Como limpar utensílios de aço inox

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Mais brilho para sua cozinha

Não é por acaso que boa parte dos utensílios domésticos, especialmente os de cozinha, atualmente, é fabricada com aço inox. Esse material oferece vantagens como resistência, beleza e praticidade, além de dispensar o uso de produtos abrasivos.

A composição do aço inox faz com que uma fina camada de crômio ou cromo se forme em sua superfície. Essa camada confere maior resistência ao aço inox ao protegê-lo de elementos corrosivos. É preciso tomar alguns cuidados para manter essa camada intacta e seu aço inox brilhante e livre de manchas e arranhões.

Na limpeza diária use detergentes e sabões neutro diluídos no lado mais macio da esponja de cozinha para retirar a gordura das superfícies. Depois, enxágue com água abundante e seque com um pano macio para evitar as manchas deixadas por gotículas de água. Panelas, travessas e talheres de inox também podem ser eficientemente limpos nas máquinas de lavar louça, pois são resistentes.

Algumas técnicas especiais ajudam a tirar manchas e sujeiras difíceis. Quando houver restos de alimentos queimados e incrustados nos utensílios de inox, a dica é deixá-los de molho em uma solução de água quente e bicarbonato (duas colheres de sopa de bicarbonato para 500 ml de água). Outra maneira de remover as sujeiras mais difíceis é fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e álcool e usar uma escova macia para espalhar a pasta no sentido de polimento dos utensílios.

Se ainda assim você não conseguir remover as manchas, provavelmente será necessário recorrer a um removedor químico à base de amônia e água. Esses removedores são fortes o suficiente para amolecer mesmo as sujeiras mais intensas e não danificam o aço inox quando usados adequadamente.

Para lustrar, uma solução caseira é derramar uma colher de sopa de azeite em um pano seco e limpo e esfregar suavemente com movimentos circulares a peça a ser limpa. Essa medida é suficiente para limpar uma coifa de aço inox, porém, se o objeto for menor, aplique apenas umas gotinhas de azeite, já que o excesso resultará em efeito contrário ao esperado. Um truque para eliminar os riscos é pingar algumas gotas de fluido de isqueiro e polir com uma flanela.

Como conservar as superfícies de aço inox brilhantes

Para evitar que as superfícies de aço inox fiquem cheias de marcas de dedos, aplique vaselina líquida sobre o objeto limpo e seco, usando um pano macio em movimentos suaves que acompanhem o polimento do inox. Assim, se formará uma fina camada de cera que servirá para conservar as superfícies livres de manchas de gordura.

Em caso de manchas de ferrugem, aplique um algodão embebido em uma solução contendo 90% de água e 10% de ácido nítrico e deixe agir por 30 minutos. O ácido nítrico somente é indicado para remover manchas difíceis em utensílios feitos de inox e não deve entrar em contato com outros utensílios de metal, especialmente aqueles de alumínio e cobre. Recomenda-se o uso de luvas de borracha e proteção para os olhos no manuseio do ácido nítrico, que deve ser mantido fora do alcance das crianças e estocado em potes de vidro.

Fique atento ao tempo de cozimento dos alimentos para proteger seus utensílios de inox. Mesmo se expostos apenas à água fervente durante muito tempo, podem surgir manchas escuras de difícil remoção. Também tenha cuidado na hora de guardar as panelas de aço inox casa, já que elas podem riscar se forem empilhadas e friccionarem-se umas às outras. Pendurá-las é uma maneira de evitar o problema e também serve de decoração da cozinha.

Uma colher de vinagre de maçã adicionada a meio copo de água é suficiente para deixar a superfície de uma pia de inox mais brilhante.

Existem produtos especialmente formulados para a limpeza do aço inox que deixam as superfícies brilhantes e espelhadas. Esses produtos removem a camada de óxido que costuma escurecer os objetos, recuperando o brilho original. Procure produtos que não sejam tóxicos.

Inimigos do aço inox

Em cidades litorâneas, a sujeira e o pó misturam-se à atmosfera impregnada de sal marinho e tudo isso pode se tornar corrosivo, danificando as superfícies de inox. Como o sal é uma substância que pode corroer o aço inox, evite também deixar alimentos salgados durante períodos prolongados sobre essas superfícies.

Os detergentes são compostos por produtos químicos agressivos e quando usados em concentrações acima da recomendada ou deixados em contato com os utensílios por horas prolongadas também podem causar danos às superfícies de inox.

As esponjas de aço não só arranham o aço inox, como podem manchá-lo de ferrugem, por isso deve se evitar a proximidade entre esponjas de aço e os utensílios deste material. Além disso, sempre é melhor usar água morna do que fervente para limpar estas peças. Você também pode usar água sanitária para limpar pias e fogões de inox, desde que a dilua bem antes em água. Use talheres de silicone ou madeira quando cozinhar em panelas deste material.

Veja também como limpar cada tipo de panela.

Tags:

Comentários


  • 25 de junho de 2013 às 00:00
    With Innospray B600, or with harder spots Innosoft B570.
Ir para o topo