Como organizar a casa ambiente por ambiente

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Não precisa gostar de cozinhar para querer ficar na cozinha. É sempre um lugar de encontro, de bate papo, de confraternização. Vamos pensar nas dicas básicas de organização para os principais focos de bagunça da casa. Será que vocês podem me ajudar? Eu tenho as minhas dicas. Quem tem outras???

Entender o dia a dia dos moradores é fundamental para que possamos dividir bem os espaços. Mas o básico serve para todos os estilos de vida.

Dividir conforme o uso

- Louças do café da manhã próximas à mesa

- Talheres, facas e tábuas próximas à pia.

- Panelas e assadeiras junto ao fogão.

- Copos agrupados e alinhados conforme o modelo e o tamanho

Uma das principais fontes de desorganização em uma cozinha é a despensa. Por isso é importantíssimo mantê-la sempre arrumada. Mas como?

Divida tudo em prateleiras

- Uma para os itens básicos como arroz, feijão, sal, farinhas, óleos, azeites, grãos em geral.

- Outra para latarias, temperos e especiarias.

- Mais uma para bolachas, achocolatados, torradas, salgadinhos.

- Bebidas (latas, caixas e garrafas) merecem também uma prateleira, de preferência na última.

Na página a seguir, veja dicas para organizar a copa.

Copa

Ter uma espécie de louceiro na copa é o ideal. Nesse espaço, arrume os itens da seguinte forma:

- Baixelas e outros itens de prata devem ser embalados em sacos de feltro escuro e etiquetados, para não precisar ficar abrindo sempre. A prata mancha com facilidade. Essa forma é mais prática, mas há quem prefira embalar peça por peça em filme plástico (aqueles de cozinha mesmo).

- Copos e taças de cristal de acordo com a altura. Uma dica: comece da esquerda para a direita, com as taças de champagne, depois água, vinho tinto, vinho branco e licor. Facilita demais!

- Gavetas para os faqueiros são o máximo. Todas forradas, é claro.

Na página a seguir, veja dicas para organizar o closet.

Closets e armários de roupas

Aqui as dicas são inúmeras, pois sabemos o quanto é fácil deixar um closet bagunçado por conta da correria do dia a dia. Ter cabides iguais já é um grande começo para a organização do closet. Se você divide o closet com o marido, por exemplo, eleja uma cor de cabides para ele e outra para você. Isso vale também para armários de irmãos que dormem juntos. Facilita até para quem cuida da sua roupa em casa.

Mas, para começar bem essa arrumação, é preciso "dar uma geral" nas roupas. Faça perguntas a você mesmo: há quanto tempo não uso essa roupa? Fica bem em mim ou comprei por comprar? Preciso mesmo ficar com ela?

Depois dessa triagem, vai ser mais fácil. Algumas dicas:

- Organize as peças das cores claras para as escuras

- Dos tecidos finos para os mais encorpados

- Do social ao esportivo

- Das curtas às longas

- Mantenha sempre os cabides para o mesmo lado, com as roupas penduradas da mesma forma.

- Não misture as coisas. Faça gavetas separadas para calcinhas, sutiãs, echarpes e lenços, bijuterias, camisetas brancas, camisetas coloridas, roupa de praia.

- Caixas são boas soluções para tudo. Desde que estejam etiquetadas para você saber o que está lá dentro.

- Faça força para não ir jogando as coisas lá dentro. Uma vez organizado, fica mais fácil manter.

Na próxima página, veja como arrumar o quarto das crianças.

Quarto de criança

Eis um item difícil... Mas como tudo na vida é aprendizado, é bom que desde pequenas as crianças saibam o quanto é importante manter as coisas em ordem. Veja dicas para ensinar seu filho a arrumar o quarto. Reveja com seus filhos quais os brinquedos que eles realmente usam. É uma hora excelente para fazermos doações para quem precisa.

Para a organização, caixas plásticas transparentes são fundamentais. Coloque uma etiqueta para a criança saber o que é para guardar em cada uma delas, e é claro, ajude-a a fazer isso sempre. Uma hora ela vai fazer sozinha, acredite.

A seguir, algumas sugestões para organizar revistas e livros.

Revistas e livros

Antes de começar a arrumar, reveja principalmente as revistas para saber se vai ou não guardá-las. Não tenha medo de arrancar as páginas e só guardar aquilo que interessa. Faça um caderno com esses recortes e você vai ver que ficará muito mais fácil encontrar suas matérias favoritas. Depois disso, agrupe sempre por assunto e por data. As mais recentes ficam sempre em primeiro.

Organizar os livros não é colocá-los nas prateleiras só por ordem de tamanho.Da mesma forma que as revistas, os livros devem ser agrupados por temas e dentro dos temas, por autores. É claro que isso não é tão simples, mas com boa vontade e tempo, dá para fazer. Se preferir um jeito mais simples de arrumá-los, ordene por coleção, tipo de capa e altura. Vai ficar bonito também. Veja aqui mais dicas para organizar seus livros.

Estante de tv e adega

A sala é um lugar de todos da casa e, portanto, deve estar sempre em ordem. E nada de entulhar muitos móveis, pois isso não é nada inspirador para a organização. As estantes de TV devem ser funcionais hoje em dia. São equipamentos, videogame, jogos, além dos DVD´s e dos CD´s.

Organize as gavetas de CD da seguinte forma

- Nacionais e internacionais por gênero e ordem alfabética. Parece neurose, mas vai ser muito mais fácil encontrar um CD na sua coleção.

- DVD por gênero também: filmes, musicais, shows, infantis.

Se quiser, coloque também nessa estante alguns livros, lembranças de viagens, adornos. Sempre com muito critério.

Adega

Divida sua adega por região e identifique as garrafas com uma etiqueta pendurada no "pescoço" delas. Informações sobre o vinho devem constar nessa etiqueta, para facilitar ainda mais. Tente manter um fichário com suas anotações pessoais sobre todos os vinhos. Isso pode virar uma boa diversão.

Que bom conseguir chegar ao final da organização da casa. Você tem toda condição para chegar lá. Comece agora.

Beijocas estaladas

Bebel

Veja também 15 dicas para a organização do banheiro.

Tags:

Comentários


  • 26 de setembro de 2016 às 00:00
    Por favor quero copiar um arquivo para me ajudar a organizar a minha casa... Me ajuda libere para copia por favor.
Ir para o topo