Como organizar os utensílios de cozinha

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Conheça ideias criativas para aproveitar melhor o espaço

Uma cozinha bem organizada definitivamente não é aquela em que ao abrir a porta do armário os utensílios caem e se espalham pelo chão. Princípio básico da organização, esconder a bagunça não resolve o problema e o tempo que se perde até encontrar a colher de pau ou aquele pote para colocar a salada de frutas já desanima quem vai se aventurar a testar as habilidades culinárias. Confira dicas de organizadoras profissionais para colocar os seus utensílios de cozinha em ordem.

Panelas, formas e potes

Panelas, formas e potes são os utensílios de cozinha que mais ocupam espaço dentro dos armários e gavetas, além de serem também os responsáveis por boa parte da bagunça dentro dos móveis. O ideal, para quem tem espaço sobrando, é guardar as panelas com suas respectivas tampas, acomodando-as lado a lado, seguindo ordem de tamanho. Porém, como a realidade da maioria das cozinhas modernas é justamente a falta de espaço, algumas empresas de utensílios comercializam panelas e potes que permitem a acomodação de uma peça uma dentro da outra.

O primeiro passo para acabar com a bagunça é selecionar, descartar ou consertar as panelas e potes que estão com algum problema, indica a home organizer Carla Cardoso.

Para não deixar as tampas soltas, uma sugestão é acomodá-las ao lado das panelas ou em caixas de plástico, indica Cecília Monteiro, home organizer e proprietária da consultoria Organiza Mais.

"As formas podem ser empilhadas ou até mesmo guardadas em pé e enfileiradas. Nesse caso, um nicho dentro do armário pode ser uma boa alternativa para guardá-las, inclusive as tampas das panelas", explica Cecília. Carla sugere que as formas podem ser guardadas em outros armários, dependendo da frequência com que são usadas, e para melhor organizar as tampas é possível usar estruturas próprias, encontradas em casas de ferragens ou de utensílios para cozinha.

A intenção de organizar é tornar mais fácil o dia a dia, por isso os utensílios devem ficar sempre próximos ao fogão e à bancada onde os alimentos serão preparados. A mesma regra de empilhar vale para os potes que nunca devem ser guardados tampados. "Além de favorecer a proliferação de fungos e bactérias, potes plásticos podem reter cheiro quando vão para o armário e ficam fechados", explica Carla. O ideal, segundo elas é que esses potes sejam de vidro, pois são mais fáceis de limpar e não retém odor dos alimentos que foram armazenados anteriormente. "Ao comprar esse tipo de utensílio para a casa, a pessoa já deve pensar em como ele será guardado e empilhado", recomenda Cecília.

Veja na próxima página como organizar os demais utensílios de cozinha usados no dia a dia.

Uso diário

Talheres

Precisam estar em um lugar de fácil acesso. Pia com gavetas é o local ideal para guardar esses utensílios, que também podem ficar em armários e cristaleiras próximas à mesa. A organizer Carla Cardoso lembra que por serem mais usados do que as outras peças, talheres devem ficar sempre na primeira gaveta. Para facilitar na hora de organizar, Carla sugere usar as divisórias próprias para talheres, facilmente encontradas, em diversos tamanhos, nas lojas de utensílios para cozinha.

A segunda gaveta pode ser usada para guardar os demais apetrechos, como conchas, colheres grandes, escumadeiras, abridores de lata e de garrafa, cortador de pizza, saca-rolhas, facas de pão, facas de corte e raladores. Quem preferir pode colocar esses utensílios em potes para evitar que fiquem soltos nas gavetas ou nos armários. Outra opção para as cozinhas com pouco espaço e poucas gavetas é pendurar alguns utensílios maiores. Além de deixar a cozinha mais organizada, ainda servem como decoração.

Copos, taças, xícaras e pratos

Para organizar os copos, a forma ideal é separar por modelos semelhantes e enfileirar, deixando os maiores ao fundo e os menores na frente. O mesmo vale para as taças de vinho e de champanhe. "O primeiro mostra o que vem na sequência, por isso é importante a ordem de tamanho", explica Cecília. As xícaras não devem ser empilhadas, a menos que sejam intercaladas com os próprios pires. Essa, segundo Carla, é a maneira mais segura de garantir que ao puxar uma xícara a pessoa não derrube, por acidente, outra peça. Cecília Monteiro sugere, como alternativa, usar ganchos fixados para pendurar as xícaras e aproveitar melhor o espaço interno dos armários.

Para organizar os pratos não há muito segredo. Basta empilhá-los separando em prato raso, prato fundo e prato de sobremesa, lembrando-se apenas de mantê-los em uma parte do armário que seja de fácil alcance. Cecília destaca que algumas lojas de utensílios para cozinha comercializam prateleiras em aramado, que podem ser uma boa opção para manter o armário mais organizado ao separar os pratos por tipo ou modelo.

Eletrodomésticos

A organização dos eletrodomésticos varia de pessoa para pessoa, mas, quando se tem espaço na cozinha, é possível mantê-los em cima da bancada, principalmente se forem utilizados constantemente. "É uma forma de decorar a cozinha e deixá-la com ares mais modernos", comenta Carla.

Continue lendo: Como organizar a sua cozinha.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo