Como organizar uma mudança de casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Planejamento é fundamental para quem vai se mudar

A conquista de uma nova casa é motivo de alegria para toda a família, mas os preparativos para a mudança nem sempre são momentos agradáveis. Algumas dicas na hora de organizar a casa ajudam a evitar que o sonho da família se torne uma dor de cabeça.

Para começar, alguns materiais são essenciais, como caixas de papelão de vários tamanhos, plástico bolha, rolos de fita adesiva, caixas organizadoras e ferramentas para desmontar móveis e objetos que fazem parte da decoração. Roberto Moraes, gerente de mudanças nacionais da Granero, comenta que é preciso avaliar o tipo de material a ser transportado para definir qual é a melhor forma de garantir a integridade dos objetos. Roberto aconselha comunicar a mudança para o condomínio de origem e de destino, a fim de evitar problemas com os condôminos.

Cecília Monteiro, proprietária da empresa especializada em consultoria Organiza Mais, lembra que o planejamento é fundamental para quem vai mudar de casa. "É preciso colocar no papel tudo o que precisa ser feito para a mudança, inclusive as medidas para ver se os móveis antigos cabem no novo imóvel", lembra Cecília. Outra sugestão da organizadora é que antes de entrar na nova casa ela já esteja limpa e que os móveis, novos ou os antigos que passaram por reforma, cheguem primeiro que o restante da mudança.

Para evitar levar objetos que não serão usados e só ocuparão espaço, faça uma seleção do material que pode ser descartado ou doado. "De preferência doe ou recicle, mas cuidado para não doar coisas estragadas", adverte a proprietária da Organiza Mais. Feita a seleção é hora de comprar o material para encaixotar. Outra dica dada pela organizadora é sobre as caixas de papelão. "Evite pegar caixas de supermercado, pois elas podem estar contaminadas com urina de rato ou até mesmo ovos de baratas", recomenda Cecília. O plástico bolha ainda é a melhor opção para proteger os objetos frágeis, como o vidro ou a cerâmica. Seu custo é um pouco maior do que os outros materiais, porém o investimento vale a pena, principalmente para quem quer minimizar os riscos de prejuízo.

Caixas organizadoras também podem ajudar tanto no transporte dos objetos mais frágeis, que não serão despachados pela transportadora, como podem contribuir para decorar a nova casa.

Veja na próxima página por onde começar a mudança.

Por onde começar?

Nem sempre começar a mudança é uma tarefa fácil e agradável, mas pode ser um excelente exercício para relembrar bons momentos que ficaram guardados nas gavetas e armários. Para começar, Cecília sugere empacotar os objetos que serão usados logo na primeira semana, como algumas roupas, acessórios e sapatos. Roupa de cama, mesa e banho também devem ser deixadas nesse kit. Roberto Moraes aconselha embrulhar primeiro as peças mais frágeis, que necessitam de mais tempo e um maior cuidado no transporte. Para quem tem muita roupa pendurada em cabides, algumas transportadoras oferecem araras para facilitar o transporte. Caso a empresa contratada não disponibilize esse tipo de acessório, é possível alugá-los em casas especializadas.

Tudo aquilo que você não utiliza no dia a dia pode ser encaixotado na sequência, pois não fará muita falta até chegar à nova casa. Livros, CDs, DVDs, fotos, roupas fora da estação e objetos de decoração devem ser colocados bem acomodados nas caixas, embalados e etiquetados, especificando o ambiente da casa ao qual pertencem.

Outro truque que pode ser usado é a diferenciação dos cômodos por cor. "Para diferenciar você pode usar fita adesiva colorida, pincel atômico ou até mesmo giz de cera", menciona Cecília. Quem já está mais acostumado com a organização pode seguir a orientação dada por Roberto. "Todas as caixas, eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos devem ser identificados com etiquetas adesivas coloridas contendo a numeração da caixa e do item", sugere o gerente de mudanças nacionais da Granero.

As gavetas não precisam ser desfeitas para a mudança caso já estejam organizadas. Devido à sua estrutura elas permitem ser transportadas sem desmontar. É importante também categorizar as caixas e sempre colocar o mesmo material em cada embalagem. "Louça com louça e roupa junto com roupa, sempre identificando tudo. Não adianta misturar que fica mais difícil para organizar depois", afirma Cecília Monteiro.

É aconselhável evitar o uso da cozinha no dia da mudança. Recomenda-se pensar em um cardápio prático e fácil, que não utilize diversas panelas e pratos para as refeições. Fique atento aos alimentos para que não estraguem, principalmente os perecíveis, que devem ser armazenados em uma caixa térmica durante o transporte.

Veja na próxima página os cuidados que devem ser tomados antes de contratar a empresa que fará o transporte da mudança.

Contratando a transportadora

Roberto sugere que antes de contratar a empresa que vai fazer a mudança é preciso que seja feita uma visita técnica para dimensionar o volume a ser transportado e o material que será utilizado para embalar a mudança. Apenas após essa visita a empresa terá condições de passar com precisão os valores da proposta comercial para o transporte. Cecília sugere para quem não tem experiência com transporte de mudanças pedir indicação das empresas a parentes e amigos. Roberto complementa mencionando que tradição no mercado e qualidade oferecida para execução dos serviços também devem ser levadas em consideração.

Vale lembrar que a maioria das transportadoras oferece seguro contra roubo ou danos que possam ocorrer durante o trajeto. Cecília recomenda verificar também a quantidade de funcionários que a empresa disponibiliza, se ela possui equipamentos para transportar móveis grandes, como roldanas para os objetos que só entram pela janela dos apartamentos, e se os caminhões possuem alguma restrição quanto aos lugares de origem e destino da mudança.

Roberto lembra que antes de agendar o serviço o consumidor deve ter em mãos o contrato de prestação de serviços assinado e com todas as informações da operação a ser efetuada. Além disso, o contrato de seguro também precisa estar devidamente preenchido, contendo informações sobre as coberturas e os valores individuais de cada item.

Veja como organizar a nova casa depois da mudança.

Tags:

Comentários


  • 5 de julho de 2008 às 00:00
    Olá Pessoal,



    Sou Consultora de Organização especialista em Organização de Mudança entre outras.



    Faço esse serviço passo a passo, vcs não precisam se preocupar com nada.



    Grata



    Magda Zampieri

    Consultora de Organização

    cel.9144 5746
  • 5 de julho de 2008 às 00:00


    Amei as dicas de organização de mudança!!!!

    Além de tornar uma ocasião prazeirosa, proporciona uma volta as recordações antigas, esquecidas em um canto da gaveta!
  • 5 de julho de 2008 às 00:00
    Com essas dicas todas qualquer mudança parece bem mais fácil, né ? Engano seu - tem coisas que você só vai descobrir que esqueceu onde está quando for procurar e não encontrar - coisas do tipo : eu juro que coloquei o porta-retratos nesta caixa ... rsrsrs - e não adianta teimar : vai perceber que ficou no vão das gavetas de roupas quando for abrir a caixa de bugigangas ....... e dá-lhe jornal - um item importantíssimo, não citado na matéria, que vai servir tanto para embalar vidros como para servir de reforço e embalagem para itens mais frágeis. De qualquer forma vale a dica : roupa com roupa, metal com metal, vidro com vidro - o resto é só amontoar, fazer uma trouxa com lençol e deixar na porta de saída ........ e lembre-se : se não houver um plano para receber a mudança na casa nova, nem adianta organizar nada - vai ser dor de cabeça na certa...... beijos meninas
  • 5 de julho de 2008 às 00:00
    Adorei as dicas!

    Foi providencial essa matéria, pois estou me mudando para outra cidade, e quero curtir esse momento com minhas amigas que ficam. Estava deixando o tempo passar, e só iria arrumar as coisas em cima da hora. Esperar pra quê se a decisão já foi tomada, não há razão para adiar essa tarefa,e por isso, após ler a matéria tive coragem e resolvir ligar para as amigas e convidá-las (melhor, convocá-las) para me ajudar, e seguirei também a sugestão do vinho, da música e da conversa, a comida tem que ser delivery para não sujar e nem bagunçar nada. Valeu
  • 5 de julho de 2008 às 00:00
    Adorei o assunto sb coo organizar uma mudança,,, é assim mesmo.... coom organização as cisas ficam muito, muito mais simples por mais complexo que seja,,, e tb estamos treinando nossa mente para assim proceder em outras áreas de nossa vida.. como as equaçoes de matemática que a maioria detestava na escola...

    No momento estou para me aposentar e mudarei de cidade; penso em alugarum flat por experiência... pois já me mudei 14 vezes entre casas e cidade e é muito triste e caro ficar desfazendo de objetos e coisas em geral .. cada caso é um caso...no meu caso acho melhor opção por enquanto...

    Talvez seja um assunto interessante pra vc escrever no seu site: e agora estou aposentada!!!!... separada sem filhos, sozinha, com 54 anos.. cheia de vitalidade graças a Deus, e sonhos pela frente...tem muita mulher nessa situação..

    Parabéns pela página, obrigada pela atenção e fica ai essa sugestão...

    bjs,

    Letícia(Lê.)







    Obrigada pela atenção..
  • 6 de julho de 2008 às 00:00
    Adorei a reportagem tb concordo que toda mudançá é benéfica.

    Como me enquadro no perfil depois de mtos anos casadas...estou prescisando de endereços para vender os móveis,tapetes,eletrodomésticos,pratas boas mas não antigas....vou para 1 apto bem menor,mas tenho coisas boas e não queria dar pois estou prescisando de caixa para comprar p/ um apto pq....

  • 25 de agosto de 2008 às 00:00
    Olá!

    Vocês estão de parabéns! O site é muito útil e super organizado!

    Estava procurando uma coisinha e quase imprimi o site todo.

    Parabéns mesmo!

    beijos
  • 16 de outubro de 2008 às 00:00
    Morava em uma casa grande com terraço e 1 quarto só para brinquedos e me mudei para um apartamento pequeno. Não sei como organizar os brinquedos, tenho um filho de 9 e uma filha de 2 anos dividindo o mesmo quarto.

    Não sei como arrumar minhas roupas tinha um armário de 6 portas + uma comôda com 4 gavetas e agora tenho apenas 1 armário de 3 portas.
  • 5 de novembro de 2008 às 00:00
    Estou de mudança de uma casa com 500mts de área construída. minha sala tem 110 mts ..falo isso pra dar uma idéia da qauntidade de móveis que possuo!



    Vendi a casa e não tenho onde colocar os móveis , os quais são de madeira de lei (cerejeira) pretendo vende-los mas o preço oferecido pelos compradores não me interessou...o que fazer?

    levar para uma cidade maior para vendê-los?



    estou mudando de cidade e pais ..por favor me de uma sugestão prática e factível!



    solicito com a confiança de que serei atendida e terei por parte de vc uma sugestão à altura do site.Tenho encontrado nele muitas dicas e minha vida tem sido bastante facilitada, Obrigada!



    cordialmente,



    yara



  • 17 de janeiro de 2009 às 00:00
    Olá vcs estão de parabéns,estou de mudança no final do mes e vou começar a organizar minhas coisas,essas dicas vão me ajudar muito...O que estou achando dificil é que moro em casa e vou mudar pra apartamento...algumas coisas tem que deixar pra tras.

    Se tiver mais alguma sugestão pode enviar pelo e-mail, obrigada.

    abraços!
  • 10 de março de 2009 às 00:00
    Muito bem escrito o guia da mudanca. Traduziu exatamente meu sentimento de fazer as coisas sem pressa, com prazer e de um jeito totalmente prazeroso na transicao. Esta de PARABENS!!!! Tks a lot!!!!
  • 14 de maio de 2009 às 00:00
    Para mim ta bem complicado, pois tenho 19 anos e moro sozinha, isso não facilita as coisas, e também naum tenho caixas, não tendo carro para arrumar também...Não sei o q fazer! Preciso de dicas mais precisas digamos.

    abraços
  • 14 de outubro de 2009 às 00:00
    Adorei as dicas, vou mudar na semana q vem, e já estou adiantando a mudança. É primeira vez q faço e vai ser inesquecível.

    Abraço
  • 8 de novembro de 2009 às 00:00
    vou me mudar para uma casa pequena e adorei a dica de como mudar, vou arrumar caichas e tudo que presisar.obrigada
  • 17 de novembro de 2009 às 00:00
    Obrigada pelas dicas.Amei ! ás vezes até desanimo de ver tantas coisas pra encaixotar. Já iniciei o processo e agora com mais ânimo... Bjs
  • 10 de fevereiro de 2010 às 00:00
    Queria encontrar o mapa da mina de uma casa mas não consegui. Não existe o link. Gostei muito desse artigo porque em breve vou me mudar e preciso saber como arrumar a mudança.Obrigada pela dica! Um abraço Iolanda
  • 10 de fevereiro de 2010 às 00:00
    Tia Bebel!

    Mais uma vez repito, este site é o MÁXIMO!

    Parabéns !

    bj,

    Dri Ayres
  • 12 de fevereiro de 2010 às 00:00
    Olá
    Vamos nos mudar e temos um lindo Boxer. Procuro uma transportadora que trabalhe com animais, e que faça o transporte com bastante respeito ao meu amiguinho.
    Rota Rio-Salvador.
    Abraços.
  • 14 de fevereiro de 2010 às 00:00
    gostei da materia, mas tambem nao achei o mapa....
  • 12 de abril de 2010 às 00:00
    olá, achei muito legal ajudar as pessoas a fazer uma mudança tranquila vcs são o maximo parabens para todos .
  • 16 de julho de 2010 às 00:00
    Olá!


    Meu nome é Renata, sou consultora comercial da Media Direct One. Nós trabalhamos com o gerenciamento de mídia para nossos clientes. Sendo assim, gostaria de saber se você possui algum espaço para anunciantes em seu site onde poderíamos divulgar e promover banners ou links do nosso cliente.

    Penso que poderíamos lhe oferecer um valor mensal por esse tipo de anúncio. O que você pensa sobre?
    Obrigada. Bjs!
  • 5 de abril de 2011 às 00:00
    Uma dica para quem esta indo para uma casa menor, provisóriamente, é contratar uma empresa de mudança que trabalhe com "guarda-móveis".
    O custo mensal não é exorbitante e não precisamos ficar incomodando parentes e amigos quando precisamos de espaço.

    **Um detalhe importante é visitar a empresa bem como o barracão onde ficará seus móveis e a procedência da empresa( procon, referência).

  • 7 de julho de 2011 às 00:00
    Realizamos serviços e transporte de mudanças e gostaria de postar suas informações no nosso site. Como faço pra entrar em contato com vocês?
  • 11 de julho de 2011 às 00:00
    Gostaria do contato de vcs,pois estou para ganhar meu nenem ate dia 25 de Agosto e estou para pegar as chaves do meu novo lar á semana que vem.Sei que eu pessoalmente nao posso me esforçar muito com a mudança .
    Qual seria a dica ,contrato uma empresa ? Vcs podem me ajudar?

    Obrigada Juliana.
  • 25 de julho de 2011 às 00:00
    Otima dica ! Para quem vai Mudar ..
    Descobri no google um site que Aluga os equip. p/ facilitar na organização da mudança
    Araras, Prateleiras espero ter ajudado, Abçs.
  • 20 de novembro de 2011 às 00:00
    MUITO LEGAL AS DICAS, ESTEREI DE MUDANÇA ESSA SEMANA E ESSAS DICAS AJUDARAM MUITO
  • 25 de novembro de 2011 às 00:00
    Estou me mudando e sózinha para organizar tudo! Sou viuva com filhos já casados e com suas vidas já resolvidas! MÃOS À OBRA!! Amanhã é o dia 'D'. Quase tudo pronto! Verifiquei que guardava muita coisa inútil. Joguei fora...Separei documentos importantes q levaei comigo. às vezes penso q não poderei arrumar tudo! Nesse momento, paro um pouco e recomeço .Já estou vendo os móveis vazios e monte de caixas amontoadas no canto, já seladas com fita adesiva e etiquetadas! Estou conseguindo! VC também consegue. Coragem!
  • 25 de novembro de 2011 às 00:00
    Estou me mudando e sózinha para organizar tudo! Sou viuva com filhos já casados e com suas vidas já resolvidas! MÃOS À OBRA!! Amanhã é o dia 'D'. Quase tudo pronto! Verifiquei que guardava muita coisa inútil. Joguei fora...Separei documentos importantes q levaei comigo. às vezes penso q não poderei arrumar tudo! Nesse momento, paro um pouco e recomeço .Já estou vendo os móveis vazios e monte de caixas amontoadas no canto, já seladas com fita adesiva e etiquetadas! Estou conseguindo! VC também consegue. Coragem!
  • 23 de março de 2012 às 00:00
    adorei.....
    vou aproveitar bastante essas dicas
    obrigada
    bjs.
    Ana
  • 10 de abril de 2012 às 00:00
    Adorei as dicas!!! Já me mudei algumas vezes e as experiências que guardo não são agradáveis. Fica a dica: cuidado com a transportadora que contrata! Tive uma péssima experiência com Guilian, quebraram minha TV e mesmo com o pagamento do seguro, não me ressarciram, além de vários pequenos danos causados á outros móveis. Sem contar na ineficiência e falta de treinamento dos seus funcionários.
    Infelizmente hoje estou buscando meus direitos na justiça.
    Obrigada!
  • 24 de abril de 2012 às 00:00
    Muito legal as dicas BBel, serão muito úteis quando for me mudar.
    Uma outra dica que eu dou para quem está de mudança é utilizar caixas de papelão usadas (semi-novas), tem empresas que vendem estas caixas, como está aqui www.caixadepapelaodeise.com.br. Além de ter um preço bem mais em conta do que as caixas de papelão novas, elas são limpas e selecionadas. Esta é uma atitude sustentável que ajuda a preservar o meio ambiente.
    Espero ter ajudado.
    Beijos, obrigado e boa mudança!
  • 29 de maio de 2012 às 00:00
    Muito boas dicas para quem se mudou! E
  • 17 de setembro de 2012 às 00:00
    Parabéns pelo blog! Este post é sensacional e me ajudou muito! Obrigada por compartilhar essas dicas tão simples e ao mesmo tempo tão preciosas!
    Um beijo e sucesso!
  • 21 de novembro de 2012 às 00:00
    GOSTARIA SABER QULA MELHOR DIA PARA MUDAR DE CASA DIGO DATA E DIA DA SEMANA DATA NASCIMENTO 26/09051.
  • 28 de abril de 2013 às 00:00
    Ótimas dicas...
  • 14 de maio de 2013 às 00:00
    Boa tarde !
    Nos trabalhamos com mudanças para todo território nacional.

    Contato:(11)99946-9033 / 7913-4768 / 925*17837 / 2469-1902

    att: Charles
Ir para o topo