Como organizar a sua garagem

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

A falsa impressão de que não há bagunça quando tudo está escondido se aplica perfeitamente àquele famoso quartinho de despejo. Nos Estados Unidos é a garagem o espaço geralmente usado para entulhar aquele material que não se usa com tanta frequência. Chiiii, que caos! kkk

Esconder esses objetos não resolve, pois o acúmulo acarreta em falta de espaço e organizar o ambiente torna-se inevitável. Além de abarrotar o ambiente, surgem problemas como pó, sujeira e animais e insetos indesejáveis também podem ser encontrados em meio à bagunça do cômodo. Para que a garagem não seja sinônimo de desordem, as  dão dicas para colocar tudo em ordem.

Inicialmente é necessário filtrar o material realmente útil daquele que pode ser descartado ou até mesmo doado. Vamos dimensionar o espaço, selecionando exatamente o que deve ser guardado, isso evita o acúmulo do material inútil que fica amontoado, atrapalhando a circulação e poluindo visualmente o ambiente.

A organização da garagem começa pelo descarte daquilo que não usamos, dos itens quebrados, vencidos e os que não gostamos mais. Tem gente que guarda piscina de montar desde que o filho, de 20 anos, tinha três. Esses itens devem ser jogados fora ou destinados a novos donos, caso estejam em bom estado.

 

Organize o ambiente

Ao começar a organizar sua garagem surge a dúvida sobre o que deve e o que não deve ser guardado no cômodo. É preciso levar em consideração que, geralmente, as garagens são escuras e com pouca ventilação, o que favorece a proliferação de fungos e bactérias que deterioram determinados tipos de materiais, como livros e roupas.   Itens de uso frequente também não devem ser guardados na garagem

Na garagem só guarde objetos de uso eventual como malas de viagem, piscinas de montar, equipamentos de esqui e pesca, cadeiras de praia, guarda-sóis, enfeites e árvores de natal. Podemos também guardar nas garagens os itens de manutenção geral da casa alem de sobras de piso, azulejo, tintas.

Para ajudar na organização precisamos prateleiras reforçadas de madeira ou aço, além de caixas plásticas de diversos tamanhos. É importante etiquetar depois de categorizar e separar os similares, cada qual na sua caixa. Dessa maneira teremos nossos pertences protegidos e a limpeza da garagem facilitada.

Após organizar o ambiente, a manutenção é mais fácil. Antes de simplesmente entulhar qualquer objeto na garagem, analise se ele realmente será necessário. É preciso abandonar o "se um dia eu precisar", pois isso pode demorar ou pode nem acontecer, mas o material inútil continuará lá ocupando espaço. Para a limpeza use vinagre de vinho branco ou álcool gel 70, que são substâncias desinfetantes e não deixam cheiro.

Que delicia ter nosso canto de despejo organizado e limpo. Vamos lá, mãos à obra, não é fácil mas vale a pena.

Beijocas estaladas

Bebel

fonte:consultoras em organização Ingrid Lisboa e Adriana Saade

Veja também como organizar a cozinha.

Tags:

Comentários


  • 29 de novembro de 2011 às 00:00
    Dicas escritas por quem provavelmente nunca precisa mexer em nada que está na garagem. Separar tudo em caixas etiquetadas? Ta bom.
  • 29 de novembro de 2011 às 00:00
    Acho maravilhosa essas materias de organizaçao agente que trabalha fora costuma ser muito baguceira, se tiver materia para arrumar interiores gostaria que comentasse no meu email a materia digo armarios de cozinha e closed,
    sapateira.
  • 29 de novembro de 2011 às 00:00
    Parágrafo redudante:
    Para ajudar na organização, Ingrid Lisboa recomenda o uso de prateleiras reforçadas de madeira ou aço, além de caixas plásticas. "Outro produto versátil para organizar é a caixa plástica de diversos tamanhos. É importante etiquetar depois de categorizar e separar os similares, cada qual na sua caixa", comenta. A sugestão de Adriana é também usar prateleiras e caixas plásticas, que evitam sujeira, ou armários com porta, que protegem e facilitam a limpeza.
    Três frases dizendo a mesma coisa, na primeira frase cita os materiais, na segunda diz que outro material (o mesmo da primeira frase) serve para organizar e a terceira diz que também pode usar o mesmo material.
    Fiquei na dúvida: pode usar caixa plástica?
  • 29 de novembro de 2011 às 00:00
    essas materias são ótimas
  • 29 de novembro de 2011 às 00:00
    Boa Tarde!

    Ótima reportagem com dicas interessantes para o nosso dia a dia, por mais difícil que possa parecer o descarte de material e produtos que já não se usa a muito tempo, isto é totalmente necessário para que possamos ter um ambiente mais organizado, agradável e com mais bem estar.
    Sou Personal Organizar e por isso posso te ajudar na organização da sua casa, visite o meu site e conheça mais os meus serviços.

    Até logo,
    Bjs
Ir para o topo