Como limpar telas de LCD e plasma

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Elas estão na TV, computador, iPhone e iPod

As telas de LCD e plasma estão nos computadores e televisões de última geração e são capazes de gerar imagens incrivelmente bem definidas, tão lindas e reais que ficamos com medo de limpar a tela e estragá-la. Essas telas parecem - e de fato são - mais sensíveis do que as antigas feitas de vidro e demandam cuidados mais simples do que você imagina.

A diferença básica entre as tecnologias LCD e Plasma é que na de plasma cada ponto da tela emite luz individualmente, enquanto as de LCD funcionam como um filtro que recebe a luz de uma fonte localizada atrás da tela e a transforma em imagem.

Como limpar telas de LCD e Plasma

Os dois tipos de tela podem ser limpos da mesma maneira. Falamos com Rafael Cintra, gerente sênior de TVs da Samsung, e ele salientou que:

  • O ideal é limpar o aparelho a cada 15 dias. Lembrando que o gabinete deve ser limpo com pano úmido e a tela com uma flanela limpa e seca, mesmo os instalados nas áreas de serviço e cozinha, onde a umidade e a gordura imperam.
  • Não é recomendado colocar uma TV no banheiro, pois o vapor eliminado pelo chuveiro prejudica as peças internas da TV.

Veja agora como limpar as telas.

Quais materiais usar

Materiais utilizados na limpeza de telas de plasma e LCD

  • Panos de limpeza: os panos de tecido de microfibra são os mais indicados para realizar a limpeza das telas de plasma e LCD porque não desprendem plumas que poderiam se fixar na superfície da tela. Flanelas e tecidos macios também podem ser utilizados. Panos atoalhados, lenços de papel e tecidos abrasivos não são recomendados, já que podem cobrir a superfície das telas com fiapos.
  • Espanador antiestático: o primeiro passo é retirar a poeira usando um dos panos citados ou um espanador antiestático, que evitará que o pó seja arrastado pelos panos convencionais, já que isso arranharia a superfície das telas de LCD e de plasma.
  • Água pura: depois que a tela estiver sem poeira, podemos passar sobre ela, sem pressioná-la, um pano de microfibra ligeiramente umedecido somente em água.

Tirar manchas gordurosas e de dedos

Agora, se sua tela tem manchas de dedos, o que não deveria ocorrer, aplique a solução abaixo pontualmente na mancha com uma flanela macia e finalize passando um pano umedecido apenas em água.

Solução caseira:

1/2 litro de água

2 colheres de sopa da vinagre

Como lidar com algum líquido que espirre na tela

Isto não deveria ocorrer, mas em uma eventualidade seque imediatamente a tela para que o tempo prolongado de exposição à umidade não a danifique irreversivelmente. Passe um pano ligeiramente umedecido com água limpa se o líquido contiver açúcar.

iPhone, iPod e produtos abrasivos

Limpeza de iPhone e iPOD com touch screen

Limpe imediatamente se estes aparelhos entrarem em contato com substâncias que possam causar manchas, como tinta, tinturas, maquiagem, comida, óleos e loções. Para a limpeza comum utilize um pano suave, ligeiramente umedecido em água e que não solte pelos.

As superfícies de vidro à frente e atrás têm um revestimento oleofóbico. Para remover marcas de dedos, basta limpar estas superfícies com um pano macio, que não solte pelos. A capacidade deste revestimento para repelir o óleo diminui com a utilização ao longo do tempo e, se o ecrã for esfregado com um material abrasivo pode ficar com o vidro riscado.

Não use produtos de limpeza abrasivos

De qualquer maneira é melhor evitar produtos de limpeza abrasivos na limpeza de telas de telas de LCD e Plasma de qualquer tipo de aparelho eletrônico, pois em doses erradas, produtos à base de acetona, álcool, detergentes e desinfetantes podem danificar as telas.

A empresa Apple recomenda a seus consumidores que nunca usem limpa-vidros, detergentes domésticos, aerossóis, solventes, álcool, amoníaco ou outros produtos abrasivos para limpar o monitor, iPhone, iPod e iPad. Além disso, nunca pulverize o produto de limpeza diretamente no ecrã, pois ele poderá infiltrar-se no monitor e provocar danos.

Tecnologias cada vez mais sofisticadas e naturalmente mais delicadas vão aparecendo no mercado. O correto é cuidarmos dos aparelhos com o maior cuidado possível, evitando deixar cair migalhas de comida ou líquidos que podem danificar irreversivelmente as telas de plasma, LCD e LED.

Aprenda também a limpar e conservar cds e dvds.

Tags:

Comentários


  • 9 de março de 2011 às 00:00
    Gostaria de saber como limpar meus bons e velhos LPs de vinil
  • 15 de março de 2011 às 00:00
    Bebel me ajuda, estou desesperada!
    Estava mexendo com cola perto da TV e o vento grudou um fio de superbonder na tela de plasma! O que eu posso usar para remover sem estragar a tela?
  • 16 de março de 2011 às 00:00
    Bem Sabryna, acho que só usando uma lixa de água para desgastar a cola... lool
  • 3 de junho de 2011 às 00:00
    Para limpar vinil sempre usei alcool diluido em água e algodão! Nunca deu problema!
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    KKKK parem de zuar galera e seguem a dica ae hauahuaha
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    Sabryne....use dinamite...ou marreta.......se a televisão for de LED.....use uma serra eletrica...
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    Para remover mancha de superbond use uma furadeira ou britadeira na tela......com a televisão ligada. Pode ser que a telvisão não funcione nunca mais....mas que a mancha vai sair...vai.rsrsr
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    Eu uso Sapólio. Muito bom. Tira todas as manchas além de deixar um perfume refrescante de aroma do campo.
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    Eu uso Shampoo para limpar, fica ótimo!
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    Essa de dar uma martelada bem em cima é boa!

    kkkkkkkkk
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    minha filha passou repelente no lado exerno da tv,...gostaria de saber se tem algo q retire..j'a passei de tudo nada resolveu...eu acho q a mancha 'e proveniente da palavra samsung q em contato c o repelente manchou a tv...e qto a limpeza em geral gostei da dica
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    Sandra. Vinis use alcool isopropilico.
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    SEMPRE USO PARA LIMPAR AS TELAS DE MINHAS TVS COMPUTADORES EM MINHA EMPRESA E PESSOAL,UM PRODUTO FABRICADO AQUI NO BRASIL CHAMADO RENDITELA EXISTE VÁRIOS DESTES PRODUTOS NO MERCADO,MAS IGUAL A ESTE AINDA NAO ENCONTREI,COMPREI NOS USA UM PRODUTO,MAS FICOU A DESEJAR EM RELAÇÃO AO FABRICADO AQUI NO BRASIL.
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    use um pouco de cocacola
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    Pq toda Sabryna é bu....
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    SABRINA: DA UMA MARTELADA QUE SAI, EU GARANTO !!! MAS TEM QUE SER BEM EM CIMA OK?
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    Eu sempre usei flanelas
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    "NÃO use lixa porque vai estragar a tela."

    uhauhauhahuauhauhauhauhahuhauhauhuauh
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    Sabryna, tente passar, com muito cuidado, um pano umedecido em água morna.
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    NÃO use lixa porque vai estragar a tela. Para dissolver Superbond há um produto próprio, do mesmo fabricante, normalmente vendido em lojas que vendem colas. Pode-se usar também acetona em cotonete.
  • 9 de agosto de 2011 às 00:00
    Acho que esses comentários deviam passar por um moderador a fim de selecionar aqueles que têm sentido, já que publicam muitos comentários chulos de pessoas desinstruídas, geralmente adolescentes cabeça oca.
  • 9 de agosto de 2011 às 00:00
    Vejam vcs o que é a cabeça de alguns brasileiros: e são tipos como eses que elegem governadores, prefeitos e outras cocozadas!
  • 9 de agosto de 2011 às 00:00
    Bom.. essas pessoas desagradaveis q dizem pra passar soda e etc...é por que simplismente tem inveja de quem tem, e posta comentarios tão inuteis, que nao valem a pena nen de ser lidos.E a respeito da materia, muito boa, muitas pessoas nao sabem como limpar, e acabam arranhando ou estragando.
  • 9 de agosto de 2011 às 00:00
    É de se ficar pasmo a educação de nosso povo,lendo algumas respostas acima.Não existe mais educação e nem respeito para com o trabalho alheio.Acho que não deveriam publicar esses tipos de resposta
  • 9 de agosto de 2011 às 00:00
    passa solupan com sapólio Radium
  • 9 de agosto de 2011 às 00:00
    Olha aí, uma coisa boa que sempre uso e limpar a tela com amaciante de roupa (confort). Num pano seco. Espero q tenha ajudado vcs na dica.
  • 9 de agosto de 2011 às 00:00
    Muito bom, gostei mesmo da dica da solução de acido acético (vinagre).
    Da ultima vez que apareceu uma "dica de como limpar lcd" aqui no uol, a sugestão era comprar o produto original ¬¬ .
    Mas agora sim, a reportagem está útil.
    valeu.
  • 9 de agosto de 2011 às 00:00
    Considero muito babacas esses fabricantes, se eu compro um produto é para utilizá-lo, certamente que nao vou maltratar o produto mas tambem nao vou cuidar com todo o carinho, vivo colocando os dedos no meu notebook e monitor de lcd, agora vem me dizer que isso nao deveria ocorrer. Afinal estamos na era touchscreen!!
  • 9 de agosto de 2011 às 00:00
    QUAUQAQUAQUAQUAUQUAUQUAUQUA ACABEI RI PRA C.... QUANTA BABOSEIRA....
    SABRYNA VOCÊ É MUITO JUMENTA......QUAUQUAUQUAUQUAUQUAUQUAUQUA.
    QUANTAS LIÇÕES, ESSE PESSOAL É ÓTIMO.... QUAUQUAUQUAUQUAUQUAUQUAUQUA
  • 9 de agosto de 2011 às 00:00
    Eu uso aqueles líquidos especiais para se limpar óculos, e nunca tive problemas, recomendo a todos.

  • 25 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Sandra
    LP`s e compactos(cds, dvds,etc) sempre com agua e sabao neutro com esponja macia.
    Secar eh perigoso. nao esfregue. use um super papel toalha ou hig. bem macio. sem esfregar. minha duvida resolvi. limpar telas de tv(qualquer tecnologia) com LIMPA LENTES, sempre com muito carinho. bt
  • 1 de setembro de 2012 às 00:00
    em falar em Tv, estou doido pra comprar uma Tv nova da LG de 84" *---*
  • 20 de janeiro de 2013 às 00:00
    sera que isso funcionar vinagre e agua funciona
  • 20 de janeiro de 2013 às 00:00
    quero saber de uma coisa minha televisão ficou mancha na tela o que faço para tirar por favor me ajuda quero tirar um produto
  • 18 de fevereiro de 2013 às 00:00
    gostei como limpar torradeira
  • 4 de junho de 2013 às 00:00
    A MINHA PAROQUIA TEM AS JANELAS DE VIDRO TIPO BRINDEX, NÃO SEI SE ESTOU DEFININDO BEM, POiS NÃO ENTENDO MUITO DISSO. E a antiga zeladora deixou encardir s vidros. Preciso de um produto que desencarda os vidros.
    Por favor se vcs puderem mandar pro meu email a indicação de um produto deses ficaria muito agradecida.
    Sem mais muito obrigada
    Rosa
Ir para o topo