Como usar amaciante na limpeza da casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Além de perfumar roupas pode ser utilizado em diversos ambientes

Shutterstock / Vitaliistock

Criado para deixar as roupas mais perfumadas e macias, o amaciante tem sido indicado para a limpeza da casa.
Lustra móvel, tira manchas e antimofo são algumas utilidades do produto. Isso é possível devido a um componente da fórmula do amaciante chamado sal quartenário de amônio, que é um excelente desinfetante, hidratante, fixador de perfume e agente antiestético.

Nos supermercados e lojas especializadas é possível encontrar algumas marcas de amaciante com silicone em sua fórmula. Esse componente adicional funciona como lubrificante que cria uma película na superfície capaz de repelir a poeira de diversos ambientes e objetos.

Pontos positivos e negativos da limpeza com amaciante

Antes de começar a utilizar o amaciante na limpeza doméstica você precisa estar ciente dos pontos positivos e negativos deste tipo de aplicação. Para a organizadora profissional Paola Carnevale, o principal ponto negativo da utilização do amaciante está relacionado ao custo. Em compensação, o cheiro de limpeza dura mais e o piso fica mais brilhoso, deslizante e macio.

No entanto, para a organizadora profissional Roberta Ramos, o amaciante é ideal para limpezas leves e suaves. Ela afirma que para limpeza pesada e tirar gordura, o produto não deve ser utilizado, uma vez que não possui as propriedades necessárias para tal.

Aplicações do amaciante na limpeza

 Amaciante

Shutterstock / Voronin76

Aromatizador de ambientes

Para deixar a sua casa perfumada por horas, faça um aromatizador de ambientes com o amaciante que mais lhe agrada.

  • Dilua uma tampinha do produto para 1 litro de água em um balde.
  • Umedeça um pano limpo na mistura e aplique nas portas e pisos da sua casa.
  • O pano precisa estar molhado na solução, mas não encharcado, caso isso aconteça, as portas e os pisos ficarão manchados.
  • As portas precisam estar higienizadas antes deste processo. Nesse caso, o amaciante vai ser utilizado para dar o perfume e não limpar porta.
  • Como o sal de amônio também funciona como um bom fixador de perfume, o aroma vai permanecer no ar por muito tempo.
  • Outra ótima dica é borrifar no ar a mistura para manter o ambiente com aroma agradável.

Banheiro limpo e cheiroso

Limpeza de banheiro

Shutterstock / Photographee.eu

Para deixar o banheiro limpo e perfumado você poderá utilizar a solução de 1 litro de água com 1 tampinha de amaciante e 1 tampinha de álcool diluídos em um mesmo recipiente.

Aplique no piso, azulejo, vaso sanitário, na pia, no balcão de fórmica e no ralo com a ajuda de um pano ligeiramente umedecido. Lembre-se que o pano não pode estar muito molhado.

Remove o grude da panela

Um truque muito bom para retirar a gordura das panelas sem muito esforço é deixá-las de molho em uma bacia com 1 tampinha e ½ de amaciante diluídos em 5 litros de água. Deixe as panelas de molho no recipiente por aproximadamente uma hora ou até os resíduos saírem com facilidade.

Limpeza de tapete

As fibras do tapete ficam ressecadas com aspecto áspero ao toque após a higienização. Para isso não acontecer você pode borrifar uma solução de ½ tampa de amaciante com dois litros de água em toda peça, massageando delicadamente com os dedos.
Este procedimento também pode ser feito com carpetes e estofados.

Procure fazer este tipo de lavagem em um dia de sol, caso contrário o tapete ficará com cheiro de mofo. Deixe secar naturalmente, de preferência na sobra. Se optar pela secagem direta ao sol, vire o tapete ao contrário, com a etiqueta virada para cima, mas este processo não é muito indicado pelos especialistas.

Tira manchas e lustra móvel

Limpeza

Shutterstock / Leungchopan

Para remover o pó dos móveis por alguns dias, o amaciante é uma ótima alternativa.
O produto limpa toda a sujeira, cria uma película protetora sobre os móveis que afasta o pó por dias e ainda deixa um brilho discreto na madeira.

No entanto, se você limpou o móvel de madeira e aquela mancha gordurosa persiste mesmo com aplicação de vários produtos, o amaciante pode ser a solução para o seu problema.

  • Coloque 2 litros de água em um balde;
  • Misture com 1 tampa de amaciante;
  • Com um pano ligeiramente úmido (torça o pano e tire o excesso da água), aplique no móvel manchado;
  • Faça este procedimento em cada parte do móvel;
  • Seque em seguida com um pano seco para não manchar.

Esta solução acaba com os fungos dentro dos armários e ainda deixa um perfume bem gostoso. Repita este procedimento a cada dois meses para manter o visual dos seus móveis sempre limpos e bonitos.

Roupas de cama cheirosas

Para deixar suas roupas de cama cheirosas por mais tempo, dilua ½
tampa de amaciante em 1 litro de água e borrife a solução de amaciante toda vez que trocar os lençóis. Faça isso em dias mais quentes para não deixar odor ruins nos lençóis.

Amaciante para passar roupas

Para o ferro deslizar com mais facilidade, borrife nas peças a solução de 1 litro de água e ½ tampa de amaciante.

 

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo