármore.
    Eu passei por essa experiência com marmore branco, fiz isso e deu certo.
    Também limpo o mármore em minha casa com sal.
    Espero ter ajudado.
    Boa sorte!
    Deus abençoe!



  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Experimentaram clicar nas setas lá encima? tem outras 2 páginas com explicações !!!
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Empresa especializada em tratamentos de pedras.....
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Existem produtos especificos para remoção de manchas em mármores e granitos.
    Limpeza apenas pano umido com detergente neutro, após varrição e se possivel aspiração.Não se deve aplicar cera para o piso não ficar escorregadio.
    Berti.
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Comentário muito vazio,fala da ardosia,mas no fim,não sabe como
    limpá-la,porque eu tenho piso e telhado de ardosia e suja sim!!!
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Nossa, fiquei sabendo tudo agora sobre ardósia,marmore,granitos. Excelente a reportagem, é de matérias com essa profundidade que precisamos mais. Parabéns.
    kkkkkkkk.
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Estamos a dísposição para esclarecimentos..
    www.miraclestone.com.br
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Pensei que ia aprender a limpar pisos de mármore, granito e ardósia.
    PERDI MEU TEMPO.
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Fantastico...muito esclarecedor...agua e sabão ou procure o fabricante do produto..para de fazer a gente perder tempo
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Infelizmente a materia foi pessima. O titulo diz uma coisa e a materia infelizmente nào diz nada. Acho que o que foi dito acima todo mundo ja sabia afinal limpar com vassoura macia e passar um pano umido é o minimo que todos fazem em casa. infelizmente perdi meu tempo lendo essa materia.
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Luiz Inácio, se você procurar no mercado, vai descobrir que a ardósia é o piso mais barato.

    Quanto às dicas de limpeza, acho que vocês não foram até o fim da matéria ou não entenderam, por exemplo, que as manchas no mármore são retiradas lixando a pedra, como está escrito, porque elas penetram nos poros do piso ...

    E você, Vanias, pelo jeito você espera um milagre, então pode falar com Deus mesmo, aposto que se a matéria tivesse dado várias informações inventadas, de forma irresponsável e sem citar nenhum dos fabricantes consultados, você ficaria muito mais feliz ...
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    É possível eliminar manchas de vinho de uma peça de mármore claro, quase branco? Como?
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Realmente a materia não mostra em nenhum momento como podemos limpar.
    Devemos evitar quais produtos de limpeza (veja, alcool, etc...)?
    Sugiro que procurem esclarecer melhor o assunto.
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Reportagem péssima. Absolutamente superficial, para encher página.

    Não mencionou os tipos de mármores, o que agride, e nem esclareceu dúvidas sobre a limpeza.

    Fazer uma reportagem para indicar que bom é limpar mármore com pano úmido, isso é o básico. E os produtos que podem ou não serem usados??????
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Não houve explicação de como tirar as manchas do granito, por exemplo: a de um prego enferrujadd que ficou sobre o batente da janela.
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Realmente... procurar o fabricante???. Cade as marcas de limpa-pedras?. Realmente fraca a reportagem...
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    PIAS COM GRANITO E MARMORE TENHO UMA DICA PRA DEIXAR A PEDRA COM BRILHO E COM PROTEÇÃO: LUSTRA MÓVEIS. FICA ÓTIMO. E APROVEITANDO , O MESMO PODE SER PASSADO EM JANELAS DE ALUMÍNIO. NÃO SEGURA TANTO A SUJEIRA E DÁ UM BRILHO MUITO BOM. BOA LIMPEZA A TODOS.
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Como falar com o fabricante das rochas vai ser "meio difícil", vou tentar com os distribuidores, mas isso eu já sabia. ridículo o artigo, estão subestimando a capacidade de nossas domesticas.
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Existem sim produtos especificos para limpeza diaria, e limpeza pesada, bem como protetivos, impermermeabilizantes e revitalizadores, para os marmores, granitos, ardosia e pissos frios, como tambem para pisos de madeira e sinteticos.
    O uso de produtos inadequados bem como a não utilização destes, pode mudar as caracteristicas e durabilidade dos mesmos.
    Nossa experiencia nesse campo vem a mais de
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    O título não condiz com a matéria, onde estão as dicas de limpeza - E no caso dos granitos e mármores sugeriu procurar o fabricante? "O três fazem parte da categoria de rochas naturais ....." . Então devo falar com Deus?
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Não é recomendado o uso de ardósia em áreas externas. Mesmo sem o uso de ceras ou produtos selantes em sua superfície é extremamente lisa e escorregadia em contato com a água.
  • 10 de agosto de 2011 às 00:00
    Meu Deus gente, vocês não tem uma reportagem melhor não? o Brasileiro dificilmente tem esse tipo de pisos em sua casa.....
    Só Politico.....
  • 11 de agosto de 2011 às 00:00
    Para comprar produto de limpeza diaria, limpeza pesada, tira manchas, impermeabilizantes para o seu piso , acesse www.casaepiso.com.br
  • 14 de agosto de 2011 às 00:00
    eu tenho ardosia na casa inteira uso a cera piso molhado fica linda
  • 12 de outubro de 2011 às 00:00
    A reportagem foi muito boa.O que acontece é que as pessoas, principalmente os brasileiros, tem mania de jogar sabão em tudo para limpar. Alguns produtos, como sabão em pó, veja multiuso, pinho sol etc, "corroem" as pedras. O ideal é usar um detergente neutro de pia (tipo IPE) diluído em agua para limpar pedras, seja granito ou mármore. Lembrando que o mármore é mais pororso, e as pedras brancas mais ainda. O aconselhável é que sejam impermeabilizadas antes do uso doméstico e a limpeza feita com detergente neutro. Existe uma outra categoria de pedra, tipo limestom, que não se deve usar detergente nenhum, pois mancha mesmo. o ideal é manter a limpeza com pano umido. Alguns produtos específicos devem ser testados antes, para não causar surpresas...e sempre procure seguir as orientações dos fabricantes desses produtos, pois se alguma coisa der errado, vc terá para quem reclamar. No mais a limpeza dessas pedras é feita de forma simples, sem muito detergete para não danificá-las
  • 30 de outubro de 2011 às 00:00
    tenho ardosia no quintal, usei limpa pedra e manchou a ardosia o que devo usar para recupera-la
  • 3 de dezembro de 2011 às 00:00
    bbel tenho um teclado preto q estava guardado por algum tempo agora resilvi usar e para minha surpresa estar todo melado parecendo q estar derretendo o q fazer para limpalo pois ja ten tei varias coisas ddesde ja agradeço abraços.
  • 20 de maio de 2012 às 00:00
    Parabéns sou grata pelas dicas, nunca é demais aprender,vivendo e aprendendo
    rss e tb ensinando Deus abençoe a tdos...linda tarde de Domingo
  • 25 de maio de 2012 às 00:00
    Após uma reforma na casa, em que não troquei o piso do quintal em ardósia cinza, o piso de maneira geral ficou cheio de manchas de cimento, pois o pedreiro fazia massa sobre ele. Podem me ajudar sobre como posso remover as manchas? Está horrível. Já tentei passar limpa pedras, e deu uma clareada onde não havia cimento, mas não mudou nada. A área é bem grande, pois compreende garagem e um quintal de uns 25m X 2.5m. Obrigada desde já.
  • 7 de junho de 2012 às 00:00
    Olá,
    Estou desesperada, meu marido vai me enforcar!!!
    Deixei cair uma garrafa de álcool no chão de ardósia do quintal, como estava chuviscando, joguei um balde de água e deixei para lá, depois guando parou de chuviscar e vou ao quintal, onde tinha derramado o álcool estava tudo branco, então lavei o quintal com sabão e esperei secar, mas não adiantou nada então passei cera de ardósia duas vezes, mas quando seca fica branco novamente. E agora o que faço. me ajude. Grata, Renata
  • 3 de julho de 2012 às 00:00
    Nada disso nao sou politico e gostei das dicas, pois minha casa tem piso de .
    OBRIgada vou .limpar assim.
  • 3 de agosto de 2012 às 00:00
    Ardósia é um piso barato, bonito mas que dá um trabalho imenso. Tenho na casa toda e não vejo a hora de quebrar tudo e trocar.
    Coloquei resina e ficou lindo e brilhante, seis meses depois já estava fosco e feio todo o piso.
    Não sei o que fazer, já procurei informações de como fazer a manutenção porque tirar a resina da casa toda de 6 em 6 meses não dá, fica caro e é um trabalho infinito e ninguém sabe como manter essa resina por mais tempo brilhando.
    Se ninguém sabe é porque não existe uma maneira.
    Conclusão, pedra nunca mais, é lindo na casa dos outros.
    P.S. Marmore é outra porcaria, esburaca todo e ai também não sei como fazer, estou procurando algum outro material para substitui-lo nas pias e me preparando para uma grande reforma.
  • 4 de agosto de 2012 às 00:00
    gostaria de saber qual o produto que posso usar para limpar piso em marmore - estão escuros, e sem brilho . O que usar???
  • 19 de agosto de 2012 às 00:00
    Mármore carrara amarelado. Como limpo
  • 24 de agosto de 2012 às 00:00
    Para limpar granito, use álcool gel na mancha, coloque fogo e espere até apagar, funcionou comigo.
  • 11 de novembro de 2012 às 00:00
    Já tentei tudo que pude para tirar manchas de mármore. Pensei que esta matéria fosse ajudar mas apenas aumentou minha decepção.
  • 1 de dezembro de 2012 às 00:00
    A faxineira limpou resíduos de cimento no piso de ceramica com ácido muriático e manchou o piso em algumas partes. Qual a soluçaõ para limpá-las?
  • 11 de dezembro de 2012 às 00:00
    vou tentar e com certeza consiguirei; muito obrigada!
  • 20 de dezembro de 2012 às 00:00
    realmente, todo mindo enrola mas ninguem dar uma explicação de como limpar ardosia, sinal que não tem solução, quem colocou se arrempedeu, como eu.
  • 3 de janeiro de 2013 às 00:00
    Sofri muito, gastei meu dinheiro com vários removedores e não resolveu o problema.
    A dica é gasolina, passar por quadrado e deixar 2 minutos para amolecer, depois remover com a espátula e se precisar com palha de aço grossa. Só assim eu tirei toda a cera da casa que estou morando.
    Importante, quando usar a gasolina deixar as portas e janelas do ambiente abertas, o cheiro é insuportável e o custo é alto mas resolve. Eu Garanto!
  • 6 de maio de 2013 às 00:00
    SERRA PARA MARMORARIAS CONHEÇA NOSSA MÁQUINA

    ASSISTA O VÍDEO

    Visite www.serraparamarmorarias.com.br








  • 16 de maio de 2013 às 00:00
    Boa tarde! minha casa e toda no granito e tem lugar que existe umas manchas Amareladas parecendo com ferrugem, já tentei limpar mais nada se resolveu. me ajude minha casa e de 680 de área construída a parte de cima e cerâmica branca.
  • 14 de novembro de 2013 às 00:00
    como limpar piso cimentado industrial alisado com bambolê (45 dias de cura/execução), manchado por deixar madeira bruta em cima do mesmo e com chuva saiu borra da madeira manchando tudo?
  • 18 de novembro de 2013 às 00:00
    oi boa tarde preciso saber como faço p/ tirara manchas de ferrugem no granito,aguardo o retorno.
  • 18 de novembro de 2013 às 00:00
    oi boa tarde tenho um granito branco dallas ele esta com muitas manchas de ferrugem o que eu faço p/ tirar os pingos de granito,guardo um retorno,obrigado
  • 26 de dezembro de 2013 às 00:00
    gostaria de ajuda. tenho ardosia no banheiro e no box, tem ficado o box manchado de de branco, creio eu que fique assim devido ao sabonete. tem como tirar essas manchas sem raspar a ardosia. sem mais agradeço e aguardo sua ajuda.
Ir para o topo