Como organizar o freezer

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Setorizar os alimentos é a melhor opção

Acabar com a bagunça dos congelados, carnes, aves, peixes e forminhas de gelo é algo fácil e uma prática que visa proteger a saúde da família. Isso porque alimentos congelados podem sofrer contaminação por bactérias e causar de leves intoxicações a problemas mais graves.Para quem não tem espaço na cozinha e o congelador da geladeira é responsável pelo armazenamento, organizar os alimentos adequadamente é mais do que necessário. É essencial para garantir a saúde da família.

Como eliminar a bagunça e organizar o freezer

Quando os alimentos congelados chegam do supermercado o ideal é que, antes de guardá-los, seja feita a separação em porções menores para atender à família no preparo das refeições. Cintia Covre, proprietária da Otimiza Design, lembra que essa separação em porções menores é importante não só pelo fato de facilitar a organização, mas também porque os alimentos que já foram descongelados não devem voltar para o freezer ou congelador sem que sejam preparados.

A validade é outro fator que merece atenção na hora de conservar e organizar os alimentos congelados. Cintia e Irene Cristina Loureiro, sócia-proprietária da Benfatto Organiza, frisam que é essencial anotar a data de validade sempre que os alimentos forem retirados da embalagem original. É importante deixar mais acessível aqueles congelados que estão há mais tempo no freezer ou mais próximos do vencimento.

Cintia explica que a separação de aves, carnes e peixes também é importante para evitar contaminação, alteração de odor e sabor. "Um erro muito comum cometido por quem tem congeladores mais antigos é colocar os potes e sacos plásticos em cima das formas de gelo. Isso não deve ser feito, pois pode contaminar as pedras e deixar o gelo com cheiro e sabor dos congelados", esclarece Cintia Covre.

Jayme Augusto Menegassi Azevedo, coordenador dos cursos técnicos em alimentos e biotecnologia do TECPUC, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC PR, explica que o congelamento por si só não é suficiente para eliminar a carga microbiana dos alimentos, mas retarda o seu desenvolvimento e crescimento. "É muito importante acondicionar os alimentos, como peixes, carnes e legumes, de maneira adequada e segura, de modo que não tenha contato entre eles. É preciso lembrar que eles são alimentos de origens diferentes e carregarem cargas microbianas diferentes. Por esse motivo deve-se usar plástico especifico para alimentos na hora de embalar estes produtos e acondicionar no congelador, etiquetando-os com a data de congelamento e demais informações a respeito do produto", orienta Jayme.

Veja na próxima página como organizar seu freezer e congelador usando soluções práticas.

Organizar com praticidade

Os congeladores mais modernos já trazem soluções para setorizar e armazenar melhor os alimentos congelados, porém, os modelos mais antigos precisam de uma adaptação para facilitar na hora de organizar. Uma boa opção sugerida por Cintia é usar cestas plásticas com bordas finas para acabar com a bagunça e delimitar os espaços dos alimentos congelados

Combine potes e sacos plásticos para organizar

Irene sugere que os potes sejam usados preferencialmente quando o conteúdo for mais líquido, como sopas, feijão, molhos e estrogonofe. "Não que seja regra, mas usar plástico para congelar esses alimentos mais volumosos facilita na hora de retirar do freezer para preparar. Eles podem ser organizados e congelados na horizontal, o que torna mais fácil a retirada para preparo ou a reorganização das peças uma sobre as outras, economizando espaço", explica Loureiro. Para esses casos, os sacos que possuem zíper para vedação são as melhores opções, pois resolvem os problemas listados acima, como contaminação por odor e sabor.

A padronização dos potes é outro fator que facilita na hora de organizar o freezer. "De preferência, o ideal é não comprar potes redondos para congelamento, pois eles não aproveitam de forma satisfatória o espaço" , explica Irene. Nesse caso, a sugestão das organizers é comprar potes quadrados ou retangulares, nos tamanhos pequeno, médio e grande, para poder empilhar e organizar melhor os alimentos.

O freezer vertical permite que a organização seja feita mais facilmente. Isso porque a quantidade de gavetas e espaço disponível permitem a alocação e divisão natural dos alimentos. Segundo Cintia, separar os alimentos nas gavetas é um dos benefícios desfrutados por quem dispõe de espaço na cozinha. "É bom sempre deixar uma das gavetas livre para gelar bebidas. Por mais que o espaço seja tentador, é importante que não se misture as embalagens, colocando as garrafas sobre os outros alimentos, quando a ideia é gelar a bebida mais rápido. Essa é a forma mais eficiente para evitar a contaminação dos alimentos", explica a organizer.

Agora veja como limpar o seu freezer.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo