Como remover manchas de tapetes

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Confira alguns truques que podem salvar a beleza e durabilidade do seu tapete

tapete

Syda Productions

Manchas são sempre desagradáveis e trazem um clima de desespero para quem fez o estrago e principalmente para o dono da peça.
Quando ocorrem em tapetes então, a reação é sempre a mesma "perdi o tapete". Para facilitar a sua vida na hora de resolver esse problema, a equipe Bbel foi procurar profissionais de limpeza e organização para resolver este tipo de questão.

A dica primordial das especialistas está relacionada à remoção imediata da mancha.
Assim que o acidente acontecer, procure remover a mancha da melhor forma possível, mancha seca e grudada é muito mais difícil de retirar. Veja a seguir alguns truques para limpar diversos tipos de manchas, confira:

Mancha de café no tapete

Tapete manchado

Mertcan / Lisa S.

Para retirar manchas de café é necessário passar um pano limpo com detergente neutro no local. Em seguida, enxugue com tecido absorvente o líquido e, após a absorção, passe gelo, até que toda a mancha seja removida.

Mancha de ketchup no tapete

Ketchup

Ralf Beier

Manchas de ketchup são terríveis, por isso raspe imediatamente com alguma espátula o ketchup caído no tapete. Em seguida, use detergente neutro com uma esponja para remover qualquer resquício do condimento. Enxague com um pano limpo e úmido. E por fim, enxugue a região da mancha com o auxílio de um pano absorvente.

Mancha de chocolate no tapete

Chocolate

Serg_dibrova

Para remover as manchas de chocolate no tapete, dilua 1 colher de detergente em 2 litros de água morna e aplique com uma esponja limpa e seca sobre a mancha. O detergente com a ajuda da água morna irá dissolver as partículas de gordura do chocolate, retirando a mancha com mais facilidade e sem estragar a peça.

Xixi de cachorro no tapete

Tapete com urina de cachorro

Serg_dibrova

Para não danificar o seu tapete, a dica primordial é removê-la o mais rápido possível. Para fazer isso, você vai precisar secar a urina com a ajuda de um papel toalha, utilizando
quantas folhas forem necessárias até o papel sair seco. Em seguida, derrame um pouco de água com gás na mancha, para borbulhar e trazer a urina para a superfície. Retire o líquido, com a ajuda de uma esponja seca ou papel toalha.

Após esta etapa de higienização, faça um processo de limpeza simples borrifando água e detergente neutro na região da mancha, esfregando de fora para o centro com a ajuda de uma esponja limpa e seca.

Por fim, seque a região da mancha utilizando um pano limpo e seco.

Vômito de cachorro no tapete

Assim como o xixi, a mancha de vômito de cachorro dever ser removida imediatamente, assim que o acidente acontecer. Nesse caso, a primeira coisa que você precisa fazer é remover o vômito com a ajuda de uma esponja limpa e seca na mesma direção da fibra (costura) do tapete sem fazer círculos. Em seguida, seque a região da mancha com a ajuda de um papel toalha. Deixe o tapete terminar de secar naturalmente.

Após este processo é necessário fazer uma nova etapa de limpeza. Faça uma mistura de 2 litros de água fria com uma colher de detergente. Espalhe a solução com a ajuda de uma esponja limpa, sem encharcar a peça. Por fim, seque a mancha com a ajuda de um papel toalha.

Este último processo de limpeza pode ser repetido até três vezes e mesmo assim o odor e a mancha podem persistir. Neste caso, as profissionais aconselham a lavagem profissional que pode ser feita em diversas empresas do ramo.

Colaboraram para esta matéria, as profissionais de limpeza: Ingrid Lisboa e Juliana Rocha.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo