Conheça as máquinas que, além de lavar, também secam as roupas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Facilite sua vida e poupe tempo e espaço usando essa novidade

Quem sofria com a falta de espaço na lavanderia por conta da área ocupada pela máquina de lavar e pela secadora pode ficar aliviado. As modernas máquinas que lavam e secam trazem essas duas funções em um só produto. Além da vantagem de ocupar menos espaço, a tecnologia das novas máquinas traz também a praticidade das roupas serem colocadas apenas uma vez dentro da máquina e saírem, além de limpas, prontas para serem passadas.

Juliana Passos, supervisora de produtos da Electrolux, ainda afirma que esse tipo de máquina lava de forma mais delicada os tecidos. "A maioria das máquinas lava e seca são front load, ou seja, possuem uma abertura frontal. Máquinas com essa abertura lavam de forma mais delicada e preservam melhor os tecidos, já que utilizam o sistema de tombamento", afirma Juliana. Frederico Seixas, gerente de vendas da LG Electronics no Brasil, explica que o processo de lavagem por tombamento é aquele em que a máquina possui um movimento circular no cesto, que proporciona o contato da roupa contra a própria roupa além de utilizar da força gravitacional para que a água e o sabão penetrem com mais eficiência nos tecidos. Isso auxilia na limpeza e na conservação dos tecidos.

Detalhes e funções

"A secagem das roupas dentro da máquina é feita seguindo o processo de exaustão", explica Marcus Trugilho, gerente de marketing para a área de Eletrônicos de Consumo da Samsung. Marcus explica que o ar quente é produzido pelo aquecedor e ventilador da lavadora, que ao entrar no cesto e fazer contato com as roupas, ele torna-se úmido. Quando esse ar se mistura com a água, ele é condensado e essa água residual é dispensada por uma mangueira, como no caso da lavadora comum.

Juliana ainda conta que as máquinas que lavam e secam economizam energia com esse sistema. "Nesse modo onde o ar que retém a umidade das roupas é condensado, há uma economia até 25% de energia se comparado aos sistemas convencionais", diz Juliana. Outra função que a lava e seca traz é o nível automático de água. "As lava e seca ajustam a quantidade de água necessária para a lavagem dependendo da quantidade de roupa que for colocada na máquina", afirma Juliana.

Veja na próxima página as vantagens e desvantagens de uma máquina lava e seca.

Vantagens e desvantagens

Além da economia de espaço e da praticidade, Juliana Passos fala um pouco mais sobre as vantagens de uma máquina lava e seca. "As máquinas lava e seca economizam espaço, pois são dois produtos em um, e até dinheiro, já que o consumidor pode investir em um único produto que faz duas funções diferentes", destaca. Ela ainda ressalta a eliminação do tempo que o consumidor levaria para transferir a roupa de uma lavadora comum para a secadora ou para pendurar as roupas no varal. Frederico Seixas diz que as lavadoras que lavam e secam, utilizando abertura frontal, proporcionam considerável redução no consumo de água. "Em alguns casos isso chega a 50% menos do que o modelo de abertura superior", afirma.

Já Marcus, ressalta que a lava e seca é uma ótima opção de compra apenas se a pessoa não tem uma demanda muito grande de roupas para lavar e secar. "Como a máquina agrega as duas funções, é impossível fazer os dois ao mesmo tempo, portanto, para a dona de casa que tem muitos filhos, muita quantidade de roupa para lavar de uma vez e que prefere otimizar seu tempo deixando uma remessa de roupas lavando enquanto a outra está secando, há a opção de comprar os dois produtos separados. O consumidor tem que analisar sua necessidade", finaliza Marcus.

Na próxima página, veja quais são os cuidados para a lava e seca.

Cuidados específicos

A lava e seca é uma máquina de lavar comum que traz a função de secar. Por causa disso, os cuidados de conservação são quase os mesmos da máquina tradicional. Juliana dá algumas dicas para manter a lavadora sempre limpa e funcionando perfeitamente. "Nunca coloque uma quantidade de roupas maior do que a capacidade recomendada, isso tanto na lavagem quanto na secagem. Use o sabão e o amaciante sem exageros e limpe o filtro da máquina regularmente", ensina. A supervisora de produtos da Electrolux ainda diz que é importante ficar atento quanto à limpeza dos dispensers de sabão e amaciante. "O ideal é removê-los e lavá-los com água quente. Para evitar cheiros, deixe-os um pouco abertos para que circule ar entre eles", aconselha Juliana.

Nas lava e seca, a possibilidade de pular ciclos de lavagem e secagem existe, mas Marcus diz que isso não é recomendado. "Siga as orientações de lavagem da máquina. Os modos e ciclos que estão ali foram pensados e criados para garantir as melhores opções na lavagem de suas roupas", argumenta. Marcus também ressalta a importância de não colocar na máquina uma quantidade de roupa superior à recomendada. "Se você tem a necessidade de colocar mais roupas de uma vez na máquina, fique atento a isso na hora da compra. Utilizá-la de modo errado vai apenas fazer com que ela apresente defeitos mais rápido", afirma.

Leia também mais sobre como lavar roupa à maquina.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo