Como organizar a rotina da empregada

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Para que ela faça todo o serviço da casa

Uma empregada doméstica deve ser escolhida com todo o cuidado, pois ela estará em contato diário com a sua família, sua casa e suas coisas. É importante que ela seja dinâmica, dedicada e já saiba cozinhar, pelo menos o trivial.

Depois da contratação, você precisa treinar a empregada para que ela cumpra as tarefas da forma que você deseja.

Confira nossa sugestão de rotina para que a empregada faça diariamente os serviços gerais que mantêm uma casa limpa e organizada.

Rotina para café da manhã e cuidado com as roupas

Quando a sua ajudante chegar, poderá preparar o café da manhã, enquanto os moradores da casa estão acordando e se arrumando para o trabalho ou escola. Oriente-a para fazer o café da forma que sua família está acostumada, arrumar a mesa e lavar a louça do dia anterior.

Enquanto os moradores estão tomando o café, ela pode começar a limpar e arrumar a sala de estar e o lavabo. Após o término do café, ela deve guardar os alimentos do café da manhã na geladeira, tirar a mesa e lavar a louça usada.

Em seguida, ela pode começar a cuidar das roupas: pegar as roupas sujas no cesto, levar para a lavanderia e iniciar a lavagem para aproveitar o sol. Assim, as roupas que secarem poderão ser passadas no mesmo dia. Também é o momento de estender as roupas que precisam apenas tomar sol, como toalhas de banho.

Rotina para limpeza e organização da casa

O próximo passo é fazer a arrumação e limpeza dos quartos, colocando as coisas em seus lugares e levando todo o material de limpeza para cada local. Ter que buscar itens toda hora na lavanderia atrasa o serviço.

Depois ela deve limpar e arrumar o banheiro e o closet. Se a sua casa tiver quintal e garagem, ela precisa varrer, e se necessário, passar um pano úmido.

Rotina para o almoço

Depois da arrumação e da limpeza da casa, a auxiliar deve voltar para preparar o almoço. Enquanto a comida está cozinhando, ela pode ir arrumando a mesa do almoço e lavando a salada.

Assim que os donos da casa ou seus filhos chegarem, o almoço pode ser servido. Enquanto eles almoçam, a auxiliar pode recolher a roupa do varal e começar a passar as roupas secas e as que foram separadas para serem repassadas.

Rotina para limpar a cozinha e passar roupa

Após os patrões terminarem o almoço, a empregada deve tirar a mesa, almoçar e limpar a cozinha.

Os próximos passos são terminar de passar a roupa, ver se tem mais alguma peça que precisa ficar de molho, guardar as roupas e limpar a lavanderia.

Seguindo orientações sobre o cardápio do dia seguinte, pode deixar os alimentos separados, na geladeira, para facilitar seu preparo. Se estiver faltando algum produto ou mantimento, peça para ela deixar um bilhete avisando à patroa.

Antes de ir embora, a empregada deve fechar todas as janelas, arrumar as cortinas e verificar se tudo está em ordem.

Além de organizar a rotina da empregada, saiba como motivá-la.

Tags:

Comentários


  • 20 de novembro de 2010 às 00:00
    e a empregada nao tem horario de almoço?
  • 4 de dezembro de 2010 às 00:00
    rsrs claro q não!!são escravas....uma pena ne!!
  • 23 de fevereiro de 2011 às 00:00
    vcs não sabem ler?

    Após os patrões terminarem o almoço, a empregada deve tirar a mesa, almoçar e limpar a cozinha.
  • 13 de março de 2011 às 00:00
    Agora em julho vai se completar 16 anos que trabalho em uma casa no Alto de Pinheiros e estou muito feliz! É um anbiente agradavél,família educada,amorosa e respeitam muito todos os empregados da casa, isso é fundamental para o relacionamento entre patrões e empregados nos insentivam a estudar ,a fazer exercício físico é nos ajudam muito nas dificuldades financeiras.
    Eu amo a família inteira!Conhecendo os pais dos meus patrões só tenho a dizer que educação vem de berço.E é isso que falta na maioria dos patrões estou formada em design e agora vou continuar o meu caminho mas vou deixar a casa com o coração apertado.
    OBS:lá nos almoçamos e depois tiramos a mesa,as vezes almoçamos antes dos patrões mas sabendo respeitar nossos limites.
  • 2 de abril de 2011 às 00:00
    Minha empregada falou q não gosta de almoçar, pois se sente pesada depois, mais come o dia inteiro frutas, biscoitos,'frios, doces e as coisas q compro p a merenda da minha filha. Como lidar com isso?
  • 22 de maio de 2011 às 00:00
    Preciso de uma pessoa que seja mais que uma empregada, tenho um amigo que tem uma casa enorme e que está uma verdadeira bagunça, e ele não consegue delegar, é separado e está sofrendo grande angústia por estar cheio de coisas pra resolver na casa, coisas para jogar fora, etc. Ajude-nos, por favor!
  • 20 de junho de 2011 às 00:00
    Bbel, estou contratando uma empregada pra morar na minha casa, ela vem de outro estado, pra mim vai ser uma experiência nova, pois as minhas outras empregadas sempre era de perto e ia embora, gostaria de saber como devo combinar os horáios, pois todos saimos de casa muito cedo pra trabalhar, e deixamos as crianças na escola, só retornanado todos nos final do dia, é muito chato pedir que ela levante as 06:30 pra me ajudar a arrumar as crianças e preparar o café?????, como devo combinar esses horários como ela???
  • 11 de janeiro de 2012 às 00:00

    Gostei muito. Grata.
  • 5 de maio de 2012 às 00:00
    Por ordem de minha patroa eu lembrei ao filho dela ki ele não podia jogar no pc,pois ele já estava jogando.Ele me respondeu:Se eu contasse para os pais dele,ele ia pedir para os pais dele me mandarem embora!Eu fiquei chocada com isso,pois ele tem apenas 7 anos!E eu já estou com eles quase 3 anos,não esperava isso tão cedo da parte do filho deles.Eu reclamei com os patrões,e agora estou decida a sair.Será que tenho direito a um indenização? Grata pela atenção
  • 27 de maio de 2012 às 00:00
    sou empregada domestica sou obrigada a cuida da filha da minha patra faço todo serviço da casa
  • 4 de junho de 2012 às 00:00
    Preciso de uma empregada domestica para minha casa, mas quero uma pessoa q queira realmente trabalhar e que assuma essa profissao tao importante para nós e digna.
    E isso q ta faltando
  • 6 de junho de 2012 às 00:00
    Cara Maria Cristina,

    Li a sua solicitação de 22 de maio para uma possível contratação de uma auxiliar para um conhecido seu. Gostaria de conversar à respeito.
  • 19 de fevereiro de 2013 às 00:00

    eu gostaria de saber se eu tenho direito de recer o fgts eu me demitir em dezembro do ano passado so recebir so o salario nao recebir mais nada eu gostaia de saber se eu tenho ainda algo para recer
    eu trabalhava de empregada domestica a 9 meses de carteira assinada
  • 19 de fevereiro de 2013 às 00:00
    eu gostaria de saber se eu tenho direito de recer o fgts eu me demitir em dezembro do ano passado so recebir so o salario nao recebir mais nada eu gostaia de saber se eu tenho ainda algo para recer
  • 25 de fevereiro de 2013 às 00:00
    A minha empregada dorme na minha casa, acorda as seis e meia da manhã, Por isso libero ela pra descansar depois do almoço ( ELA DESCANSA 1 HR) e libero ela pra descansar as 18:30 pois ninguem é de ferro, uma vez ou outra , ela, quando saio peço pra ela dormir com minha filha de quatro aninhos, que tb dorme cedo. ela tem acesso a todos os alimentos da casa, salvo o lanche das crianças. Com carinho informei que nenhum adulto da casa tem acesso e ela entendeu, pois tb é mãe.
  • 25 de fevereiro de 2013 às 00:00
    Sou patroa e acho que antes de qualquer trabalho é nescessário uma boa conversa para esclarecer as obrigações a serem cumpridas em determinada casa,se vai ser babá ou não, dizere que esta sendo obrigada a olhar a filha da patroa como Elaine citou acima, foi falta de comunicação.
  • 28 de fevereiro de 2013 às 00:00
    Preciso de uma empregada domestica e uma cozinheira com experiência, ambas com ensino fundamental (mínimo). Para trabalhar em Foz do Iguaçu PR. Interessadas enviar curriculum no e-para o e-mail: lys.gomes@hotmail.com
  • 9 de abril de 2013 às 00:00
    Boa tarde.
    O tempo todo estamos falando sobre os direitos das domésticas. Gostaria de saber quais são os direitos das patroas, ninguém, até o momento disse nada a respeito.
    Tenho uma ajudante que trabalha super devagar, ela mal consegue fazer a faxina. Eu não me incomodo pois ela é caprichosa. Eu ajudo na faxina, lavo, passo e cozinho. E Mesmo assim ela não consegue terminar o serviço. Conversei com ela e disse que não posso pagar hora extra, ganho uma miséria de aposentadoria e vivo de bicos para completar o salário. Tenho observado que ela está fazendo corpo mole ( após eu ter falado sobre hora extra), chegando mais tarde, demorando mais ainda para fazer o serviço... E aí, alguém me dá uma luz!!!!
    Obrigada
    Fátima
  • 26 de junho de 2013 às 00:00
    ola tenho uma duvida a respeito da nova lei da domestica,trabalho a um ano e cinco meses em uma casa e pretendo pedir as minhas contas quais sao os meus direitos,...salario e 700,oo na carteira...
Ir para o topo