Conheça os tipos de churrasqueira

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Observe a estrutura e o funcionamento antes de escolher o modelo ideal

Analise as características das churrasqueiras antes de comprá-la

Shutterstock / Corepics VOF

Para preparar um delicioso churrasco é preciso tomar alguns cuidados, como escolher a carne certa, o tempero, a forma de preparo e principalmente uma churrasqueira de qualidade.
Para escolher a churrasqueira ideal é preciso avaliar a infraestrutura que se tem disponível para o churrasco. Deve-se levar em conta a ventilação do ambiente, os materiais e revestimentos utilizados no equipamento e as necessidades da família. Por este motivo, selecionamos a seguir os diversos modelos de churrasqueiras disponíveis no mercado. Escolha o seu!

Churrasqueira portátil

Churrasqueira portátil Hercules gourmet

Divulgação Mundial/ Hercules

Pequenas e fáceis de transportar, a churrasqueira portátil não ocupa espaço e pode ser montada e desmontada com facilidade. O equipamento pode ser utilizado em diversos ambientes, como espaços gourmet, varandas e áreas externas.
Tem opção de funcionar através da queima do carvão, da exaustão do gás ou por sistema elétrico. Sua única desvantagem está relacionada à fumaça. Como este modelo não permite a instalação de uma coifa de exaustão, a proliferação da fumaça para dentro da residência pode acontecer frequentemente.

Churrasqueira a gás

Churrasqueira a gás

Divulgação Construflama

Práticas e funcionais as lareiras a gás estão disponíveis no mercado em diversos modelos e tamanhos. Este tipo de churrasqueira atinge temperaturas altas mais rapidamente e pode assar diversos tipos de carnes, assim como as churrasqueiras a carvão.
As vantagens deste equipamento são inúmeras, como não exalar fumaça, ter fácil controle da chama, possuir modernos sistemas de segurança, ter potentes queimadores de pedra vulcânica e facilidade na limpeza e manutenção. No entanto, para instalar este modelo você vai precisar colocar uma tubulação no local, onde o gás natural ou GLP será eliminado.

Churrasqueira a carvão

 Churrasqueira Portátil

Divulgação Camicado / Weber

Tradicionais, as lareiras a carvão são as preferidas dos churrasqueiros. Segundo os especialistas, esse modelo é o que deixa a carne mais gostosa, com um sabor mais defumado. No entanto, é a que mais exala fumaça e faz sujeira. Estes equipamentos são encontrados com preços mais acessíveis em diversos tamanhos, fixos ou portáteis. Para instalar esta churrasqueira é necessário ter espaço em uma área aberta ou construir uma tubulação para expelir a fumaça.

Churrasqueira a bafo

Churrasqueira Portátil

Divulgação MontaCasa/ Weber

Ideal para peixes e legumes, a churrasqueira a bafo possui uma tampa que funciona como isolamento térmico e auxilia no cozimento dos alimentos. Como a carne fica exposta a fumaça concentrada, o alimento fica com um sabor semidefumado. Este modelo consome menos carvão, exala menos fumaça e é mais fácil de limpar.

Churrasqueira pré-moldada

Churrasqueira Pré-moldada

Divulgação Telhanorte/ Begnami

As churrasqueiras pré-moldadas são construídas à base de concreto com materiais térmicos que suportam o calor da chama.
Fixados em um local definido, estes equipamentos são indicados para locais externos e podem ser facilmente montados, pois, suas peças chegam prontas para a instalação, que é realizada por meio de encaixe com acabamento de massa refratária.

Churrasqueira de alvenaria

Churrasqueira de alvenaria

Shutterstock / Kenneth William Caleno

Tradicionais e populares, as churrasqueiras de alvenaria tem ótima resistência ao calor e funcionam através da exaustão do carvão tradicional ou da lenha.
Este equipamento pode receber diversos tipos de acabamentos, como terracota, cerâmica, pedras, azulejos, dentre outros. No entanto, é necessário verificar a absorção de calor do material antes de comprá-lo para não gerar problemas futuros, como rachaduras ou trincas.
Para instalar este modelo é necessário ter um espaço grande para acomodar a churrasqueira e o duto de eliminação da fumaça. Práticas de instalar, elas podem ser executadas conforme a necessidade seu projeto.

Churrasqueira elétrica

Churrasqueira Elétrica Dellar Gourmet

Divulgação Kabum

Práticas e portáteis, as churrasqueiras elétricas são encontradas em diversos tamanhos, modelos e marcas. Segundo os especialistas, ela é ideal para quem tem pouco espaço.
Este equipamento deve ser ligado na tomada e pode ser utilizado no ambiente que desejar. Mas, é preciso ficar atento a circulação do ar, pois, este modelo exala fumaça assim como as churrasqueiras tradicionais.

Sistemas giratórios

Churrasqueira rotativa

Divulgação Arke

Para deixar a churrasqueira mais prática e funcional, você pode instalar no seu equipamento um sistema giratório para espetos. Para isto, basta adaptar o tamanho interno da churrasqueira de acordo com a estrutura giratória.
Segundo os especialistas, a principal vantagem deste aparelho está relacionada ao cozimento da carne. O sistema assa a carne de maneira uniforme e facilita o trabalho do churrasqueiro.
Encontrado em lojas de departamento, este equipamento possui uma estrutura em aço inox e espetos especiais. Para utilizá-lo, basta ligar na tomada.

Veja agora como decorar a área da churrasqueira.

Colaboraram com a matéria: Cristiane Cassab, gerente comercial da Construflama, Karina Ritter, arquiteta e César Augusto Pasquini, arquiteto consultor da Telhanorte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo