Como organizar a roupa de casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Organize e poupe tempo

A organização das roupas da casa não fica restrita ao armário com camisas, calças e outras peças de vestuário. Ela se estende também para as toalhas e roupas de cama, que merecem atenção especial para evitar mofo e odores desagradáveis. Segundo organizer Adriana Saade, é preciso avaliar as condições da casa para saber a melhor forma de organizar e conservar essas peças. "Na praia, por exemplo, a conservação é diferente por causa da maresia", explica Adriana.

Os sacos plásticos não devem ser usados, pois impedem a ventilação das roupas, o que favorece a proliferação do mofo. A organizer Ingrid Lisboa recomenda o uso de capas de algodão cru e plástico, que permite a separação dos jogos de roupa e a ventilação dos tecidos. Adriana sugere guardar as peças em sacos de TNT, pois eles conservam as roupas ao mesmo tempo em que permitem a ventilação. O ideal, segundo Saade, é ter um roupeiro apenas para guardar cobertores, roupas de cama e banho, mas para quem não dispõe de muito espaço, a solução pode ser separar uma ou duas portas do guarda-roupa.

Veja na próxima página como organizar as roupas de casa.

Organize as roupas de casa

Ingrid Lisboa comenta que as toalhas devem ser preferencialmente organizadas em prateleiras, com exceção das toalhas de mesa que podem ser colocadas também em gavetas. Para Lisboa, os cuidados ficam mais focados na acessibilidade e conservação do que no local em que essa roupa vai ficar. Adriana reforça a ideia sugerindo que roupas de cama e banho, usadas com maior frequência, devem ser deixadas em lugares de fácil acesso.

O maior problema da rouparia, segundo Ingrid, é desparelhar as peças, separando em pilhas de fronha e lençol, toalha de rosto e de banho, toalha de mesa e guardanapos. A grande dificuldade para quem separa dessa forma está na hora de localizar os pares para poder usar. A principal dica para começar a organizar as roupas de casa é sempre guardar o jogo completo, evitando desperdício de tempo ao procurar e reorganizar as pilhas de lençóis e fronhas. Outra dica importante é certificar-se de que as roupas estão secas antes de guardar, e de preferência passadas, pois, segundo Adriana Saade, a roupa fica mais bonita e ocupa menos espaço.

As roupas de casa podem ser organizadas em um roupeiro de uso comum ou até mesmo nos próprios quartos. As organizers comentam que é possível armazenar as toalhas de banho e de rosto no banheiro, mas é preciso atenção quanto à umidade, ao espaço e à frequência de troca das toalhas.

Continue lendo: Conheça truques para organizar e eliminar a umidade do armário.

Troque a roupa suja e elimine o mofo

A troca das roupas de cama e banho geralmente é feita semanalmente. Períodos com temperaturas altas pedem uma troca mais frequente, mas é preciso pensar no desperdício de água e não exagerar. Além do problema ambiental, Ingrid lembra que a lavagem diária das toalhas diminui sua vida útil. Adriana sugere escolher um dia da semana para trocar toda a roupa de cama e banho, incluindo pijamas e camisolas.

Toalhas de cozinha e panos de prato devem ser lavados com uma frequência maior devido ao risco de contaminação por restos de comida. Adriana lembra que a troca depende do uso e da quantidade de louça, mas nunca deve-se ultrapassar mais de dois dias sem trocar as peças. Além disso, é preciso separar as toalhas de cozinha das toalhas de banheiro. Adriana sugere separar de duas a três gavetas da cozinha para organizar e guardar toalhas de mesa, pratos e jogo americano. "O material de cozinha pode e deve ficar na cozinha, de preferência numa gaveta de fácil acesso".

O mofo é causado pela combinação de falta de ventilação e umidade, tornando-se o principal problema para quem guarda suas roupas de casa em armários. Algumas soluções práticas ajudam a evitar esse problema. "O primeiro problema a ser resolvido é o excesso de roupas, seja de uso pessoal ou cama. Isso prejudica a circulação do ar, favorecendo a formação de mofo e deixando as roupas com cheiro desagradável", explica Ingrid Lisboa. Adriana sugere o uso da pedra de cânfora no fundo das prateleiras, que podem ser encontradas em farmácias. Apesar do odor característico, a evaporação não deixa cheiro nas roupas e, após aproximadamente três semanas, sobra apenas um pouco de pó proveniente da cânfora. Para evitar que o pó se espalhe pelo armário e suje as roupas, Adriana sugere colocar as pedrinhas dentro de tampinhas de garrafa pet.

A sugestão de Ingrid é o uso de bolinhas de cedro, encontradas em casas especializadas em organização. Segundo Lisboa, as bolinhas de cedro não tem cheiro, são atóxicas, evitam mofo e ainda possibilitam o uso de essências. Soluções caseiras como saleiro com cal virgem e giz de lousa também ajudam, mas é preciso trocar com certa periodicidade, ao contrário das bolinhas de cedro que duram cerca de 5 anos. Ingrid reforça a necessidade de retirar o acúmulo de objetos, principalmente os que ficam embaixo do cabideiro, para que o ar circule sem dificuldades, eliminando cheiros e diminuindo a proliferação de mofo.

Confira mais dicas para organizar sua casa.

Tags:

Comentários


  • 21 de abril de 2009 às 00:00
    Gostaria que pudesse me ajudar a montar uma planilha com as tarefas domesticas diarias para dividir com as moradoras do meu apartamento. Somos em 3 e no ape tem sala, cozinha, banheiro lavanderia e 2 quartos.

    Fico no aguardo.

    Obrigada
  • 7 de maio de 2009 às 00:00
    Eu tenho 12 anos, e queria uma rotina ou seja, planilha para o meu quarto, tipo, meu quarto quando eu chego da aula ele vira uma baderna e eu ligo o computador e fico fico fico .... Até minha mãe diser ARRUME O QUARTO mas eu digo deixa para amanha... e fica pra amanha e esse amanha nao chega nunca! Eu presiso de uma rotina.

    Bom eu estudo de tarde... Se você pude me ajudar eu te agradeço, me manda a rotina por e-mail ou coloka no seu site.

    Obrigada.
  • 18 de junho de 2009 às 00:00
    Solicito informaçoes para contratar uma empresa para organizar meu apartamento.
  • 2 de setembro de 2009 às 00:00
    GOSTARIA DE SABER COMO ELIMINO MOFO DAS ROUPAS E SAPATOS.

    JÁ COLOQUEI CÂNFORA E GIZ NO GUARDA ROUPA MAS NÃO ADIANTOU. TEM UM SPRAY QUE S CHAMA SANOL PARA ESTE FIM, MAS ACABA RÁPIDO E NÃO ADIANTOU MUITO.

    QUANTO AOS SAPATOS PASSO ATE LYSOFORM. DEIXO A SAPATEIRA COM PORTAS ABERTAS. E A

    JANELA DO QUARTO ONDE FICA A SAPATEIRA, PERMANECE ABERTA DIRETO. TODA VEZ QUE VOU

    PEGAR UM CALÇADO, O MESMO ESTÁ EMBOLORADO E PERCO TEMPO LIMPANDO-OS. CREIO QUE POR ISSO ESTOU SEMPRE COM MICOSE NA UNHA. USO PRODUTOS DIRETO PARA CURAR E NÃO DESAPARCE.



    POR FAVOR, AJUDE-ME.



    ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO.



    ELIANA NEVES
  • 4 de setembro de 2009 às 00:00
    Gostaria de uma rotina de tarefas de casa, pois estou muito desorganizada com tudo, faço tudo em cima da hora.poderia fazer uma matéria no site sobre isto!!!.
  • 4 de setembro de 2009 às 00:00
    Boa Tarde!



    Gostei muito da matéria. Gostaria de saber onde encontrar o nebulizador de ação bactericida e se for possível. Grata.





  • 4 de setembro de 2009 às 00:00
    nebulizador de ação bactericida - com relação a esse item, gostaria de saber onde encontrar para comprá-lo.
  • 4 de setembro de 2009 às 00:00
    Adorei a matéria

    Gostaria de uma rotina de tarefas de casa, pois estou muito desorganizada com tudo, faço tudo em cima da hora.Por favor mande o endereço de e-mail
  • 14 de outubro de 2009 às 00:00
    Gostei muito como você ensinou arrumar as roupas.Mas tenho pouco espaço para guardar tudo malas retratos e ainda bichos peluços das crianças.fico triste pois queria poder arrumar como sempre sonhei.me ajude por favor
  • 3 de novembro de 2009 às 00:00
    onde eu encontro esse nebulizador de ação bactericida, com fragrância de flor de laranjeira, de lavanda.

    obrgada
  • 22 de novembro de 2009 às 00:00
    gostaria de dicas de como fazer ou falar pro meu filho sobre como ele tem q fazer com os seu objetos roupas livro meu menino e muito desorganizado ele joga calça, tenis livro tudo no chão na cama ai meu pai assim eu não dar peço sua atenção o caso e muito serio
  • 5 de dezembro de 2009 às 00:00
    como faço para organizar o guarda roupa da miha filha de 2 anos quantas peças de cada devo ter e do meu filho de 8 anos e do meu marido e o meu obrigada pois moro no japáo e quantos casaco de frio cada um deve ter fico aguardando a resposta por iml obrigada
  • 7 de dezembro de 2009 às 00:00
    Suas dicas foram muito úteis para mim, moro em Recife, precisamos adaptar meu apt de 2 quartos para receber meu enteado de 11 anos. Gostaria de saber se existe no mercado algum livro que possa me ajudar com outras dicas, ou até mesmo um curso.
    Obrigada
  • 3 de janeiro de 2010 às 00:00
    Sobre o nebulizador bacterícida: use um frasco borrifador (como os utilizados em manicures, em jardinagem) com uma mistura de essência/água e Lysoform verde. Existem no mercado as águas de lençol, refrescantes e em diversos aromas.
  • 1 de junho de 2010 às 00:00
    Estou adorando o site, obrigada por tantas dicas.
    Gostaria de uma rotina de tarefas de casa, pois estou muito desorganizada com tudo, faço tudo em cima da hora, naum consigo colocar minha casa em ordem, HELP!!!
    Por favor mande para meu
    endereço de e-mail se possível.
    Desde já agradeço mais uma vez.
  • 26 de junho de 2010 às 00:00
    Gostei muito do site, gostaria de ficar por dentro das novidades, mande-me novidades ao meu e-mail.
    Obrigada, Nina
  • 12 de julho de 2010 às 00:00
    amei essa materia e outras q tenho lido, q vc traga sempre novidades pois eu tenho todos os dias dado uma olhadinha ...ah! tenho aprendido muito...bjs
  • 16 de julho de 2010 às 00:00
    amei esses cometários.
    me mandem sugestoes como organizar uma casa com comodos pequenos
    sala, cozinha, banheiro, 1 quarto de casal e outro que dividem dois filhos uma crianca de cinco aninhos e um adolescente.
  • 23 de julho de 2010 às 00:00
    Amei este site. Sempre tive secretária em casa, e há dois dias ela precisou ir embora, e eu estava desesperada, pois trabalho fora o dia inteiro e tenho uma filha de 04 anos.
    Me sinto mais segura ao realizar as atividades domésticas depois destas dicas, pois o tempo para tais atividades é curto, mas posso fazer com que minha casa permaneça linda, mesmo dedicando pouco tempo!!!
  • 29 de julho de 2010 às 00:00
    Deus as abençoe muito pelas dicas.A mulher é exemplo de força, dedicação e ORGANIZAÇÃO. Indico sempre este site as minhas amigas. Fiquem com Deus, Margarete
  • 2 de agosto de 2010 às 00:00
    gostaria que pudesse me ajudar a montar uma planilha com tarefas domesticas diarias como sala, cozinha,danheiro lavanderia 2 quartos.
    OBRIGADO...
  • 10 de agosto de 2010 às 00:00
    estou sem empregada e nao sei como lavar roupas, o que devo lavar primeiro clara ou escura?? e na arrumaçao da casa o que devo começar a limpar primeiro? socorro...
  • 12 de agosto de 2010 às 00:00
    Olá Solange

    Primeiro aprenda a lavar a roupa de sua casa. Isto porque, roupa é muito cara e com apenas uma lavagem errada, você pode danificá-la. Leia com atenção o artigo fases da lavagem.

    Depois leia os artigos de como cuidar das roupas.

    Você já tem nossas fichas de limpeza, lavagem de roupa e dicas para quem vai cozinhar? Você não imagina como elas lhe seriam uteis. Disto tenho certeza.

    Beijocas estaladas
    Bebel
  • 8 de setembro de 2010 às 00:00
    Um bom dia!!!
    Gostaria muito de saber onde e como encontrar o bactericida que foi informado
    que existe. Moro em um pequeno município do interior do estado de Santa Catarina, onde o comércio é pequeno e encontramos muita dificuldade em encontrar os produtos.
    Fico muito grata pela informação, CLAUDIA
  • 13 de novembro de 2010 às 00:00
    O site é uma ótima dica de como organizar o lar. Ambiente em que deve reinar a harmonia e a paz.
  • 7 de janeiro de 2011 às 00:00
    BBel pode me ajudar a organizar a minha casa com panilhas de tarefas?
    Obrigada.
  • 7 de janeiro de 2011 às 00:00
    Gostaria de deixar as roupas de cama perfumadas. O lysoform compro no supermercado, mas onde compro o nebulizador bactericida?
    Obrigada.
  • 12 de maio de 2011 às 00:00
    Minhas amigas

    Nebulizador bactericida nada mais é do que um simples frasco borrifador, pulverizador desses usados em cabeleireiro e jardinagem. Certifique-se apenas de que a solução deva sair do borrifador em pequenas gotículas e não em jato para não molhar a roupa de cama, pois queremos apenas higienizá-la.

    Prepare a solução:
    Um bactericida que no caso sugerimos o lisoform.
    Para cada 200ml de agua acrescente 4 tampinhas de lisoform e algumas gotas da essência escolhida.
    A essência pode ser fragrânciade de alfazema, limão, flor de laranjeira, lavanda, entre outras.
    Para cada 200ml de agua acrescente 4 tampinhas de lisoform e algumas gotas da essência escolhida.

    Gosta da casa com aquele cheirinho de limpeza? Veja como perfumá-la
    Beijocas estaladas
    Bebel
  • 24 de maio de 2011 às 00:00
    Boa Noite,

    Por gentileza poderiam me indicar onde compro toalhas de fino trato,descartavéis para lavabo.

  • 12 de novembro de 2011 às 00:00
    Olá! Parabéns pelo site. Moro sozinha há algum tempo e todas as dicas são muito úteis na organização da minha casa. Comprei uma cama-box e gostaria de saber se há algum problema em guardar roupas de cama, toalhas, cobertores etc no baú que fica na base dela. Aparentemente não entra poeira, mas fiquei com receio depois que li que as roupas precisam "respirar".
    Abraços!
    Adriana
  • 14 de novembro de 2011 às 00:00
    vc é uma fofa mesmo..adorei a materia..muitas das coisas citadas aqui ja foço..
    Obrigada por poder oferecer o seu carinho a todos nós
    Sem mais sua fã
  • 10 de janeiro de 2012 às 00:00
    oi gosto muito do seu site indico p minhas amigas tbm ,gostaria de um planilha p mim conseguir organizar minha casa pq fico perdida e não consigo ,desde já obrigada.
  • 6 de junho de 2012 às 00:00
    Como profissional de organização lamento que a matéria publicada em abril 2009 tenha sido editada e excluída a minha participação, como autora do artigo originalmente publicado neste link.
    Ana Afonso Organizer
    Ana Maria Afonso
  • 20 de agosto de 2012 às 00:00

    Ola,

    Adorei seu site,ótimas dicas.Mas onde moro o mofo e terrivel,já usei cal virgem,giz e vários outros produtos,mas nada resolve.Moro na beira da praia,junto a uma mata;a casa e as roupas vivem com cheiro de mofo,de 10/10 dias tenho que tirar tudo dos armários.Está ficando cansativo.Alguma sugestão para lugar muito úmido.
    Obrigada
  • 21 de agosto de 2013 às 00:00
    Gostaria de saber onde encontro esses sacos de TNT para guardar peças de roupa.
    Desde já agradeço a informação.
Ir para o topo