Como organizar a pia da cozinha

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas práticas

Manter a pia da cozinha organizada é uma questão de higiene. Louça suja e úmida favorece a proliferação de micro-organismos que causam mau cheiro e podem contaminar utensílios e alimentos. Por isso, diz-se que a regra principal para manter uma cozinha limpa é lavar panelas, copos, pratos e talheres logo depois de utilizá-los. Embora essa não seja uma tarefa fácil de ser cumprida, existem alguns truques que podem facilitar o trabalho.

Na hora de cozinhar, por exemplo, podemos usar o tempo de cozimento dos alimentos para realizar a limpeza da louça utilizada na preparação dos pratos. Assim, após o almoço, se cada integrante da família cuidar de limpar seus próprios utensílios, a limpeza da cozinha ficará mais fácil e rápida

Adquira uma escova com cerdas firmes de plástico e cabo comprido para realizar pré-lavagens na louça, pois não absorvem gordura como as esponjas usuais. Basta jogar um pouco de detergente (com água quente nas louças mais engorduradas) e passar a escova para desprender os restos de alimentos. Essa espécie de pré-lavagem evita que restos de alimentos e gordura fiquem impregnados na esponja, dificultando a lavagem de outras louças.

Deixar a louça de molho em água, detergente e uma pitada de bicarbonato de sódio durante algumas horas antes de lavar os utensílios mais sujos e engordurados também pode facilitar muito o trabalho de remoção de queimados e gordura.

Os pratos assados costumam deixar travessas com sujeiras difíceis de remover. A dica é, depois de preparar receitas assadas, servi-las em outras vasilhas que não aquelas onde foram preparadas. Assim, tão logo você acabe de preparar o prato, pode colocar as travessas de molho para amolecer as sujeiras que ainda não terão se cristalizado e, portanto, se desprenderão mais facilmente. Para guardar as sobras, use vasilhas transparentes de plástico que possam ser hermeticamente fechadas.

Acessórios indispensáveis e o uso do espaço

Alguns acessórios fazem a diferença na hora de lavar a louça. São eles:

  • Escorredor de prato: existem escorredores retráteis que desocupam o espaço assim que a louça é enxuta e guardada.
  • Escorredor de talheres: são desenhados para tornar a secagem dos talheres mais rápida. Existem modelos muito bonitos que podem servir para guardar os talheres usados no dia a dia, sem que precisem ser transferidos para a gaveta.
  • Escorredor de copos e de xícaras: é comum que, após uma reunião ou festa em casa, haja mais copos do que pratos para serem lavados. Nesses momentos, possuir um escorredor apropriado para copos facilita a secagem dos mesmos, sem manchas e sem pano de prato.
  • Rodinho e escova para pia: Uma escova de cabo comprido pode ser essencial na pré-lavagem da louça mais engordurada, além de servir também para lavar a própria pia. Já o rodinho é prático porque torna a secagem da pia mais rápida.
  • Kit esponja, detergente e lixeira para pia: existem bonitos kits para a pia que enfeitam a casa e são muito práticos para abrigar suas esponjas, o sabão, o detergente e uma lixeira auxiliar para a hora de cozinhar. Aproveite para separar um potinho onde possa deixar sua esponja se desinfetando durante a noite. Basta uma colher de café de água sanitária para 200 ml de água. Mergulhada nesta solução, suas esponjas estarão limpas para o uso no dia seguinte.
  • Luvas: Os detergentes não dissolvem apenas a gordura da louça, mas também os óleos naturais produzidos por nossa pele para mantê-la úmida e saudável. Por isso, deixe um par de luvas de tamanho apropriado e use-as sempre que for lavar a louça para proteger suas mãos.

Outra dica é manter duas esponjas na pia de sua casa: uma para lavar a louça mais engordurada e outra para lavar sujeiras mais leves. Etiquete os potinhos onde for guardar cada uma delas para evitar confundi-las. Você também pode desinfetar a esponja usando o micro-ondas: envolva a esponja ainda úmida em um papel toalha e a coloque sobre um prato próprio para micro-ondas, deixando em potência máxima por 30 segundos.

Debaixo da pia é o lugar ideal para abrigar panelas, tábuas de carne e vasilhas de plásticos. Se ainda houver espaço para separar um armário para guardar mantimentos como arroz, feijão, macarrão, massa de tomate, etc. Deixe a parte da frente para armazenar os produtos que você mais usa.

Leia outras dicas de como organizar a cozinha.

Tags:

Comentários


Ir para o topo