Como reparar tacos soltos

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Cuidados para evitar e o que fazer quando soltam

Quem tem tacos de madeira em casa sabe que com o tempo eles podem se soltar. Porém, antes que isso aconteça, é possível você mesmo fazer alguns reparos para evitar que esse material descole do chão. Saiba também o que fazer depois que se soltam.

Tacos soltos, o que fazer?

Como colar tacos de madeira soltos

shutterstock / jocic

  • Pelos e poeira se acumulam no piso, por isso, retire totalmente a sujeira do vão do taco. A limpeza total vai interferir no resultado. O aspirador é bem útil nessa etapa.
  • Após a limpeza, preencha todo o vão com cola branca e recoloque os tacos na posição certa pressionando até nivelá-los. Se não quiser utilizar a cola branca, resina com ferragem e cola de madeira são muito utilizadas para fixação de tacos.
  • Após colar os tacos soltos, passe fica crepe nas bordas antes de começar a calafetação. Nessa etapa serão preenchidas as juntas dos tacos com massa ou resina acrílica para madeira (compre na cor do piso).
  • Após isolar as bordas dos tacos com fica crepe, aplique massa ou resina acrílica para madeira nas juntas entre os tacos, com ajuda de uma lâmina ou espátula.
  • Feita a aplicação, espere secar por 24 horas. Depois desse período, tire a fita crepe e os tacos estarão prontos.

Dica esperta da BBel

É importante, após colar os tacos, ficar 24 horas sem pisar ou colocar peso em cima dos tacos reparados para evitar que se soltem novamente.

Como manter o piso de tacos perfeitos

Home office, da Piloni Arquitetura

Piloni Arquitetura

  • Evite arrastar os móveis em cima desse piso, todos devem ser levantados e não arrastados.
  • Líquidos derramados devem ser enxugados imediatamente.
  • Não coloque vasos diretamente sobre esse piso.
  • Para a limpeza, prefira vassoura, aspirador, pano levemente umedecido e produtos próprios para madeira. Nada de jogar água diretamente no piso, esse é um dos maiores causadores de descolamento.
  • Limpe manchas e gorduras apenas com pano umedecido e sabão/detergente neutro (o mais rápido possível após a ocorrência);
  • Eliminar cupins também é fundamental quando se trata desse tipo de piso. Saiba como eliminá-los.

Fontes: Allan Comploier - diretor da Master House Manutenções e Reformas, João Pedro Lucio - gerente Nacional de Operações da Maria Brasileira e Ana Paula Barcena - diretora da Natureza & Limpeza.

Tags:

Comentários


  • 31 de agosto de 2015 às 00:00
    Achei infelizmente a solução muito simplista, o ideal é usar COLA PU ao invés de cola branca, lembrando que a fixação será muito melhor, porém os tacos irão ficar um pouco mais altos dos demais em decorrência da expansão da respectiva cola.
    Resumindo o ideal é contratar uma empresa especializada para executar o serviço, e após a restauração executar os serviços de raspagem, polimento, calafetação com massa plástica ou novamente COLA PU e aplicação de resina nacional ou importada sobre a madeira, ai de fato terá um piso todo renovado.
    Estou as ordens para atender quem necessitar.
    Visite nosso site: ggaplicadora.com.br
    40 anos de experiência.
    11 3864-4400
    11 98335-7000
    Ézio Giacomini
  • 31 de agosto de 2015 às 00:00
    Depende da quantidade de tacos e o tipo dá para o morador fazer o reparo fazendo uma boa limpeza com aspirador e cola branca, agora se tiver uma grande quantidade solta ou com defeitos o correto é procurar um profissional, aí será feita uma completa revisão no piso, colagem com cola de alta resistência, a calafetação velha será removida e refeita com Cola PU, a raspagem do piso e aplicação de Verniz á base d'água, sem cheiro e secagem rápida.
    Tem mais dúvidas? nos Contate: 2651-3173 / 99223-1207 - www.facebook.com.br/aplicatek
  • 31 de agosto de 2015 às 00:00
    Fazer o reparo no taco da maneira que foi dito, pode não ficar. O ideal é consultar um profissional bem informado quando o assunto for venda, instalação e manutenção em pisos de madeira.
  • 1 de outubro de 2015 às 00:00
    Oi Bel,eu gostaria de saber o que passar no vão da madeira que é natural ,elas não se despreenderam ,nas juntas que saiu o acabamento.
Ir para o topo