Como remover cola de adesivos

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas para vidro, madeira, parede e geladeira

Já colou adesivo em algum lugar e quando foi tirar ficou aquela cola chata de sair grudada na superfície? Aí temos um problema! Confira abaixo como remover corretamente a cola em diversas superfícies.

Como remover cola no vidro

Limpando a janela

Shutterstock / cunaplus

Para potes e objetos de vidro, o mais indicado é colocá-los em água morna com cuidado e deixar de molho por cerca de 20 minutos. Com a ajuda de uma espátula de cozinha ou mesmo uma faca de mesa para vá devagar retirando o adesivo.

Caso sobre resíduo de cola use um pano limpo com um pouco de óleo de cozinha. O álcool também ajuda, mas às vezes, o processo é mais demorado.

No caso de superfícies maiores, como
anelas e espelhos, retire o máximo que conseguir com as mãos e o restante com algodão embebecido em suco puro de limão. Depois, limpe a superfície com um pano úmido e não se esqueça de lavar bem as mãos por causa do limão.

Outra dica para espelhos é usar maionese. Primeiro, retire com os dedos o máximo do adesivo, depois aplique maionese com um pano limpo e esfregue até sair. Use uma espátula caso não saia tudo. Limpe a superfície como de costume. Essa dica é bacana porque a maionese é oleosa.

Como remover cola de adesivo de eletrodomésticos

Limpando geladeira

Shutterstock / Rob Marmion

O ideal para não agredir este tipo de superfície é usar óleo de cozinha aplicado num pano limpo. Faça movimentos circulares para evitar que a cola se espalhe. Depois retire o excesso de óleo, levemente, com um pano seco, em seguida finalize a limpeza com produtos que já acostumado a usar. Este procedimento pode ser usado, inclusive, em
eletrodomésticos de inox.

Remova cola da parede com tinta

Limpando a parede

Shutterstock / Janis Smit

Se o
adesivo for de vinil, use secador de cabelo para amolecer a cola. Segure o aparelho com uma mão e com a outra vá retirando, suavemente, o adesivo que sairá na medida em que o calor estiver em contato com a superfície.

Depois, limpe a parede, de preferência, com um pano ou esponja úmida (lado macio). Em seguida, seque a superfície com um pano limpo e seco para não manchar. A cola do
papel de parede exigirá um pouco mais de esforço, mas pode ser removida da mesma maneira.

Como remover cola na madeira

Passe a parte macia da esponja na madeira

Shutterstock / sima

Umedeça levemente o adesivo e use o calor do secador de cabelo para levantar bolhas de ar. Em seguida, molhe uma esponja macia em água quente e coloque uma gota de detergente neutro e passe na madeira. Se precisar, depois disso finalize com lustra móveis e uma flanela.

Como tirar cola do plástico

Potes

Shutterstock / Evgenia Bolyukh

O mais comum é deixar o objeto de molho em água morna. Para facilitar, misture um pouco de sabão neutro para ajudar. O processo é rápido, mas você pode fazer o teste com uma espátula ou faca de mesa para saber se o adesivo se desgruda com facilidade.

Depois, se ficar algum resíduo, use óleo de cozinha com algodão ou pano limpo e seco com movimentos suaves para não marcar a superfície frágil. Lave como de costume.

Dica esperta da Bbel

Não utilize produtos altamente como removedor, querosene e thinner, vinagre, hidratante de corpo e acetona, pois podem agredir ou manchar a superfície.

Confira também como evitar as indesejadas
manchas escuras no espelho .

Fontes: Luciane Mota - designer de interiores, Ana Afonso e Adriana Saade - personal organizers.

Tags:

Comentários


  • 9 de setembro de 2015 às 00:00
    Só os adesivos da Controlar (Empresa de Inspeção Veicular de Sampa) não saem com NADA! Arranhei o vidro do meu carro e só consegui tirar 2 adesivos... Ainda faltam 2... Já tentei todos os produtos acima! Alguém têm mais alguma dica?
  • 20 de maio de 2016 às 00:00
    Comprei um Bebê Conforto usado e os adesivos dele estão todos craquelados e alguns rasgados porque o dono antigo tentou arrancar e desistiu. Os adesivos estão na parte plástica, mas estão velhos... será que óleo de cozinha será suficiente para remover eles? #tomara Obrigada Bbel!
  • 15 de agosto de 2016 às 00:00
    Olá, estou tendo muita dificuldade em remover adesivo jateado em portas de vidro. Estou fazendo um serviço num imóvel e foi pedido para retira lo, gostaria muito de ajuda, obrigada.
  • 20 de setembro de 2016 às 00:00
    Bom dia, preciso remover fita dupla face que esta em cima do insulfilm, como tirar sem danifica - lo?
Ir para o topo