Como remover a sujeira do rejunte

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Aprenda a limpar manchas escuras e camadas de gordura

O primeiro passo para manter a limpeza do rejunte aplicado entre os pisos e azulejos é entender que existem dois tipos de sujeiras diferentes que atacam esta superfície. Daniel Boher, instrutor de treinamento da Kärcher, empresa de produtos e equipamentos de limpeza, explica que o rejunte é um produto mineral que escurece naturalmente com o tempo devido à reação entre o cimento de sua composição e o ar. Este camada escura que fica incrustada no rejunte é um tipo de sujeira que deve ser removida com o auxílio de produtos ácidos.

Os produtos de limpeza disponíveis no mercado especificamente para limpar esta crosta escurecida de cimentícios tem PH em torno de 2. Vinagre branco e limão também podem ser usados quando a intenção é clarear o rejunte, já que são naturalmente ácidos. Produtos de limpeza comuns conhecidos como multiuso e detergentes de cozinha neste caso não seriam eficazes, já que são alcalinos, ou seja, tem PH acima de 7.

Outro tipo de sujeira que se acumula sobre o rejunte são as gorduras. Quando se trata do rejuntamento da cozinha, essa gordura é proveniente do preparo de alimentos. No caso de banheiros, é a própria gordura da pele. Para estes casos os produtos alcalinos e com ação desengordurantes são eficazes.

Alexsandro Passos, assistente técnico da Portokoll, fabricante de rejuntes, afirma que é preciso tomar cuidado para não danificar o piso quando se está tentando limpar o rejunte. "Temos de tomar alguns cuidados ao utilizar produtos químicos para limpeza de rejuntamento, pois eles podem manchar alguns tipos de pisos como o porcelanato polido, por exemplo. Nesses casos recomendamos produtos mais leves e que foram desenvolvidos para esta finalidade", observa Alexsandro.

Na próxima página veja como aplicar os produtos para a limpeza do rejunte e outras tecnologias que podem ser usadas.

Como limpar

É preciso tomar alguns cuidados quando a intenção é remover a crosta escura sobre o rejunte. Como serão usados produtos ácidos, é necessário evitar o contato com a pele, usando luvas. No caso do produto ser borrifado também é indicado o uso de óculos de proteção. E atenção, o porcelanato é um tipo de cerâmica nobre que fica danificada quando exposta a produtos ácidos. Se seu piso é deste tipo procure produtos específicos para a limpeza desta cerâmica ao fazer a manutenção do rejunte.

Para clarear o rejunte você pode aplicar vinagre ou suco de limão diretamente nas partes escurecidas, deixar agir por cerca de 10 minutos e depois esfregar. Preparar a solução de suco de limão com água aquecida a 60° vai potencializar a ação de remoção. Você também pode usar água sanitária e produtos de limpeza com cloro.

Não deixe o produto agindo sobre o rejunte por períodos prolongados. O instrutor de treinamento da Kärcher explica que como são ácidos, após remover a camada escura, esses produtos, inclusive o limão e o vinagre, vão começar a corroer o rejunte, fazendo com que ele se esfarele.

Essa ação corrosiva aumenta a porosidade do rejunte e o faz perder sua capacidade de impermeabilizante. Assim, deixar os produtos ácidos agindo por horas sobre o rejuntamento pode resultar em infiltrações, manchas de mofo mais profundas por causa do aumento da retenção de umidade e até no descolamento do piso ou azulejo. Na próxima página, saiba como agir quando o problema é a gordura.

Removendo a gordura

Na hora de remover a gordura do rejunte o ideal é aliar água quente e produtos desengordurantes do tipo multiuso ou específicos para limpeza de rejunte, que têm PH entre 10 e 12. Daniel Boher menciona que os detergentes de cozinha, que são neutros, são os produtos que vão dar resultados mais modestos, já que não são alcalinos. A água quente é o agente que será capaz de amolecer a gordura presa à superfície do rejunte. Teoricamente, apenas o uso de água aquecida entre 60° e 70° aliado à esfregação com uma esponja seria suficiente para remover esta camada gordurosa.

Para quem prefere dispensar o uso de produtos de limpeza, é possível fazer a manutenção do rejunte usando máquinas de limpeza a vapor com bocal de esponja. Como liberam água acima de 100° Celsius, ou seja, no estado gasoso, a alta temperatura e o atrito da esponja garantem a remoção da gordura.

Caso a remoção da gordura e da camada escura não esteja mais sendo eficiente, existem produtos no mercado que são feitos para serem aplicados sobre o rejuntamento envelhecido, cobrindo a superfície antiga. Alexsandro Passos ressalta que não é indicado usar tinta de parede para este fim. "A resistência da tinta não seria suficiente para suportar os atritos que os rejuntes sofrem", avalia.

Weber Saint-Gobain, fabricante de rejunte, afirma que o consumidor deve ficar atento ao tipo de produto que está comprando e dar preferência para aqueles rejuntes que já contém produtos impermeabilizantes em sua fórmula. Segundo a empresa, o rejunte Epóxi, por exemplo, é 100% impermeável e não necessita de manutenção.

Aprenda também a limpar pisos de cerâmica.

Tags:

Comentários


  • 30 de abril de 2012 às 00:00
    O removedor floral é ótimo para tirar gordura de azulejo e não risca...esperimentem.
  • 29 de agosto de 2012 às 00:00
    Eu te idolatro!!! rs. Poxa, eu odiava aquela sujeira preta no rejunte do azulejo do banheiro e como sou alergica a agua sanitária eu sofria muito. Outro dia fiquei procurando um daqueles procutos fortes na Leroy Merlim, mas não encontrei. Por acaso procurando opinião sobre a compra de uma máquina de lavar louça descobri seu site. Virei fã incondicional! OBRIGADA DEMAIS! Fiz o teste do Vinagre no rejunte e ficou branquinho como mágica, muito menos trabalho do que com cloro que eu tinha que ficar esfregando. Ah, usei o vinagre de alcool sabor limão. Ótimas as suas dicas, não sabia que o vinagre era tão bom e para tantas coisas! Eu odiava vinagre por causa do cheiro, mas agora não vivo mais sem ele!
  • 26 de setembro de 2012 às 00:00
    É que o rejnte do meu banheiro é preto e ele fica enbranquiçado. Gostaria de saber se tem algum produto que deixa ele preto novamente
  • 12 de novembro de 2012 às 00:00
    Oi Sandra. Todo rejunte cimentado colorido sobre com a incidência de sais
    minerais que esmorecem em sua tonalidade. A aplicação de nosso produto
    chamado Pek Proteção+Cor resolverá seu problema. Seus rejuntes ficarão com
    a mesma aparência de quando ficam umedecidos. Além disso, ficarão impermeáveis.
    Um abraço.
  • 3 de agosto de 2013 às 00:00
    meu marido assou pao de queijo em minha forma de bolo e ela ficou toda amarela nao sei como tirar pode me ajudar???.................Obrigada
  • 13 de junho de 2014 às 00:00
    Olá, meu rejunte do banheiro é preto e com o tempo ele está ficando esbranquiçado, acho que é o cloro, o que faço para tirar esse esbranquiçado?

Ir para o topo