Como limpar sua piscina

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Para aproveitá-la no verão

Manter a piscina sempre limpa, especialmente no verão, parece ser uma tarefa das mais difíceis. Mas, comprometer-se a gastar algumas horas por semana com a limpeza dela pode tornar o trabalho menos árduo. Com as ferramentas corretas, encontradas em lojas especializadas, o trabalho fica mais rápido e eficiente.

As redes para folhas possuem cabos longos e são utilizadas para retirar sujeiras maiores antes que afundem e atrapalhem o escoamento da água. O aspirador para piscinas completa o trabalho de filtragem, sendo que o tipo de aspirador mais comum é o manual que é conectado ao bocal do sistema de filtragem da própria piscina através de mangueiras flexíveis.

As escovas de náilon são recomendadas para a limpeza das paredes e do piso da piscina. Se a piscina de sua casa é de concreto, é necessária uma escova específica para retirar algas, já que suas cerdas de aço inoxidável conseguem executar a difícil limpeza das paredes de argamassa.

Para piscinas de azulejos, existem escovas próprias que se encaixam na mão, excelentes para remover sujeiras sem danificar ou arranhar as superfícies. Use pedra pomes para as manchas de sujeiras mais difíceis e resistentes. Os produtos de limpeza a serem utilizados devem ser específicos para a borda e para o material da sua piscina.

Nas próximas páginas, veja passo a passo como deve ser feita a limpeza da piscina.

Bordas e azulejos

Primeiramente é preciso limpar todo o entorno da piscina. Caso esteja coberta, elimine toda a água e sujeira acumuladas na lona. Depois, varra folhas e poeira sempre no sentido oposto à localização da piscina para não levar a sujeira para dentro dela.

Aplique algumas gotas de um produto específico para a limpeza das bordas da piscina, chamado de limpa-bordas, e friccione com uma esponja ou com um esfregão de cerdas firmes. Existem no mercado limpa-bordas menos agressivos, biodegradáveis, que não estragam azulejos e podem ser manuseado sem luvas. Não use palha de aço ou esponjas abrasivas em piscinas de azulejos, já que podem arranhar e estragar as superfícies.

Depois disso, esvazie o depósito do filtro e limpe-o para evitar entupimento. Também verifique se o conjunto de filtragem da piscina da sua casa está funcionando corretamente. Manter os filtros limpos faz com que o sistema de sucção seja mais eficiente e a piscina mais limpa.

Pelo menos uma vez na semana remova folhas e qualquer coisa que possa obstruir o fluxo da água, especialmente se seu aspirador for conectado ao mecanismo de filtragem. Os filtros normalmente estão localizados no fundo da piscina. Em piscinas acima do solo, costumam localizar-se nas laterais.

Com uma rede para folhas, limpe a superfície da água. Em piscinas de azulejo, ao notar que há sujeira acumulada na linha da água, jogue um pouco de produto apropriado para a limpeza de azulejos em todo o comprimento da piscina enquanto passa a rede para folhas. Isso facilita o trabalho posterior de esfregação.

Retirando manchas e resíduos

Escovar as paredes da piscina pelo menos uma vez por semana ajuda a eliminar depósitos de cálcio e algas antes que eles comecem a criar manchas. Você pode usar escovas mais duras em piscinas de concreto armado e mais macias em piscinas de fibra de vidro e pisos emborrachados. Para azulejos, não use nada abrasivo para não arranhar a superfície.

Depois de recolher a sujeira que estava na superfície da água, despeje um pouco mais de produto para a limpeza das paredes e piso, esfregando-os bem. Caso existam manchas no azulejo, esfregue cuidadosamente com pedra pomes, mas atenção para não arranhar os azulejos. A pedra pomes é um material eficiente na remoção de manchas de algas em azulejos. Esfregue também as escadas, utilizando produtos apropriados e esponjas macias ao invés de esponjas de aço.

O aspirador retira do fundo da piscina todos os detritos que ali caíram durante a escovação das paredes. Aspirar toda semana ajuda a manter a água limpa e reduz a necessidade de adicionar produtos químicos para mantê-la saudável.

Controle de PH da água

Muitas vezes quando saem da piscina com os olhos vermelhos e irritação na pele as pessoas reclamam sobre a quantidade de cloro na água, mas na verdade esses são fatores que indicam que o PH da piscina está desajustado. Para medir o PH basta adquirir fitas de teste em casas de produtos para piscina. A fita é descartável e indica a medição através de uma escala de cores.

Fábio Forlenza, técnico responsável da empresa HTH, especialista em tratamento de água de piscina, explica que o PH sofre influencia da chuva, da temperatura da própria água e de cargas orgânicas que os usuários deixam na piscina. Geralmente, segundo ele, o potencial de hidrogênio fica entre 6.8 e 7.6, enquanto a numeração ideal é em torno de 7.0 a 7.4. Outro fator que altera o PH é a alcalinidade da água, que deve ser medida uma vez por mês também por meio de uma fita de medição.

Para piscinas usadas diariamente, Fábio recomenda que o PH seja verificado todos os dias. Se o uso ocorre normalmente somente aos fins de semana, fazer a medição uma vez por semana é suficiente. Caso a coloração da fita indique PH abaixo de 7.0, você deve aplicar produtos químicos elevadores de PH na água, conhecidos como carbonatos. Se a medição revelar potencial de hidrogênio acima de 7.4, será necessário somar ácido clorídrico comprado em lojas especializadas, que é uma substância redutora de PH.

O cloro funciona como desinfetante para a água da piscina, por isso sua aplicação é indispensável. Ele só deve ser aplicado após o processo de regulação do PH, pois se o potencial de hidrogênio estiver desajustado vai impedir que o cloro desinfete a água. Siga as instruções do fabricante do cloro de sua preferência. O nível de Cloro da água deve estar entre 1,0 e 3,0 ppm. Em geral, cerca de quatro gramas cloro granulado são suficientes para cada 1000 litros de água.

Como a luz do sol decompõe o cloro, faça a correção durante a noite. Em piscinas de fibra de vidro ou emborrachadas, o cloro deve ser dissolvido separadamente ao invés de ser espalhado diretamente sobre a água da piscina. Para poder utilizar a piscina, recomenda-se esperar pelo menos uma hora após a aplicação.

Leia também sobre o que levar em conta para construir a piscina ideal.

Tags:

Comentários


  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    Ótimos comentários para quem tem piscina de azulejos que é exatamente o que a reportagem faz, mas o editorial esqueceu que existem mais tipos de piscinas no mundo, se é por falta de informação é bom que o vosso repórter se informe melhor, a matéria pode estar ótima para piscinas de azulejo porém está aquém de ser uma reportagem merecedora de aplausos... Tá difícil!
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    Ótimos comentários para quem tem piscina de azulejos que é exatamente o que a reportagem faz, mas o editorial esqueceu que existem mais tipos de piscinas no mundo, se é por falta de informação é bom que o vosso repórter se informe melhor, a matéria pode estar ótima para piscinas de azulejo porém está aquém de ser uma reportagem merecedora de aplausos... Tá difícil!
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    Tem também Neto, depende muito do estado da piscina... É possível manter uma piscina cristalina sem uma gota de algicida mesmo com chuvas e etc (experiência própria)... isto o cloro estando num nível bom sempre e filtrando regularmente a água.
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    A Agua turva com chuvas porque e a maior causadora ou ploriferacao de algas. Basta manter regularmente a aplicação de algicidas. Turbidez nao tem a ver bom cloro!!
    Att.

  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    Celio Antunes, onde disse ""Telinha" e depois tentar drenar novamente?" troque para ""Telinha" e depois tentar ASPIRAR novamente?", abraço.
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    Célio Antunes, Há quanto tempo não troca a areia do filtro???? Quando o filtro começa a retornar água suja, você costuma colocar na opção "Lavar" e ver na "telinha" a agua ficando limpa, depois colocar na "Pré-Filtrar" ver a agua ficar limpa denovo na "Telinha" e depois tentar drenar novamente? Se não o fez, tente ^^ isto é crucial. Caso não funcione, a troca de areia é uma ótima saída. Abraço.
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    João, provavelmente acontece pois o nivel de cloro (caso seja seu caso) está sempre baixo e o PH também pode estar fora do ideal, então quando chove, o cloro não é suficiente para agir em toda esta nova água que entra, a qual geralmente está com niveis de PH muito diferentes do ideal também. O que deve ser feito é regularizar o nível de Cloro (ou sal, cobre, ultravioleta e etc) e PH. Para ajudar pode usar a fita teste para verificar como se encontra estes níveis e na própria "caixinha" da fita teste tem as colorações para você comparar com o ideal. Caso o ideal não esteja adiantando, o Cloro pode estar um POUCO acima que não afeta nada, caso também não resolva aí o problema pode ser outro, como muitas partículas suspensas na água por exemplo, aí neste caso compra o GENFLOC da genco por exemplo e joga, deixa a agua parada sem filtrar e no dia seguitne aspira a piscina drenando que vai resolver. Outro detalhe, a piscina tem que filtrar umas 4hrs por dia para se manter legal. (que biblia escrita aqui ein, trabalhei com limpeza de piscina por bastante tempo =] ). Espero que ajude.
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    Tenho piscina de vinil. A máquina que uso é externa da marca Dancor, que funciona bem no modo "drenar", mas funciona mal no modo "filtrar", pois devolve água suja para a piscina. Assim, uso só a função "drenar", que deixa a mesma limpinha, mas há excesso no desperdício de água. Que fazer?
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    Tenho uma piscina de vinil e a agua fica turva toda vez que chove, como proceder para que isso não aconteça.
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    Não se esfrega as paredes e bordas antes de aspirar o fundo. A primeira coisa a ser feita numa piscina é aspirar o fundo, caso o fundo tenha sugeira muito fina perceberá o porque da ordem das coisas.
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    Olá!
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    **Ademir**
    Ph - É a variação de uma escala de 0 a 14, que expressa a concentração de íons de hidrogênio (H+) presentes numa solução aquosa, indicando se a água está ácida (pH entre 0 e 7), neutra (pH igual a 7) ou básica (pH entre 7 e 14 também se diz alcalina).
    A acidez de uma solução aumenta a medida que o pH baixa; e vice-versa, a acidez diminui á medida que o pH sobe.
    A basicidade de uma solução aumenta a medida que o pH aumenta; e vice-versa.
    O pH da água da piscina tem influência importante sobre a qualidade da água, a eficácia dos produtos utilizados, o conforto dos banhistas e a conservação dos equipamentos com os quais a água entra em contato. Águas com pH baixo de 7,0 (ácido) provocam irritação nos olhos e pele dos banhistas, corrosão dos equipamentos e materiais da piscina, alguns rapidamente percebidos como nos metais, outros somente visíveis a mais longo prazo, como em concreto; em pH baixo o cloro se dissipa rapidamente.
    Águas com pH muito básico causam incrustações nas paredes e equipamentos da piscina, diminuem a eficiência do cloro, e podem apresentar turbidez e leitosidade. O ideal é manter a água da piscina levemente básica, na faixa de 7,4 a 7,6.

    PPM - É uma relação entre grandezas muito utilizada em tratamento de água, em que lidar com porcentagem resultaria em números muito grandes (1% = 10.000ppm) de forma que 1 ppm significa uma parte em 1.000.000 de pares.
    Exemplo:
    Para produtos sólidos 2 ppm significa:
    2 gramas em 1.000.000 de gramas
    2 quilos em 1.000.000 de quilos

    Para produtos líquidos 5 ppm significa
    5 ml em 1.000.000 de ml
    5 litros em 1.000.000 de litros
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    O que é o PH E PPM?
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    Tenho uma piscina de vinil e a mesma encontra-se com algumas bolhas.
    Há opção de reparar, sem o escoamento da água?
    Há alguma firma especializada em Mairiporã/SP?
    Obrigado
  • 4 de janeiro de 2012 às 00:00
    TENHO UMA PISCINA DE ALUZEIJO,SENDO QUE SEU ACABAMENTO EM VOLTA DA PISCINA É FEITO DE PEDRAS .....GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR ACABAMENTO PARA A QUINA DAS PEDRAS, POIS ACHEI O ACABAMENTO PARA PISCINA DE FIBRA ONDE FICA COM SALIENCIA QUE PODERIA SER PERIGOSO ONDE OS USUARIOS PODERIAM TROPEÇAR.
  • 8 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Bom artigo, vale acrescentar que existem muitas empresas especializadas nesse tipo de serviço, que utilizam os melhores produtos e equipamentos disponíveis no mercado, isso além de possuir funcionários devidamente treinados para o serviço, economizando recursos naturais, produtos, tempo e mão de obra.
  • 21 de fevereiro de 2012 às 00:00
    BOA TARDE,TENHO UMA PISCINA DE FIBRA,MAS COM O TEMPO ELA DESBOTOU E ENCARDIO ,TEM UMAS BOLHAS TBM,EXISTE ALGUMA TINTA ESPECIAL PARA PINTAR SEM EXPERDIÇAR AGUA?
  • 12 de outubro de 2012 às 00:00
    Minha piscina está muita suja. A água da chuva que caiu pelo telhado foi direto na piscina. Como devo fazer para deixar a água cristalina novamente? Que produto devo adicionar na piscina para decantar a sujeira?
  • 25 de outubro de 2012 às 00:00
    Boa tarde ,tenho uma piscina com 13 de comp. 4 de larg. e 1,80 de profund. ela passou 2 meses sem limpar, ela é de fibra e o rapaz que cuida não esta conseguindo lnpar,quostaria de saber quas os produtos que devo usar? olha que ele ja usou bastante coisa.
  • 12 de novembro de 2012 às 00:00
    tenho uma piscina de 4 mt por 11 de comprimento a agua esta verde e não consigo deixar ela cristalina o que de vo fazer?
  • 13 de novembro de 2012 às 00:00
    Percebo que existe muito clientes necessitando de serviços com qualidade no que diz em limpeza de piscina, visto que estou sem um emprego fixo estou querendo em aprender esse novo oficio, toda e qualquer informação que eu poder absorver será muito utíl. Estou disposto a aprender.

    Obrigado.
  • 17 de dezembro de 2012 às 00:00
    Tenho uma piscina de azulejos totalmente reformada, inclusive tubulação e casa de máquina, areia trocada a menos de 2 meses. Quando aspiro a sujeira através da aspiração/filtrando ela fica limpa e cristalina. No dia seguinte continua limpa e, então, coloco apenas para filtrar, e imediatamente há retorno de areia pelos bicos de retorno. Faço a retrolavagem e pré-filtragem do filtro e o problema persiste. O que pode ser?
  • 20 de dezembro de 2012 às 00:00
    Gostaria de conhecer os preços dos produtos e a sequencia de utilização para
    limpeza de de uma piscina com 3 mts.de diâmetro e 1,40 de profundidade, sou
    totalmente leigo no assunto inclusive de como funciona a máquina e o filtro da
    piscina, será que eu conseguiria estas informações po email??
  • 2 de janeiro de 2013 às 00:00
    O esgoto é sempre esquecido quando ??? Filtrar com ele ligado, jogando agua fora ? Apenas as filtrar e retornar a agua criando uma "gosma"" concentrada no fundo? Temos lido sempre - filtrar durante 6 (seis) horas. (tamanho da piscina ??????????) Mesmo acontece com lavar (ligado o u não). Lavando quando fica limpa, a sujidade vai ppara areia ou joga fora ????. Os ensinamentos pelos videos pulam esta parte.

  • 15 de março de 2013 às 00:00
    a agua da minha piscina esta verde, como faço para limpar, porque a onde moro naõ conheço quem faça este serviço direito
  • 10 de novembro de 2013 às 00:00
    Porque na posição retrolavar, a agua esta saindo com areia.
Ir para o topo