Como organizar suas roupas: lavar, secar e passar

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Como organizar suas roupas: Lavar, secar e passar
Você sabia que a sua roupa fala?
Você pode não ouvir, mas muitos podem enxergar! Nossa roupa passa a impressão imediata sobre o que somos e até o que pensamos!

Uma roupa limpa, bem passada e cheirosa nos deixa sempre prontos para qualquer ocasião. Pois é, mas como conservar nossas roupas e conseguir esse resultado nos dias de hoje onde não há tempo para o tanque?

A maioria das mulheres acha que a tarefa de organizar as roupas é chata. Pode ser que sim, mas todo mundo gosta da sensação de conforto, limpeza e bem-estar que uma roupa gostosa passa. A Coordenadora de Eventos da Viver Casa & Gourmet, Ana Maria Chapela Costa vai nos dar algumas dicas para essa atividade ficar menos chata e para conservar nossa roupa sempre com cara de nova.

Como organizar a lavagem das roupas

1. Separe as roupas escuras, claras, íntimas, de bebês, de cama, de cozinha e de banho para lavar tudo separado. Hoje em dia as máquinas de lavar são muito funcionais, com opções de nível de água que se adéquam à quantidade de roupa suja e tempo de molho. Porém, mesmo com esses benefícios, juntar uma boa quantidade de roupa é também muito prático e econômico.

Sabão em pó na quantidade certa

2. Sabão em pó em grande quantidade mancha e não lava! Leia e siga sempre as instruções na embalagem de sua preferência. Coloque o sabão no recipiente da máquina e não nas roupas.

3. Tipos de roupas

- Roupa Branca: se o branco estiver encardido ou manchado e você não tiver tempo para esfregar, deixe de molho antes de lavar. "O molho ajuda muito a sujeira se soltar das fibras. É tão importante quanto lavar.", ensina Ana Chapela. O ideal quando sujar é você colocar a roupa na água e sabão o mais rápido possível, pois quanto mais o tempo passa, mais difícil será remover a mancha. Caso não haja essa possibilidade o alvejante sem cloro também é uma boa opção para tirar manchas. Para deixar suas roupas mais brancas sem gastar no momento da lavagem, adicione 1 colher de álcool.

- Colarinho e gola: esfregue com sabão de coco e esqueça a escovinha.

- Meias: deixe de molho e esfregue. Aqui não tem jeito de se livrar do tanque!   

- Roupas escuras: use menos sabão, pois grandes quantidades podem não se dissolver e grudar nas roupas.

- Roupas coloridas: caso esteja muito suja deixe num molho individual e por poucos minutos.  

- Roupas novas: A primeira vez que lavar as roupas lave à mão para conhecer o tecido e saber se solta tinta.

- Roupas íntimas e delicadas: utilize um saco para lavar roupas delicadas. Fecha com zíper e impede formação de bolinhas e desgaste natural que a lavagem causa.

- Roupas de banho

Sabe aquela sensação de que a toalha não está mais enxugando? Não é sensação, ela não enxuga mais mesmo! Quando for lavar toalhas novas, que nunca foram usadas, atenção! Na primeira lavagem nunca utilize amaciante. Ana Chapela, diz que ao contrário do que parece, o amaciante deixa a toalha escorregadia. Mas se você gosta de dar um "toque" de maciez na toalha use menos quantidade e perceba a diferença!

Dicas para secar e passar as roupas

- Quando tirar a roupa da máquina você deve abrir a peça para depois estender.

- Pendure a roupa pela parte de baixo e nunca pelo colarinho. Se preferir e tiver cabides à disposição na lavanderia, coloque as peças todas em cabide. Fica mais fácil para passar.  

- Roupas íntimas devem ficar mais tempo penduradas para secar completamente.   

- Ferro a vapor ou seco? O ferro a vapor facilita o processo, pois abre a fibra.  Se você usa ferro seco e quer que o ferro deslize melhor, Ana Maria sugere que borrife água e enrole a roupa. Espere alguns minutos e passe. 

 borrife água  Siga a orientação do termostato do ferro

- Para passar a roupa: siga a orientação do termostato do ferro. Separe as roupas pelo tipo de tecido, pois assim você pode ir gradativamente alterando a temperatura do ferro sem muito impacto e ainda economiza tempo!

- Depois de passadas as roupas íntimas devem ser guardadas lado a lado na gaveta. Já o sutiã deve ser guardado aberto para ventilar.

Depois de organizar as roupas não esqueça que guardá-las também faz parte do ritual. Por isso a coordenadora Ana Maria Chapela ensina como manter o guarda-roupas limpo. 

Organize suas roupas
- Primeiro faça a limpeza do armário. Pano com água e lisoform. Sim, lisoform. O produto combate odor e bactérias. Se preferir utilize o aspirador que é eficaz na remoção de pó e ácaros. "Recomendo a limpeza com aspirador pelo menos duas vezes no ano", diz Ana.

- Separe as roupas por estação. Coloque as roupas mais usadas sempre ao alcance. Agora com a chegada do calor coloque os casacos para traz e traga os pijamas e roupas mais leves para frente.

- Sapatos: mantenha-os higienizados. Os que não estão sendo utilizados devem ser armazenados em sacos especiais para sapatos.

Siga as instruções da etiqueta e as dicas para organizar suas roupas e ganhe tempo!

Leia também: Manchas do dia a dia.

Tags:

Comentários


  • 3 de janeiro de 2010 às 00:00
    Adorei sei web-site.
    Uma sugestao : costumo colocar roupas intimas e tecidos delicados (seda, cachemira, la) para lavar na maquina dentro de uma fronha, isto evita que o atrito no interior da maquina altere as fibras.

    Feliz Ano Novo,

    ML
  • 31 de janeiro de 2010 às 00:00
    Olá Maria Luiza
    Obrigada pela dica.
    Você tem toda razão. Tecidos delicados e roupas intimas devem ser colocados na maquina lavar dentro de uma fronha, porem os mais delicados mesmo devem ser alvados à mão.
    Beijocas Esaladas
    Bbel
  • 8 de março de 2010 às 00:00
    Olá.
    Adorei visitar seu site e suas dicas.
    Como faço para lavar roupas de viscose com elastano, de forma que durem mais tempo?
    Estes tecidos são muito bonitos e confortáveis, mas em poucas lavagens ficam com aspecto de roupa "surrada", ou com bolinhas. Tem algum segredo?
  • 22 de julho de 2010 às 00:00
    Ola Bel!
    Sou recém casada, e quando morava com minha mãe não fazia nada dentro de casa então estou um pouco perdida..
    Lavei uma camiseta do meu marido que é do time preferido dele do Corinthians só que usei o wanish ai machou e ficou amaraleda ta horrivel!
    Já deixai de molho no alcool mas não adiantou por favor me ajude pois lavo a roupa na maquina e as roupas brancas ficam amareladas..
    Bjim..
  • 2 de janeiro de 2011 às 00:00
    gostaria de uma dica para fazer as toalhas novas que já foram lavadas enxugar!!
  • 9 de maio de 2011 às 00:00
    Boa tarde bbel eu fervi uma camiseta polo de malha de pique, e a camiseta ficou toda amassada e eu não consigo passar párece estar toda amassada e ue já lavei de novo e não volta o normal oque faço por favor me ajude obrigada tenha uma boa tarde erica
  • 31 de maio de 2011 às 00:00
    Como tirar mancha de antitraspirante
  • 23 de junho de 2011 às 00:00
    Boa tarde!
    Tenho notado que minhas roupas estão esticando, principalmente camisas e toalhas
    Gostaria que me ajudasse com seus conhecimentos.
    Obrigada.
    Ivaniza
  • 2 de julho de 2011 às 00:00
    Adorei as dicas, foram preciosas.Sempre me enrolo pra lavar algumas roupas, valeu!!!
  • 12 de julho de 2011 às 00:00
    Oi gostei muito de suas dicas,mais estou precisando saber como eu faço para lavar camisas de times listradas de preto e branco e deixar a parte branca branca mesmo ,pois elas estao muito encardidas.
    obrigada bjss...
  • 21 de outubro de 2011 às 00:00
    Oi adoreei as dicas , mais gostaria de saber o que eu faço para não deixar minhas roupas com bolinhas , eu pensava que era por causa da maquuina , mas mesmo lavando À mãao deixa bolinhas também , me ajudem porfavor .
  • 24 de maio de 2012 às 00:00
    OLÁ! PRECISO DA SUA AJUDA....COMO TIRAR MANCHA DE LYCRA, PELO JEITO MINHA CAMISOLA BRANCA FICOU PERTO DE ALGUMA ROUPA MOLHADA PRETA E ESTA COM UMA MANCHA AZULADA AGORA NÃO SEI COMO TIRAR! COMO FAZER PARA REMOVE-LÁ??
    OBRIGADA
  • 5 de agosto de 2012 às 00:00
    fervi uma camiseta de malha e ficou toda amassada e nao desamasa por favor bebel me ajude
  • 21 de dezembro de 2012 às 00:00
    OOOOiiii,gostaria de saber como deixar uma roupa branca impecável...
  • 21 de dezembro de 2012 às 00:00
    Olá as suas dicas são muito boas,mas gostaria de saber como faço para tirar manchas amarelas de debaixo do braço nas camisas,pois meu marido transpira muito e lavo as roupas dele muito bem,mas por mais que esfregue as manchas não saem....Bjos
  • 10 de janeiro de 2013 às 00:00
    olá Bebel, tenho duvidas quanto a lavar camisetas pólos de piquet. Sou recém casada e meu marido usa praticamente apenas este tipo de camistea para trabalhar. Qual a melhor forma de lavar sem fazer bolinhas. Posso lavar na maquina do lado avesso e enxaguar a parte antes de centrifugar na lavadora novamente? Me ajude.

    Obrigada
  • 12 de fevereiro de 2013 às 00:00

    Lavei um tecido de piquet branco,para fazer um jogo de berço, já passei com ferro a rvapor e não alisa.obs. secou na sombra e não ressecou.Por favor se puder me responder logo, o nene está p nascer...
    grata!
    Nidia
  • 19 de fevereiro de 2013 às 00:00
    vou tentar fazer pra ver se da certo
Ir para o topo